J. K. Rowling

Pottermore é revelado por J.K. Rowling!

O fandom de Harry Potter não é mais o mesmo desde 15 de junho. Faltando exatamente um mês para o lançamento do último filme nos cinemas, nesse dia foi divulgado o Pottermore, o mais novo projeto misterioso de J.K. Rowling que levou os fãs a finalmente terem algo novo sobre o qual especular e a ter esperança de ver alguma novidade relacionada à série logo a frente.

Depois de tantos dias de teorias das mais diversas e muita ansiedade, o dia 23 enfim chegou e a autora acabou de anunciar do que se trata o projeto! Veja o vídeo legendado abaixo com a explicação:


Site | Fotos da Jo | Imagens do Layout | Conferência de imprensa
Press release | Press release – Equipe | The Guardian | Reuters

O Pottermore, que deve ser inaugurado no dia 31 de julho para alguns “sortudos”, será uma espécie de rede social para fãs de Harry Potter, com compartilhamento de fotos, vídeos, e materiais pessoais.

O mais interessante do projeto, é a parte em que os fãs terão a oportunidade de reler os livros e descobrir um novo material nunca antes revelado, num total de 18 mil novas palavras. Os fãs, juntamente com Jo Rowling, poderão “recriar” a história, incluindo os novos detalhes. Os participantes serão distribuídos nas quatro casas de Hogwarts através do Chapéu Seletor. Fichas de personagens com várias novas informações estarão disponíveis ao público, como, por exemplo, como os Dursley se conheceram, o fato de McGonagall se apaixonar por um jovem trouxa quando era mais jovem, a influência dos tipos de maderia na fabricação de varinhas, entre outras curiosidades.

Outra novidade é que, pela primeira vez, os livros da série serão lançados em e-book – incluindo a versão brasileira -, e estarão disponíveis para venda no site do Pottermore, assim como os audio-livros. Quatro imagens do layout de como será o site quando for enfim lançado foram liberadas, confira-as aqui! Veja screencaps do vídeo aqui e confira o site do Pottermore através desse link!

O lançamento do Pottermore para o público mundial está previsto para outubro. Enquanto isso… siga a coruja.

Atualizado: Depois de anos sem nenhuma novidade, a seção de Notícias do site oficial da autora foi atualizada para falar do projeto. Confira no fim da extensão.

POTTERMORE
Press release

Pottermore, por J.K. Rowling
23 de junho de 2011
Tradução: Renan Lazzarin

Estritamente embargado até às 12h01min do horário de verão britânico
Quinta-feira, 23 de junho de 2011

J.K. Rowling anuncia o Pottermore
www.pottermore.com

Hoje, terça-feira, 23 de junho, J.K. Rowling respondeu às crescentes especulações quanto à natureza de seu novo projeto e anunciou o Pottermore, um website único e gratuito que oferece uma empolgante experiência online baseada na leitura de seus livros de grande sucesso de Harry Potter, em parceria com a Sony.

O anúncio de hoje foi precedido pela revelação do nome do website por meio de uma busca online pelas letras, e uma página temporária com os dizeres ’em breve’, que recebeu mais de um milhão de visitas dentro de 36 horas de seu lançamento.

Para esse projeto colaborativo inovador, J.K. Rowling escreveu extenso material inédito sobre personagens, lugares e objetos das tão adoradas histórias, que vão informar, inspirar e entreter leitores na medida em que eles vivenciam as situações descritas nos livros. No futuro, o Pottermore vai incorporar uma loja online onde as pessoas podem comprar com exclusividade os esperados eBooks de Harry Potter, em parceria com as editoras de J.K. Rowling em todo o mundo. A intenção é que se torne uma experiência de leitura online, estendendo a relevância de Harry Potter a novas gerações de leitores e cativando os fãs já estabelecidos. Evoluindo gradativamente, a loja do Pottermore vai incluir mais produtos destinados especificamente aos fãs de Harry Potter, podendo oferecer um outlet de produtos da Sony e serviços relacionados ao Pottermore. Visando a manter o apelo internacional de Harry Potter, o site será lançado em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol, e, posteriormente, em mais idiomas.

No novo website, a história criará vida através de suntuosas ilustrações recém-confeccionadas e “momentos” interativos, através dos quais você pode navegar, a começar pelo primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal. No registro, você pode escolher um username mágico e iniciar sua experiência. À medida que você avança os capítulos, pode ler e compartilhar materiais exclusivos escritos por J.K. Rowling, e, quando Harry entrar em Hogwarts, você o acompanhará. Será possível visitar o Beco Diagonal, ser selecionado em uma casa, lançar feitiços e misturar poções para ajudar sua casa a ganhar a Taça das Casas.

