Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Rifa
Ish Hallows

Vagas Abertas

Conteúdo
-Sobre os Livros
Beedle, o Bardo
Enciclopédia
-Sobre os Filmes
Filme 6
Filme 7
-Sobre o elenco
-Sobre JKR
-JKRowling.com
-EmmaWatsonOfficial
-Parque Temático
-HP: A Exposição
-Entrevistas JKR
[...Mais]

Madame Pince.com
-Fan Arts
-Quizzes
-Linhas do Tempo
-Personagens
-Criaturas
-Feitiços
-Lugares
-Quadribol
-Poções
[...Mais]

Galeria de Vídeos
-JK Rowling
-Livros
-Filmes
-Elenco
-Equipe Técnica
-Fandom
-Legendados
[...Mais]

 
 

 
Calendário
May 2008
S M T W T F S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
 

 
 
 

“História da Magia” e Novos Colunistas [ler]

 

O Guardião das Chaves [ler]

 

Seja um Colunista do Potterish.com! [ler]

 

Harry e o Oscar não se entendem [ler]

 

 
 
 
my twitter
orkut
google
my yahoo
fotolog.com
del.icio.us
Yahoo Grupos
live.com

 

Ish Brasil English Ish


«   »

Por que Harry Potter é melhor do que Crônicas de Nárnia?
//Por Daniel Mahlmann - Friday, 30 de May de 2008 às 14:59

A Angélica Bito do site brasileiro Cine Click escreveu um artigo questionando o porquê dos filmes Harry Potter serem melhores e terem maior sucesso comercial do que os de Crônicas de Nárnia.
Segundo o texto, desde o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 2001, os estúdios e produtores vêm buscando um novo Potter com forte apelo entre os espectadores de todas as idades.

Uma tentativa foi As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005), baseado na série de sete livros de C. S. Lewis. Apesar de um bom desempenho nas bilheterias, apenas esse ano os produtores lançaram a segunda parte, que chegou hoje aos cinemas brasileiros.

Angélica diz que Harry Potter ganha em todo o circo envolvendo o lançamento, como publicidade, marketing, além da base na qual as versões cinematográficas de Potter se apoiam; os livros de JK Rowling. Com uma história tão bem construída, restou à saga se cercar dos melhores efeitos especiais, atores carismáticos e diretores competentes.

O artigo não tira o mérito das qualidades dos filmes Crônicas de Nárnia, mas por mais que “apresentem bons atores, efeitos especiais convincentes, belas locações e personagens encantadores, eles não são mais do que os apresentados pela saga de Potter.

Uma prova de que Nárnia representa uma tentativa frustrada é o anúncio da Disney de que encerrará suas produções no terceiro filme, ao contrário do que vem sendo visto em Potter. Confiram o artigo na íntegra em notícia completa!

HARRY POTTER
Por que Harry Potter é melhor do que Crônicas de Nárnia?

Cine Click ~ Angélica Brito
30 de maio de 2008

Primeiramente, é importante deixar claro que, apesar de me referir a duas sagas baseadas em épicos literários, falarei aqui estritamente sobre os filmes. O fato é que, depois que Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado em 2001, rendendo US$ 317 milhões de bilheteria (o melhor desempenho da série até agora), os estúdios e produtores buscaram por um “novo Harry Potter”. Ou seja, uma fábula mágica com forte apelo junto aos espectadores de todas as idades, especialmente os “adolescentes comedores de pipoca”.

Quatro anos depois (após três filmes de Harry Potter), As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa foi a resposta que o mercado poderia estar esperando para a febre Harry Potter, que já havia saído das páginas de J. K. Rowling para as telonas. O filme teve com desempenho nas bilheterias, rendendo US$ 291 milhões, mas os produtores não se animaram tanto com o longa. Tanto que, enquanto a saga Harry Potter chega ao cinema de dois em dois anos, a continuação das aventuras dos irmãos Pevensie em Nárnia só ganhou seqüência em 2008 com As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian.

É difícil explicar o sucesso de um filme; as audiências são imprevisíveis demais para que se possa apostar no desempenho de um filme nas bilheterias. Há todo um complexo conjunto envolvendo não somente o longa-metragem em si, mas todo o circo envolvendo o lançamento, como publicidade e marketing. Mas, em todos estes aspectos, Harry Potter ganha de Nárnia e é por isso que é uma franquia mais bem-sucedida.

Cinematograficamente, os filmes protagonizados pelo bruxinho são superiores aos dos irmãos Pevensie principalmente por sua base, ou seja, os livros da escritora inglesa J. K. Rowling que, não por acaso, já figura na lista das pessoas mais ricas do mundo. Se os filmes de Harry Potter já renderam bilhões de dólares ao redor do mundo, os livros também foram muito bem nas prateleiras das livrarias, o que já fez com que milhões de pequenos (e não tão pequenos) fossem aos cinemas. Os mesmos que aguardam ansiosamente o próximo capítulo da saga cinematográfica de Harry Potter a cada ano.

