Potterish

Entrevista da Scholastic com os gêmeos Phelps

O blog da Scholastic, editora americana da série Harry Potter, publicou recentemente uma entrevista realizada com James e Oliver Phelps, atores que dão vida aos personagens Fred e Jorge Weasley nas adaptações cinematográficas da obra.
Entrevistados no set de Harry Potter e as Relíquias da Morte, os gêmeos Phelps falaram sobre as audições e como obtiveram os papeis, sobre os filmes em geral, um pouco dos outros atores da película, entre outros.

Vocês conseguiram levar algum dos objetos como souvenirs?
Oliver: Alguns podem ter encontrado seu caminho até a minha mochila. Nós estávamos em turnê para Enigma do Príncipe e eu estava passando por um aeroporto. Tirei meu laptop da minha mochila e encontrei uma vomitilha. E o cara [da segurança] que estava trabalhando falou, “O que é isso?” e eu, “…uma vomitilha?” e ele disse, “O que isso faz?”, “Deixa você doente”, “Por que você está com isso?”, e eu disse, “Você não acreditaria em mim se eu te contasse.”

A Scholastic ainda informou que na próxima sexta-feira publicará uma nova entrevista com outro ator de Relíquias da Morte. Enquanto isso, a tradução completa desta pode ser conferida na extensão!

JAMES E OLIVER PHELPS
SURPRESA: Presente de Harry Potter pós-Natal!

Scholastic ~ Ratha
08 de janeiro de 2010
Tradução: Daniel Mählmann e Victor Garcia

Sempre desejou que o ato de dar presentes no Natal pudesse durar um pouco mais? Eu sempre fico ansiosa para me encontrar depois do Natal com as minhas amigas que não pude ver antes dele… para trocar presentes tardiamente. (Essa é uma indireta para você, Karin! Risos!)

Bem, se você está desejoso por um presente extra de Natal, desculpe, eu não posso ajudá-lo. Mas se você quer DOIS presentes extras de Natal, conseguiu! Porque a nossa Marie Morreale viajou a Londres ao set de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 para uma entrevista exclusiva com o elenco, e essa semana nós estamos trazendo a vocês não UM, mas os DOIS gêmeos Weasley. Então fiquem confortáveis, aconcheguem-se no seu computador, e apreciem a conversa com James e Oliver Phelps, também conhecidos como Fred e Jorge Weasley.

Vocês podem nos dizer como conseguiram os papeis para Harry Potter?
James: Nosso amigo tinha visto um anúncio no jornal. Nós nunca tínhamos feito qualquer atuação ou algo assim, então a nossa mãe entrou no nosso quarto e disse “Vocês desejam isso? Está lá, se quiserem o papel.”
[Ratha: Eu amo como os ingleses falam!]
Era mais ou menos o fim do período escolar e ela disse “Infelizmente é uma quarta-feira. Então, isso significa que vocês vão ter que tirar um dia de folga da escola”. Então nós ficamos meio que “Ah, meu Deus, não!”.
Oliver: Qualquer garoto de 14 anos de idade provavelmente diria a mesma coisa. Então nós fomos à essa audição e eles estavam fazendo testes para cada papel do filme. Havia umas três mil pessoas lá indo para diferentes papeis, provavelmente. E eu nunca tinha visto tantas pessoas usando óculos só com armações, sem lente nem nada. Crianças andando com raios feitos de batom em suas cabeças!
James: Havia muitos caras com portfólios enormes de escolas de teatro e tudo, e nós chegamos sem nada lá. Nós nem tínhamos ido com roupas combinando porque nunca usamos a mesma coisa, a não ser o uniforme da escola.
[Ratha: Na Inglaterra, todas as escolas exigem um uniforme. Geralmente é uma camisa pólo/suéter e calças/saias/shorts. Eu também tive que vestir um uniforme quando estava no primeiro grau, e deixe-me dizer a você que isso diminuiu as despesas com roupas no shopping!]
Então nós corremos rapidamente para a loja de departamento mais próxima e compramos duas camisas. Então, esperamos por duas horas e meia e, finalmente, conhecemos o diretor do elenco principal. Em seguida, seis ou sete audições e testes de tela mais tarde, nós ganhamos os papeis. E isso foi há nove anos.
[Ratha: O garoto faz o tempo voar.]

Quantos outras duplas de gêmeos estavam lá para a audição?
Oliver: Nós vimos cerca de cinco, [mas] tenho certeza de que havia mais. E os dois caras que saíram quando nós estávamos entrando, Si e Chris, na verdade acabaram sendo os nossos dublês no primeiro filme, e nós ainda mantemos contato com eles até hoje. É bem legal. Sendo a nossa primeira audição, nós não sabíamos como funcionava, por isso não tínhamos pelo quê ficar nervosos. E nós sempre vamos com essa atitude, “Bem, se isso não der certo, eu não vou ver essas pessoas novamente. Por que deveria me importar?” Acho que isso meio que foi transportado para os personagens, em como eles são.

Nos filmes, vocês falam em uníssono. Isso já aconteceu na vida real?
James: Isso meio que foi para as telas por causa da gente. Nos filmes aconteceu porque Oliver dizia algo e eu continuava com exatamente a mesma coisa que ele estava dizendo. E Alfonso [diretor de Prisioneiro de Azkaban] disse, “Eu gosto disso. Vamos colocar no filme.” Então ele literalmente pegou o roteiro, passou várias folhas e misturou tudo e surgiu daí. Então eu acho que fazemos sim. Não sei porquê. Provavelmente por estar muito perto um do outro

[Ratha: Algum gêmeo leu isso? Isso acontece com você também? Deixe-nos saber nos comentários!]