Numa conferência de imprensa no Museu Victoria & Albert, Rowling revelou alguns pontos-chave do website. Num anúncio que fará os fãs vibrarem, ela descreveu como deu vida às experiências do Chapéu Seletor e na loja de Olivaras, presentes nos livros, pela primeira vez no Pottermore, revelando as perguntas feitas pelo Chapéu – que situa novatos em suas casas em Hogwarts, de acordo com suas características – e a magia por detrás do Seletor de Varinhas – que encontra a opção correta para cada usuário entre 33 mil possíveis combinações. Ela também revela vislumbres de novas informações divulgadas sobre alguns dos personagens mais amados.

O anúncio de J.K. Rowling no YouTube e sony.com revelou que o Pottemore (bem como a sua loja) será aberto a todos os usuários em outubro de 2011. A partir de hoje, 23 de junho, os fãs poderão inscrever seus endereços eletrônicos no Pottermore.com para serem contatados pelo site quando do início do registro, em 31 de julho, aniversário de Harry. Também nessa data, será lançado um desafio online, através do qual as primeiras um milhão de pessoas a completar seus registros poderão entrar antecipadamente no website, ajudando a dar os últimos retoques à experiência.

J.K. Rowling comentou,
“Queria retribuir algo aos fãs que têm seguido Harry de maneira tão devota por todos esses anos, e trazer as histórias à nova geração. Espero que fãs e os recém-chegados a Harry se divirtam tanto quanto em ajudar a moldar o Pottermore. Como eu contribuí para o website, qualquer pessoa poderá participar enviando seus próprios comentários, desenhos e outros conteúdos, num ambiente seguro e amigável. O Pottermore foi concebido como um lugar para compartilhar suas experiências com amigos à medida que você navega pelo site.”

O Pottermore tornou-se realidade com o apoio e parceria da Sony.

Sir Howard Stringer, presidente da Sony Corporation, comentou:
“A associação da Sony ao Pottermore, de J.K. Rowling, reúne uma das marcas mais inovadoras do mundo à série de livros mais bem-sucedida da história, numa parceria pioneira que ajudará a moldar o futuro da ação de contar histórias. Temos orgulho de fazer parte disso, tanto no momento desse anúncio, quanto na colaboração para o seu desenvolvimento através dos anos.”

Sobre a parceria com a Sony no Pottermore, J.K. Rowling comentou:
“Acho que as pessoas sabem, mas sempre protegi muito o Harry e sempre fui seletiva com quaisquer novas iniciativas, mas estou totalmente comprometida em fazer dessa parceria com a Sony e desse maravilhoso website um sucesso. Poderia trabalhar com muitas empresas nessa digitalização do mundo de Harry Potter, mas é a filosofia única de criatividade em harmonia com a tecnologia que fizeram deles minha primeira escolha como parceiro principal. O espírito por detrás da filosofia da Sony, de make.believe [nota do Ish: fazer acreditar], se acopla verdadeiramente aos valores do próprio Pottermore.”

A detalhada execução criativa foi conduzida pela TH_NK, agência digital líder do segmento, sob a supervisão de J.K. Rowling e a equipe de gerenciamento do Pottermore, em cooperação com a Sony. As editoras de J.K. Rowling, Bloomsbury no Reino Unido e Scholastic nos EUA, bem como outras ao redor do mundo, têm apoiado ativamente a criação do pottermore.com e da loja. A Warner Bros, responsável pela franquia de filmes de enorme sucesso de Harry Potter, também é uma das parceiras que trabalhou para apoiar o lançamento do Pottermore através de marketing, promoção e outros esforços, e continuará a colaborar à medida que o projeto cresce.

O desenrolar do segundo livro, Harry Potter e a Câmara Secreta, chegará ao site no início de 2012. A loja Pottermore abre junto com o lançamento do site para todos, em outubro, vendendo de maneira exclusiva uma vasta gama de eBooks e áudio-livros digitais em algumas línguas.

Concebido para fãs de todas as idades, o website foi criado tendo em conta a segurança infantil, empregando as melhores práticas e tendências de códigos da internet no Reino Unido, Europa, EUA, e no resto do mundo.

Pottermore é revelado por J.K. Rowling!