Os livros de Rowling contam histórias fascinantes envolvendo magia e a eterna luta do bem contra o mal. Harry Potter, o personagem principal das aventuras, é um órfão incrivelmente talentoso nas artes da magia. Incompreendido pela maioria das pessoas – trouxas ou não -, o personagem é incrivelmente carismático. E não há magia nenhuma nisso, mas sim uma construção muito bem-feita tanto dos personagens quanto das situações nos quais são inseridos.

Por isso, a saga cinematográfica não teve muito a fazer além de se cercar do melhor: os melhores efeitos especiais, atores carismáticos que apresentassem química na tela e os diretores mais competentes para a função desejada. Tudo que um bom punhado de milhões de dólares pudesse comprar.

Na batalha do bruxinho contra os pequenos reis de Nárnia, Potter faz bonito no ringue. Por mais que ambos os filmes de As Crônicas de Nárnia – baseados nos livros escritos por C. S. Lewis – apresentem bons atores, efeitos especiais convincentes, belas locações e personagens encantadores, eles não são mais do que os apresentados pela saga de Potter. Talvez por isso os próprios produtores de As Crônicas de Nárnia não estejam tão interessados em estender por muito tempo a saga. Dos sete livros da série, a Disney anunciou que encerrará as produções no terceiro filme, The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader (A Viagem do Peregrino da Alvorada). Mais um sinal de que nem o estúdio aposta na saga, ao contrário do que ocorre com Harry Potter, já que o bruxinho já é a “galinha dos ovos de ouro” da Warner Bros..

As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian estréia nesta sexta-feira (30/5). Já Harry Potter e o Enigma do Príncipe estréia dia 21 de novembro.

| Voltar |
Categorias: Livros, Notícias em Destaque
Nota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5 (13 votos, média: 4.92 de 5)
Loading ... Loading ...




Comentários
Ao postar, não use xingamentos e palavrões.

Luiza; | Friday, 30 de May de 2008

Bom texto! Enfim, gosto muito dos dois, mas Harry Potter é Harry Potter.. Sem comparações! :)


Fefa | Friday, 30 de May de 2008

Acho que tudo que saiu dps de HP já veio com um carimbo de “Seguindo o embalo de Harry Potter e Senhor dos Aneis”, que foram os precursores do boom magia no cinema.
E a Warner abraçou mto mais Potter do que a Disney abraçou Narnia!!
Outro fator é que Harry Potter já ra mundialmente conhecido por causa dos livros. Aqui no Brasil pelo menos, Narnia – o livro – só ficou conhecido por causa do filme, então HP já tinha seu público e Narnia teve que conquistá-lo.
E digo mais… =D
Acho Nárnia mais infantil que Potter – ta os primeiros HPs são até que bem infantis, mas Nárnia é indiscutivelmente mais “coloridinho” que HP. Isso espanta um pouco o pessoal mais adulto e até adolescentes mais velhos.


Lidi | Friday, 30 de May de 2008

Há! Amo Nárnia, os livros são ótimos, os filmes lindos(vou hoje mesmo ver principe Caspian). Mas nada se compara ao universo Potter, até por que é um texto atual e muito comercial(em relação aos filmes). 8)


bruna | Friday, 30 de May de 2008

eu adoro narnia, e tb harry potter, mas considero q narnia só não é tão famoso quanto o Hp por causa das propagandas. para um livro q foi escrito a 50 anos e continua sendo adorado, só demonstra como ele é bom, só q não é aproveitado pela disney como deveria. por esse simples motivo, c o filme não chega ao estrelato como Harry potter, a causa não é da historia e sim de dar a ele o merecido respeito.eu considero Hp e toda a coleção de narnia, obras literarias q não devem ser esquecidas e julgadas, pois agradam alguns, ou podem até ser desagradaveis a outros


Victor | Friday, 30 de May de 2008

Acho que a comparação não tem nada a ver. Não dá pra garantir qual dos filmes é melhor. Pra mim, Harry Potter é melhor. Mas isso é uma opinião, não um fato.


Jefferson | Friday, 30 de May de 2008

Gostei do texto.
Adoro Narnia, mas nao como HP
Nunca li os livros de Narnia, mas acho que o primeiro filme foi muito parado e cansativo. Vou assistir o Principe Caspian semana que vem e espero que seja bem melhor =]


Lari | Friday, 30 de May de 2008

Gosto dos dois, são livros bem diferentes mas cada um é bom do seu jeito. Mas quanto a estabelecer o melhor, isso vai de acordo às opniões dos leitores. Assim como eu sou muito mais fã de HP, tenho amigas que são muito mais fãs de Nárnia. Como o Victor disse, isso não é um fato. ;)


Camila | Friday, 30 de May de 2008

Adoro HP e Nárnia, os livros são excelentes, de ambas as partes… Só saberemos qual é o melhor quando se passarem em torno de 50 anos e Harry
ainda estiver fazendo sucesso, pois como disse a
Bruna, Nárnia foi escrito há mais de cinquenta anos, e continua sendo adorado. Eu amo HP e considero os filmes bons, mas em relação a fidelidade q o primeiro filme de Nárnia seguiu ao livro nem se compara aos filmes HP, q são totalmente “zoneados”, Nárnia só não faz tanto sucesso, pois não há tanto propaganda envolvida.
Não concordo com a Fefa quando ela fala q Nárnia é infantil. Tenho 17 anos, todos os meus amigos adoram, e toda a minha família tbm… Não conheci ngm até hoje q não gostasse.
Deixando bem claro q eu prefiro HP, pois amo a saga, mas tbm gosto mto de Nárnia.