Vocês conseguiram levar algum dos objetos como souvenirs?
Oliver: Alguns podem ter encontrado seu caminho até a minha mochila. Nós estávamos em turnê para Enigma do Príncipe e eu estava passando por um aeroporto. Tirei meu laptop da minha mochila e encontrei uma vomitilha. E o cara [da segurança] que estava trabalhando falou, “O que é isso?” e eu, “…uma vomitilha?” e ele disse, “O que isso faz?”, “Deixa você doente”, “Por que você está com isso?”, e eu disse, “Você não acreditaria em mim se eu te contasse.”
[Ratha: O que eu não faria por um par de orelhas extensíveis…]

Em qual situação fica mais óbvio o fato de Oliver ser 13 minutos mais velho?
Oliver: Eu provavelmente sou um pouco mais sensível que James!

Ao longo dos anos, vocês dois tiveram cortes de cabelo diferentes. Quais mais gostaram?
Oliver: Foi meio que por acidente eles terem ficado cada vez maiores entre o terceiro e quarto filmes. E quando nós terminamos as filmagens, eu realmente o mantive ainda maior do que aquilo. Olhando para as fotos agora, eu me pergunto como podia achar que aquilo parecia legal. Mas, ao mesmo tempo, talvez eu pensasse que parecia descolado.
[Ratha: Eu posso encontrar a ligação. Na 8ª série, eu costumava enrolar meus cabelos em um ferro ondulado todas as manhã, então colocava metade da lata de spray para cabelo Rave até que eles parecessem perfeitamente imóveis e fabulosos, permanecendo a 5 centímetros acima da minha cabeça. NÃO!]

Oliver: A cor natural do nosso cabelo é castanho, e eles tiveram que tingí-lo [de vermelho] recentemente e demorou quatro ou cinco horas para conseguir a cor de antes para dar continuidade ao filme. Então eu acho que vou ficar muito feliz quando não tiver que fazer várias pinturas de cabelo a cada três semanas.
[Ratha: Isso foi o que Tom Felton (Draco Malfoy) disse sobre pintar SEU cabelo de loiro para os filmes Harry Potter.]

Vocês podem nos contar algum segredo sobre alguns dos astros do filme?
Oliver: [risos] Acho que as habilidades de Rupert (Rupert Grint, que interpreta Rony Weasley) é algo a desejar, especialmente se você está jogando algum esporte com ele. Nós jogamos bastante golfe e tênis de mesa, e é incrível quando você termina de jogar um buraco de golfe. “Foi um seis, Rupe”. E ele diz, “Não, foi um quatro. Foi um quatro!” E ele vai começar a inventar novas regras, como “Ah, eu não estou autorizado a dispensar o pino a cada nove buracos”, ou algo assim.
James: Alan Rickman [que intepreta Severo Snape] com sua voz profunda e tudo, e o tipo de personagem que ele interpreta, você fica completamente intimidado. Mas ele é um cara extrovertido e engraçado!

Qual filme foi o favorito de vocês para trabalhar?
James: Tenho que dizer que foi Cálice de Fogo. Oliver e eu éramos sempre os mais velhos do elenco jovem, mas, ao mesmo tempo, havia caras da nossa idade por lá. Rob Pattinson também estava, que agora tem feito Crepúsculo.
[Ratha: De Cedrico Diggory para Edward – não foi uma jogada ruim!]
Oliver: Não tinha percebido o quão Rob estava famoso até irmos à América, diria que 80% das revitas de lá tinham seu rosto na capa.
James: É completamente surreal para nós, porque o Rob é um amigo que nós conhecemos aqui.
Oliver: Nos lembramos de ir a um pub em Londres com ele, e ninguém disse uma palavra a nós!
[Ratha: Wow – esses atores britânicos talentosos saem juntos – que legal! Eu sei que ela não é britânica, mas me pergunto se Kristin Stewart e Emma Watson algum dia sairiam juntas.]

Vocês gostariam de continuar atuando?
Oliver: Eu gostaria, sim. Mas, de qualquer maneira, eu gostaria de definitivamente dar um tempo. Nós meio que aprendemos quem é quem na televisão e no cinema britânico.
James: Como Robbie Coltrane nos disse no primeiro filme, “Isso é como ter um Rolls Royce como seu primeiro carro”. Então você nunca vai conseguir algo melhor do que isso.

Bem, eu não tenho certeza sobre isso. Acho que James e Oliver ficariam fabulosos em seus próprios filmes algum dia. Ou talvez eles pudessem ter um spin-off dos Irmãos Weasley. Poderia ser uma comédia distorcida. Hmm…

Espero que tenham gostado da entrevista! Deixe-nos saber nos comentários. Volte na próxima sexta-feira para uma outra entrevista exclusiva do filme Harry Potter. O próximo filme não será lançado nos cinemas até novembro de 2010, mas nesse meio tempo você pode conferir o DVD Harry Potter e o Enigma do Príncipe e, é claro, pode sempre reler seus livros Harry Potter! Até mais!