POTTERMORE
Press release – Equipe

Pottermore
23 de junho de 2011
Tradução: Renan Lazzarin

SOBRE A EQUIPE DE GESTÃO DO POTTERMORE

Neil Blair (Lufa-lufa) é o agente literário de J.K. Rowling e supervisionou a criação do Pottermore desde a sua concepção. Neil estudou direito no Exeter College, de Oxford, e no College of Law em Guildford, antes de trabalhar na Linklaters na cidade de Londres, e depois se uniu à Warner Bros, onde foi Chefe de Assuntos de Negócios em toda a Europa. Ele entrou para a agência literária Christopher Little em 2001.

Rod Henwood (Corvinal) é o diretor executivo do Pottermore. Rod é um CEO experiente em mídia e entretenimento, com um histórico carregado de inovações digitais bem sucedidas. No início de sua carreira, ele foi diretor geral da Central TV e da Fox Kids. De 2003 a 2005, foi diretor executivo do Perform Group, o webcaster líder mundial de conteúdo esportivo. De 2005 a 2008, ele se sentou à mesa principal do Channel 4, onde desenvolveu e lançou o 4oD, o primeiro comercial do mundo com o serviço de vídeo sob demanda. Pouco antes de se envolver com o Pottermore em 2010, ele foi CEO do Project Kangoroo, um projeto de vídeo sob demanda realizado em conjunto com os canais BBC/ITV/C4 que foi embargado pela Competition Commission. Ele também é diretor não-executivo do BinWeevils, rede social infantil.

Tom Turcan (Corvinal) é o diretor de operações do Pottermore. Tom é especializado em criar e expandir negócios digitais. Desempenhou recentemente as funções de gerente geral do segmento digital no Guardian News and Media, onde era responsável pelo DRE digital, e pela plataforma de re-desenvolvimento do website guardian.co.uk, líder na indústria. Serviu de consultor para conselhos de uma série de companhias de mídia e organizações do 3º setor em suas estratégias digitais, incluindo a IPC Media e a Haymarket Media Group. Anteriormente, ele trabalhava em posições de gerência sênior na News International, Capital Radio e Logica, e é graduado tanto na London Business School quanto da Universidade de St. Andrews.

POTTERMORE – PERFIL DAS EMPRESAS

TH_NK é a parceira de desenvolvimento criativo e estratégico que levou à execução do conceito do Pottermore, sob a direção do fundador Tarek Nseir (Lufa-lufa). A TH_NK é uma agência pujante de estratégia e inovação digitais. Seus outros clientes incluem marcas importantes, como a Blackberry, Sony, BBC, Warner Bros e Bupa.

adam&eve tem sido responsável pelas marcas e marketing, incluindo as estratégias de lançamento e a produção do vídeo de anúncio para o YouTUbe, e tem apoiado o desenvolvimento criativo de aspectos internos do site, realizados pela THN_NK – tudo isso sob a direção do sócio fundador Jon Forsyth (Grifinória). adam&eve é uma agência de comunicação criativa de sucesso, mais conhecida pelas propagandas para John Lewis. Em 2010, a agência recebeu o prêmio de Agência do Ano pelas revistas Campaign e Marketing.

Pottermore é revelado por J.K. Rowling!

POTTERMORE
J.K. Rowling lança o Pottermore

The Guardian ~ Alison Flood
23 de junho de 2011
Tradução: Renan Lazzarin

Website Pottermore é lançado por JK como “retribuição” aos fãs
A autora de Harry Potter lança um website gratuito e colaborativo para o qual escreveu extenso material extra

JK Rowling escreveu extenso material inédito sobre o mundo de Harry Potter para sua nova atividade, o Pottermore, conforme revelou na conferência de imprensa de lançamento do website colaborativo.

Do amor da Professora McGonagall por um trouxa quando jovem moça, a como os Dursley se conheceram; de novas informações sobre as casas da Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa, a detalhes sobre madeira de varinha, o recentíssimo background da autora já chega a 18.000 palavras, com mais por vir.

O material será utilizado no novo website gratuito Pottermore, um projeto colaborativo para fãs do universo de Harry Potter. “Queria retribuir algo aos fãs que têm seguido Harry de maneira tão devota por todos esses anos, e trazer as histórias à nova geração,” revelou Rowling. “Espero que fãs e os recém-chegados a Harry se divirtam tanto quanto em ajudar a moldar o Pottermore. Como eu contribuí para o website, qualquer pessoa poderá participar enviando seus próprios comentários, desenhos e outros conteúdios, num ambiente seguro e amigável. O Pottermore foi concebido como um lugar para compartilhar suas experiências com amigos à medida que você navega pelo site.”