Bjaum pra todo mundo!


Leslie Lovegood | Friday, 30 de May de 2008

Espero que não me joguem ovos, mas eu gosto de Narnia mais que de Harry Potter.
E a história de que Narnia não tinha um público grande é muita mentira – na Inglaterra, O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupa vendeu milhões de cópias, e os outros tiveram o mesmo sucesso. acontece que nos outros países~, como o Brasil, não foram tão divulgados, fazendo com que não tivessem tantos fãs. E Narnia não é tão infantil como dizem – é redirecionado para crianças sim, mas não quer dizer que sejam desse jeito que as pessoas comentam.

Mas eu concordo muito com o fato de que a Disney não fez o esperado. A Disney investe muito pouco na divulgação do seus filmes, não só com Nárnia mas com outros também. Se tivessem investido, Narnia teria sido um sucesso como Harry potter – pelo menos nos livros, pois o filme também não é tão grande assim como Harry Potter.


Marisa | Friday, 30 de May de 2008

Antes:
“Primeiramente, é importante deixar claro que, apesar de me referir a duas sagas baseadas em épicos literários, falarei aqui estritamente sobre os filmes.”

Depois:
“Cinematograficamente, os filmes protagonizados pelo bruxinho são superiores aos dos irmãos Pevensie principalmente por sua base, ou seja, os livros da escritora inglesa J. K. Rowling.”

Além de querer muito educadamente dizer que Rowling é melhor que Lewis, depois de afirmar que não iria confrontar os dois livros, a autora só diz que Potter é bem sucedido, ao contrário de Nárnia, pq caminhões de dinheiro foram investidos nele. Nossa, que choque, até caí da cadeira. O mundo se revelou para mim, depois dessa.
Agora, a autora tem todo o direito de colocar um texto expondo a opinião dela acerca dos dois livros e filmes em um site sobre cinema, mas vocês querem mesmo trazer um texto desses para um fansite? Gostariam que colocassem, no theonering.net, um ensaio chamado “Pq SdA é melhor que Harry Potter”, e mencionassem que, por acaso, Tolkien dá um banho escancarado em Rowling? Isso não é educado.
A conversa de que Crônicas de Nárnia é infantil e Harry Potter não, isso não cola mais. Livros infantis podem ser de uma qualidade absurda, e livros muito adultos podem ser muito ruins.

A propósito, vi Príncipe Caspian hoje e, como adaptação, é muito melhor que muitos Harry Potters, ok. Muitas cenas que não foram melhor planejadas por relaxamento, mas o filme é bom. E as metáforas em relação ao cristianismo são muito bem construídas.


Carol | Friday, 30 de May de 2008

Concordo com o Víctor aí.Eu simplesmente adoro Nárnia,mas HP,pra mim,é supremo;mas isso é coisa MINHA,eu acho isso.
Não tem como falar com CERTEZA que Nárnia é pior que HP,pois isso vai de cada um,cada um vê os dois Universos de uma forma,vai da opinião de cada um isso,é relativo.


Paracelsus | Friday, 30 de May de 2008

e diretores competentes.

HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA!!!

Na minha opinião, só salva o Columbus e o Cuarón!


Mik | Saturday, 31 de May de 2008

Ihh, discordo totalmente, não acho que as duas devem ser comparadas dessa forma, afinal As Crônicas de Nárnia (cada crônica, não todas em geral) tem muito menos personagens e situações do que HP, que é uma saga imensa! Dessa forma então, se formos considerar qual foi melhor adaptada, sendo justa aos personagens e situações, desculpa, mas HP perde de longe, aí fica injusto com HP! O que vêm fazendo desde O Cálice de Fogo é um verdadeiro crime contra a série, e me impressiona a JK permitir isso!

Enfim, por mais que HP seja a saga cinematográfica mais lucrativa de todos os tempos (e dificilmente será ultrapassada, se ainda faltam 3 filmes), tão sempre querendo dar um jeito de fazer ela ser vista tb como a melhor, mesmo que seja usando argumentos furados como esses! Será por que na bilheteria se salvam, mas na qualidade ficam abaixo? Acredito que sim! :|


Mjuice | Saturday, 31 de May de 2008

O maior problema de As Crônica de Narnia foram os péssimos atores escolhidos para fazer os irmãos Pevensie.Tirando William Moseley os outros três são horríveis .Seria interessante ver Narnia com atores mais carismáticos …

E Marisa,sempre que algum texto (relativamente relevante) sai em algum lugar falando de Harry Potter o Potterish publica uma noticia .Mesmo quando a opinião não é favorável a Harry Potter…


yaya | Saturday, 31 de May de 2008

Só tenho uma coisa a dizer! As cronicas já levaram um oscar e tinha sido indicado a mais um! e o que hp ja levou ??hshshs fala serio neh ?


fabrycio | Saturday, 31 de May de 2008

poh realmente em termos de adaptação as cronicas ganham alguns pontos em relação ao do potter, mas em termos de historia harry potter ganha mil vezes!!!

achei super ridiculo essa historia de acabar com os filmes no tercero capitulo da historia, eu jah tinha lido isso no omelete, e eles tbm afirmaram que eles seriam substituídos pela guerreira de marte.

imagina se eles paracem de fazer os filmes do harry no CdF?!?!?!?!?! 8O 8O


Nina Tonks | Saturday, 31 de May de 2008

ahh se fosse comparar adptaçoes sei n viu…
eh claro que a historia de harry potter n tem comparaçao mas sua adptaçao no cinema n chega perto….

sacanagem eh fazer so ate o 3 filme de narnia =/ so espero que escolham bem as cronicas e que o final n fique de fora pk me surpreendi…


gabriel | Saturday, 31 de May de 2008

eu acho que se deve atentar para alguns fatos:

“harry potter” tem fãs de variadas idades. quero dizer, nós, que crescemos com ele, hoje somos quase adultos, mas continuamos nos fantasiando e comprando varinhas de mentirinha para ir às estréias dos cinemas. “nárnia” não conquista leitores adultos e seus livros não são lidos pelos pequenos jovens apaixonados por cinema.

“harry potter” veio antes de “nárnia”, pelo menos cinematograficamente. as novas adaptações das séries de c.s. lewis não recebem tanto retorno porque consideram “harry” como o genuíno mundo mágico. se você vê uma fênix pegando fogo em “nárnia”, você pensa: “já vi uma coisa parecida com essa em outro filme”.. ou.. “só quer ser ‘harry potter!”

outra coisa que quero questionar é se realmente o desempenho de potter nos cinemas tem sido tão bom. quero dizer, “a pedra filosofal” ainda é o melhor filme em termos de desempenho.. eu acho que, cada vez mais, os “diretores competentes” e a “boa produção” têm se afogado no curto período de tempo que os filmes, adaptados de livros cada vez maiores, têm. o que quero dizer é que, infelizmente, os filmes de harry estão ficando cada vez.. piores. é muito doloroso dizer, mas as obras de j.k. rowling não se comparam mais, de forma alguma, com as adaptações. e são esferas diferentes, eu sei, mas fãs em todos os lugares têm se decepcionado com os roteiros confusos e tão distantes das obras de j.k. que os filmes têm apresentado.

é triste, mas é a pura verdade, nua e crua.


Marcelo L. | Saturday, 31 de May de 2008

Sou fã das Cronicas de Narnia, mas igual a HP nao tem! E depois, os generos das duas series são completamente diferentes… Cada uma tem seus pontos fortes e sua forma de prender o leitor!

C.S.Lewis w J.K.Rowling são sem duvida os melhores escritores infanto-juvenis que já vi… Mas, ainda assim, fico com HP, embora Narnia tambem seja excelente!


Luiz | Saturday, 31 de May de 2008

1) O título da matéria é bem inflamatório…

2) Eu concordo com a jornalista, mas não pelos méritos dos filmes de HP, e sim pelas fraquezas dos filmes de Narnia. A Disney tinha uma enorme vantagem sobre a Warner por estar lidando com uma franquia de final já definido, assim como a New Line de Senhor dos Anéis. Mas ela não a aproveitou, optando por uma adaptação medíocre e sem emoção, assim como a dos dois primeiros filmes de HP.

3) E sobre HP, os filmes também não são especiais, principalmente Pedra e Câmara. Imaginem se a franquia HP dependesse apenas da qualidade dos flimes sem ser adaptação de nada – como Matrix, por exemplo. Nem de longe HP seria tão bem sucedido, a crítica ficou bem dividida e o público que não leu os livros – com poucas exceções – não os achou grande coisa. Aliás, eu acredito que as enormes bilheterias dos filmes de HP são sustentadas não por sua qualidade, mas pela excelência dos livros, que são realmente cativantes e criaram milhões de fãs fieis no mundo todo. E o entusiasmo desses fãs despertou a curiosidade de quem não conhecia os livros, nascendo assim o fenômeno. Narnia também tem fãs, mas os livros não são atuais, por isso o entusiasmo é reservado a um pequeno nicho de saudosistas, então os filmes teriam de se sustentar por si próprios.

Isso é uma pena, porque os filmes de Narnia poderiam ser tão bem sucedidos quanto os de Senhor dos Aneis, se bem feitos.


Viviane | Saturday, 31 de May de 2008

Eu acabei de ler As Crônicas de Narnia, quinta-feira. Amei!
Os livros de Harry Potter são melhores do que CdN. Os filmes de As Crônicas de Narnia são melhores do que HP. Mas os livros de HP são grandes em relação aos de CdN, então os os livros de CdN são mais fáceis de adaptar diferente de HP. E NÃO gostei de saber que só terá três filmes de CdN. O último livro é maravilhoso (menos Manhoso). E eu pensava que a última adaptação para cinema seria do primeiro livro que mostra como surgiu Narnia… Eita, eu preciso frequentar uns sites de CdN e emitir minhas opiniões sobre os livros e filmes… E reinvidicar a continuação!


violet | Saturday, 31 de May de 2008

olha eu gosto muito dos 2…
sao sagas maravilhosas…
tenho todos os livros de narnia e de hp…
pra mim os 2 sao iguais,nenhum e melhor q o outro


Elassea | Saturday, 31 de May de 2008

~preguiça de ler todos os comentarios x.x
bom, Cronicas de NArnia foram escritos na decada de 50.
A tia Jô já declarou que gostava das obras de CS Lewis.

Eu particularmente não gosto muito dos filmes de HP, a cada novo filme é uma maior decepção para mim.
E mesmo já tendo visto inumeras vezes Narnia não me enjoei.
Li Narnia bem antes de começarem a filmar o filme e simplesmente amei (tanto o livro quando o filme)
não acho infantil, acho que é uma leitura facil, mas isso não implica que só crianças devam ler.

E há um mareketing muito³ maiior sobre HP…


Juh | Saturday, 31 de May de 2008

Como não li “CdN” Não posso falar, mas em matéria de adaptação, parece que Cronicas é melhor que HP.


Victourie W. | Saturday, 31 de May de 2008

Nice, mas não me cometam o pecado de comparar em qualidades certas obras…
Desculpe, é trauma. Certa vez enquanto eu lia a Bússola de Ouro chega a mim um alienado sujeito que me disse:

-Essa é aquela Bússola dos cinemas? Ainda não assisti, e ouvi dizer que que é o Novo Harry Potter!
A história é a identica não é? Só que com uma menina.
¬¬”””””””””””’ 8O :roll: :evil:
Triste não? :|


aluada | Saturday, 31 de May de 2008

eu assisti principe caspian na estreia e ja li todos os livros na minha opinião o filme é show, super megas efeitos e uma história muito massa. dez mil vezes melhor que a ordem da fênix, PORÉM, não melhor que o prisioneiro de azkaban (meu preferido)mesmo assim o fime é muito massa independentemente de ser rival de hp. ótimo filme, ótimos efeitos.eu recomendo! :)


Henri | Saturday, 31 de May de 2008

Essa história de ficar comparando uma coisa com outra é tão infantil… Sem falar que autora se contradiz várias vezes no texto, provando ao final, que aquilo não é um comentário sobre as características dos filmes, e sim uma opinião de uma fã sobre um outro filme de mesmo gênero que não gosta… Nárnia pode não ter o mesmo desempenho que Harry Potter financeiramente, mas isso não é justificativa para dizer que é um filme inferior! Chamá-las de infantil é a mesma coisa que fazem os ”críticos” que só viram até o segundo filme de Potter. Quem já leu todas as sete crônicas sabem que o nível de ”A última batalha” é muito superior à ”Guarda-Roupa”[Assim como como ''Pf'' e ''RdM''!]

ps: Quanto a história das adaptações… é que esta confirmado apenas até a terceira, mas com o desmpenho obtido por ”Caspian” mundialmente, incluido lugares onde Hollywood não é popular, como a Índia, os produtores já emitiram uma nota afirmando o interesse de continuar as adaptações! [Para quem não sabe, inicialmente a Warner só tinha os direitos do filme HP até o terceiro, o que leva a crer que a Disney está com uma tática bastante parecida...]


Leslie Lovegood | Saturday, 31 de May de 2008

eu vi Príncipe Caspian hj e é bom, muito bom mesmo!! para mim, Harrry Potter é muito melhor que Narnia nos livros, mas nas adaptações, como a Juh disse, Narnia é muito melhor. os filmes de Harry Potter não segue os livros e não são muito bons, mas o filme de Principe Caspian é 100 vezes melhor do que o livro! como eu queria que Harry Potter fosse assim…


Henri | Saturday, 31 de May de 2008

Harrry Potter é muito melhor que Narnia nos livros, mas nas adaptações, como a Juh disse, Narnia é muito melhor[2]

É Leslie, Por que a Warner não consegue fazer isso???


Lídia | Sunday, 01 de June de 2008

É ridículo querer comparar CdN com HP. É a mesma coisa que comparar SdA cm HP ou coisa parecida. Não é só porque são histórias que giram em cima da fantasia que elas têm que ser superiores ou inferiores umas äs outras. O apelo que CdN faz é muito diferente do de HP. Por mais fantasiosa que seja, é muito mais fácil nos identificarmos com a realidade de Hp do que com a de CdN.
Porque CdN é, em algumas partes, protagonizada por crianças, não quer dizer que seja INFANTIL. A mesma coisa “Fronteiras do Universo”. Quem aqui tem coragem de dizer que a trilogia é infantil? DE FORMA ALGUMA! Aborda temas muito adultos, e não sei se crianças conseguiriam acompanhar a história e entendê-la por completo.
Harry Potter é mais comercial, isto é FATO. Mas a comercialidade não torna HP melhor do que CdN. Cinematograficamente, temos cinco filmes contra dois que provam que Nárnia é infinitamente superior, mas, os livros? São diferentes, cada um com suas qualidades. Não tentem comparar um texugo com um ornitorrinco.


Lídia | Sunday, 01 de June de 2008

E, Mjuice, me desculpe, mas vou discordar categoricamente do que tu disse. Onde os atores de Nárnia não são carismaticos? Vê-los atuando não diz nada, uma vez que quem está ali são as personagens, não os atores em si. Já vi muitas entrevistas onde Skandar e Georgie (Edmund e Lucy) dão um show de simpatia, muito mais do que Emma e Daniel muitas vezes (só o Rup q é incomparável *.*)
Só porque eles não são tão famosos não quer dizer que não sejam carismáticos.
Anyway.. Não são os atores de Nàrnia que a fazem ser “menos famosa” do que HP, é a produção e divulgação que é feita em cima dela, e também este preconceito besta que muitos têm de “Nárnia é cópia de HP. Nárnia quer imitar HP” o que faz com que os filmes já sejam vistos com outros olhos.
Ruim isso.. Produções tão boas perto do lixo que viraram os filmes de HP.


Viviane | Sunday, 01 de June de 2008

O filme As Crônicas de Narnia é ótimo, mas eu não gostei porque eles mudaram um pouco a história. Desde quando Susana beija Caspian no livro? Se isso tem no livro, eu preciso reler porque eu não vi. No livro não tem nem aqueles olhares, nem aquelas indiretas. Ah, eu estou revoltada!
Quando é que irão fazer filmes fiéis aos livros?
HP, CdN… o pior foi o Código da Vinci (prefiro nem pensar). Amo os filmes e os livros, mas os filmes estão longe de ser fiéis aos livros…
Eu quero um príncipe Caspian ou um grande rei Pedro! Eles são… (suspiro).


Leslie Lovegood | Sunday, 01 de June de 2008

Viviane, tudo bem que eles não seguiram muito o filme, mas vai negar que a adaptação não foi muito boa? ficou até melhor do que o livro!(na minha opinião). mas o romance entre Caspian e Susana realmente não rolou!


matheus | Monday, 02 de June de 2008

Fefa disse: “…Narnia – o livro – só ficou conhecido por causa do filme…”
realmente pra mediocridade cultural brasileira se eles conhecessem epicos como narnia tao antigos quanto o senhor dos aneis o brasil nao seria o brasil, uma adolescente falando q narnia é desconhecido, quando a mae de rowling tava nascendo narnia ja tava publicado, vc e seus amiguinhos nao conheciam, pq nao era modinha q nem harry potter é
MODISTAS ESCROTOS


Viviane | Monday, 02 de June de 2008

Leslie, eu disse que o filme de CdN é ótimo e realmente as duas adaptações que fizeram para o cinema é melhor que o livro. Eu não sei nem como explicar porque talvez eu explique de um modo errôneo e algumas pessoas não me entendam. Eu vou tentar: o filme é mais grandioso que o livro. C. S Lewis escreve estupidamente bem, mas sua escrita é bem mais leve que a de J K Rowling… (E ainda não expliquei bem). Quando eu li o livro bem que eu queria que tivesse rolado algo entre Susana e Caspian (amo romance), mas ele só se casa no quinto livro… Eita estou aqui discutindo Narnia no site de HP.
Alguém pode me indicar um fansite bom de As Crônicas de Narnia? Pra eu ver algumas fotos…


Mjuice | Monday, 02 de June de 2008

Lídia
Lidia
Carisma não é só simpatia .É uma qualidade que conecta o ator com o publico. Mas talvez eu não tenha usado a palavra certa.Talvez o que falte aos protagonistas de Narnia seja talento mesmo.


Lídia | Monday, 02 de June de 2008

“Talvez o que falte aos protagonistas de Narnia seja talento mesmo.”

8O

Até porque Daniel Radcliffe é, assim, um primor em interpretação e talento.
Caraca…


Marisa | Monday, 02 de June de 2008

E Emma Watson também. Um par de sobrancelhas talentosíssimo.


Jorge Leberg | Monday, 02 de June de 2008

Bem, é hora de dar o meu pitaco! Ainda não li os livros de Nárnia, portanto não posso julgá-os e/ou compará-los com HP. Mas posso tentar explicitar, conforme alguns fatos e minhas opiniões, porque HP faz mais sucesso que Nárnia e a essência das adaptações.

A Warner investe ostensivamente, em termos de propaganda, nos filmes de HP – embora invista menos que em outros filmes seus, porque tem a consciência de que HP não precisa mais de tanta propaganda para fazer o sucesso desejado; a Disney não respeita Nárnia como deveria.

Os filmes de Nárnia, pelo que ouvi falar, são mais bem adaptados que os de HP, pela questão da fidelidade e da coerência narrativa. Por um lado, é bom recordar que os livros de HP são imensos, ao passo que os de Nárnia são mais breves, concisos Consequentemente, os filmes de N. precisam ser ampliados, em contrapartida aos de HP, onde cortes e compactações são imprescindíveis. Mas isso, por outro lado, não é desculpa – OSdA, mesmo com sua extensão, foi muito bem adaptado e tornou-se uma obra-prima cinematográfica, a exemplo dos livros -, então talvez o que ocorra é um descaso por parte da Warner e dos produtores, capitalistas carniceiros que não interessam como andam as adaptações, mas quase que unicamente visam lucros. E o Steve Kloves é um roteirista de m****! Mas acho bom também frisar que, a meu ver, mais vale um filme não tão fiel ao livro, mas fiel ao seu espírito/essência e arrojado esteticamente – vide PdA, dirigido com excelência e uma certa ousadia necessária pelo Cuáron; foi ele que deu início ao amadurecimento criativo da saga nos cinemas. Na minha opinião, Cuáron e Yates – que fez de longe o melhor filme – foram os melhores diretores. Mas é provável que o Yates agora descambe para um filme tão insano quanto o CdF; temo que ele se torne o novo Mike Newell, dirigindo uma comediazinha romântica com um momento ou outro de cenas sombrias. É uma pena que isso ocorra, posto que OdF foi o melhor filme, contrabalaçando pontos positivos e negativos. N. não sofre dessa instabilidade e/ou incompetência no roteiro e na direção.

Queria dizer outras coisas, mas não consigo lembrar. Transcreverei para cá um comentário sobre esse artigo que postei em outro fã-site:

“Realmente, avaliar porque um filme faz mais sucesso que outro é muito complexo. Existem muitos fatores a considerar, a analisar.

Ainda não li nenum livro da série “Nárnia”, portanto não posso criticá-los. Mas já vi o primeiro filme, e daí é possível traçar algumas diferenças e propostas.

O primeiro filme da saga foi meio infantilóide; com personagens não tão carismáticos – talvez isso se deva mais à atuação dos atores que ao desenvolvimento dos personagens em si; embora o trio Harry, Rony e Hermione ainda não estão fazendo tão bonito assim nos cinemas, apesar de uma maior qualidade cênica da Emma Watson -; uma trama “engrolada”, que se arrastava até quase o final do filme, para só após “estourar”; um Aslam que poderia ter uma finalização digital mais realista; uma atmosfera que não possui o mesmo encantamento genuíno que HP perpassa a quem o assiste.

Em contrapartida, HP amadurece e torna-se mais sombrio e – claro que sim! – violento a cada filme, nunca há uma regressão nesses termos em cada filme, de acordo com uma ordem cronológica; aliás, HP possui uma ordenação cronlógica bem mais fluente e “aceitável” que Nárnia; os personagens são carismáticos e vários bem desenvolvidos, ressaltando a sucessão dos filmes, em que cada um sempre exibe e desvela algo novo acerca de algum personagem; possui um clima de encantamento e magia facilmente perceptível pela maioria dos espectadores, mais convincente; a trilha sonora e o roteiro são mais bem elaborados – apesar das constantes decepções que temos; etc. ”

Outra coisa: um fato de um livro ou filme ser infantil não é sinal de qualidade falha. Uma obra dita nfantil pode ser tão densa, complexa e apaixonante como qualquer outra. E obras ditas “adultas” podem ser uma m****! Declarar o contrário é um ultraje próximo a obras-primas como Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz, Peter Pan, livros do Mark Twain, etc.


Leslie Lovegood | Monday, 02 de June de 2008

ótima crítica, Jorge!! mas você já viu Príncipe Caspian? o Leão, a Feiticeira e o guardaroupa não é tão bom assim, mas vai ver o 2º


Filipe | Tuesday, 03 de June de 2008

A construção dos livros em “as cronicas de nárnia”, é superior a construção de JK.Eu gosto dos dois, porém acho que os dois ultimos livros e, principalmente o último da saga Harry Potter, tenderam ao lado comercial e não ao lado da boa leitura.Creio eu que seja esse o fator que influencia as bilheterias: os livros potter se tornaram massificados e previsíveis nos últimos dois.o quinto livro foi uma senhora obra, o sexto foi morno e o sétimo…
As adaptações cinematográficas são outra história.A adaptação de Harry Potter seguiu a receita dos grandes lançamentos macivos enquanto nárnia foi lançado esperando um renome do livro no público, o que não ocorreu da maneira esperada.


Marisa | Tuesday, 03 de June de 2008

[Outra coisa: um fato de um livro ou filme ser infantil não é sinal de qualidade falha. Uma obra dita infantil pode ser tão densa, complexa e apaixonante como qualquer outra. E obras ditas “adultas” podem ser uma m****! Declarar o contrário é um ultraje próximo a obras-primas como Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz, Peter Pan, livros do Mark Twain, etc.]

Foi o que eu disse, e tenho que assinar embaixo, só pra confirmar. Adoro Alice (tanto “país das maravilhas” quanto “através do espelho”), e provavelmente gosto mais ainda de Peter Pan. Obras assim são tão mais do que as pessoas gostam de reconhecer…


Jorge Leberg | Tuesday, 03 de June de 2008

Filipe, concordo com você em relação à massificação de HP, embora é bom frisar que HP, querendo ou não, é essencialmente comercial, e portanto houve uma pressão ostensiva de empresas – como a editora – em cima das obras literárias, assim como o desígnio primordial de HP é entreter, e não levar o leitor a grandes reflexões artístico-filosóficas, por exemplo. Porém, é óbvio que HP tem qualidade – senão porque seríamos fãs? – como uma inteligência e uma complexidade narrativa que outras obras de entretenimento, em suma, best-sellers, não possuem, além de uma abordagem assaz humanista relativa a certos personagens – como Harry, Dumby, Snape, etc. As alusões e alegorias, tanto de teor político quanto filosófico e religioso reforçam o caráter inteligente da obra. E outra coisa: discordo radicalmente da sua opinião relacionada aos últimos livros, pois acho que o 6° e o 7° foram mais bem escritos, mais maduros e densos.


Victourie W. | Tuesday, 03 de June de 2008

Amei o Filme!!!!:D
Há, qualé? Susana/Caspian é muito FOFO =^.^=
:)
Noooooosa, eu só nam esperava que o moleqe magricela que eu imaginava vira-se aquilo! Tá, foi muito bizarro, mais ficou… Melhor :roll:


Mjuice | Wednesday, 04 de June de 2008

“Até porque Daniel Radcliffe é, assim, um primor em interpretação e talento.
Caraca…”

Pois é.O Daniel não é muito bom.Mas perto dos protagonistas de Narnia fica parecendo o Al Pacino. Pq um ator com alguma expressão facial (qualquer expressão facial) sempre vai ter vantagem sobre os inexpressivos.


Jorge Leberg | Wednesday, 04 de June de 2008

“Pois é.O Daniel não é muito bom.Mas perto dos protagonistas de Narnia fica parecendo o Al Pacino. Pq um ator com alguma expressão facial (qualquer expressão facial) sempre vai ter vantagem sobre os inexpressivos.”

Concordo e assino embaixo, Mjuice!

http://jorge-leberg.livejournal.com


Henri | Thursday, 05 de June de 2008

Até porque Daniel Radcliffe é, assim, um primor em interpretação e talento.
Caraca…[2]

Até hoje não entendo a escolha dos produtores para o Radcliffe ser o Harry Potter… Aparência? Se fosse por isso eles teriam contratado o garoto que a Tia Jo viu durante uma leitura sua!
Simplesmente não consigo tirar da cabeça a entrevista em que vi um Daniel recém-eleito, em plena coletiva de imprensa de divulgação do primeiro filme, dizendo que não entendia como os produtores o escolheram, pois não havia nem terminado de ler o ”Pedra Filosofal” pois o achou ”muito chato”.
É, jovem Radcliffe, até hoje também não entendo… :?


Henri | Thursday, 05 de June de 2008

”Já vi muitas entrevistas onde Skandar e Georgie (Edmund e Lucy) dão um show de simpatia, muito mais do que Emma e Daniel muitas vezes (só o Rup q é incomparável *.*)”

Em termos de simpatia, sem dúvida alguma, o Rupert é o único que ganha no meu conceito, pois aparenta ser o mais sincero… O Daniel já não me desse na garganta há muito tempo [vide post acima], e a Emma precisa parar de tentar ”agradar” a todo mundo, com frases pra lá de batidas como ”Eu adoro a música brasileira”…

Dizer que outras pessoas não são carismáticas só por que não fazem parte da adaptação cinematográfica da qual sou fã a mais tempo, me tranformaria de um admirador à um fanático, um sintoma um tanto obscura de nossa ”psiché”…


Prih | Tuesday, 19 de August de 2008

Bom..eu axo as Crônicas muitooo melhor q Harry Potter.O elenco das Crônicas éh maravilhoso, tds ótimos atores, uma história com mais emoção, toda vez q olho Harry fico com sono.
Eu axo q Harry Potter jáh enjoô bastantee…jáh teve fases melhores…as pessoas falam q as Crônicas éh muitooo, mas eu axo q éh menos idiota q um bruxinhoo sem talento….
O romance da Susana com o Príncipe Caspian eu axei maravilhosoo…ai lindooo…só éh uma pena q o Pedro e a Susana não poderão voltar mais. :cry:
Estou esperando o próximoo!!!


Joyce Santos de Lima | Wednesday, 14 de January de 2009

:evil: :x eu odeio Harry Potter,prefiro por toda minha vida “As Cronicas de Narnia”é muito melhor,acho q tanto Harry com Narnia deveriam continuar especialmente Narnia.


Rayana | Saturday, 07 de March de 2009

Pra mim naum tm diferença entre harry potter e as cronicas de nárnia, ambos possuem magias, e ambos os filmes vieram de livros, pra mim os dois são ótimus, óbiviu q Harry Potter tm + mistériu, e As Cronicas de Narnia tm imagens lindas, como o leãa (Aslam), q axei perfeituuu, entaum diferença pra mim os dois naum tm, OS DOIS SÃO ÓTIMOS, MARAVILHOSOS E ENCANTADORES, ADORO OS DOOOOOOOOOOOOOOOOOIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D



Nome:
(opcional)
E-mail:
(opcional)
Website:
(opcional)
Mensagem:
Add Avatar?
   
 
 

Ainda não sabemos quando o parque temático será lançado, mas há rumores de que seja entre maio e junho de 2010. Quando você acha melhor que façamos a nossa viagem?






Loading ... Loading ...
 
Resultados Anteriores
 
 
HP Topsite
Ish Brasil English Ish
Aliança:
Parceiros:
 
 
Doe para a ABEM
Servidor:
5% – Data limite: 10/08
Saiba como Ajudar!


 
 
 
Powered by WordPress