De momento, o Pottermore estará restrito ao mundo do primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas todos os livros serão adicionados em seu devido tempo.

O site pretende dar vida à trama para os usuários, com novas ilustrações e “momentos” interativos, que podem ser utilizados. Os usuários começam escolhendo um username mágico, e, conforme avançam nos capítulos do livro, serão sorteados em casas, escolher suas varinhas e vivenciar a vida em Hogwarts, como Harry. Podem até ganhar pontos para suas respectivas casas lançando feitiços e misturando poções.

O website estará aberto a um milhão de usuários sortudos em 31 de julho – aniversário de Harry -, sendo aberto a todos os usuários em outubro.

Em outubro, também serão vendidas diretamente aos usuários não só as esperadas versões em e-book dos livros de Harry Potter, mas também os áudio-books digitais.

“É gratuito,” acrescentou Rowling, que vendeu mais de 450 milhões de exemplares dos livros de Potter em todo o mundo. “Você não precisa pagar para adquirir materiais extras, você não precisa comprar coisa alguma. Esse era um ponto muito importante para mim. É uma questão de ‘retribuição’.”

Embora Rowling tenha dito que é “impossível descrever o que Harry Potter significa para mim”, o Pottermore será a única maneira de fãs obterem material novo de Rowling sobre o mundo de Harry. “Tenho bastante certeza de que não vou escrever mais livros,” disse.

Pottermore é revelado por J.K. Rowling!

POTTERMORE
Ebooks de Harry Potter estão a caminho, mas não uma continuação

Reuters ~ Mike Collett-White
23 de junho de 2011
Tradução: Daniel Mählmann

Os sete livros de Harry Potter estarão disponíveis como ebooks em outubro, disse a autora J.K. Rowling nesta quinta-feira no lançamento de um novo website interativo que permitirá que os leitores navegem através das histórias do bruxo.

Rowling deu a sua indicação mais clara até então de que ela não vai escrever uma oitava história de Harry Potter para seguir a última parte publicada em 2007 pela Bloomsbury no Reino Unido e Scholastic nos Estados Unidos.

“Eu tenho que terminar com Harry”, Rowling disse aos repórteres no lançamento do site Pottermore (www.pottermore.com)

“Não tenho planos de escrever outro livro. Tenho certeza de que terminei a história principal… mas foi divertido enquanto durou.”

Tal é a dimensão da base de fãs de Rowling e o sucesso de seus livros que qualquer indicação de um novo volume seria uma notícia enorme no mundo editorial e cinematográfico.

O lançamento tão aguardado das versões eletrônicas dos livros pode por si só trazer muitos novos leitores para a série de histórias que já vendeu 400 milhões de cópias em todo o mundo e gerou uma franquia cinematográfica feita pelo estúdio Warner Bros.

Os ebooks estarão disponíveis exclusivamente a partir de outubro em vários idiomas no site Pottermore, que foi criado em parceria com a Sony Corp. Eles poderão ser utilizados em todos os principais dispositivos de leitura eletrônica.

“A minha opinião é que não se pode impedir o progresso”, Rowling disse em Londres.

“Ebooks estão aqui para ficar. Eu fiz download de um ebook pela primeira vez depois de muitas pessoas e é milagroso para viagens e crianças em particular. Sinto-me ótima por levar Harry a este novo meio.”

A inauguração do Pottermore e sua loja online acontece três semanas antes do lançamento do oitavo e último filme Harry Potter, “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”, um evento também provável de gerar grande interesse da mídia e dos fãs.

Editoras de Harry Potter ao redor do mundo, a Warner Bros e a Sony têm apoiado o lançamento do Pottermore, e está tudo pronto para lucrar comercialmente através da Loja Pottermore.

DAR ALGO DE VOLTA

Rowling disse que o Pottermore era sobre dar algo de volta aos seus fãs ao redor do mundo, que estão entre os primeiros a criar uma grande e influente comunidade online. Tratava-se também de encorajar as pessoas a ler mais, acrescentou.

“Nós sabíamos que havia uma grande demanda por ebooks, mas… eu queria que fosse mais do que isso”, explicou a autora.

“Eu queria puxá-los de volta para a leitura, para a experiência literária e de histórias… tive muito o que fazer com praticamente todos os aspectos do projeto.”

Há cerca de 18.000 palavras do novo material na forma cenários na vida dos personagens, por exemplo, e a história das casas da escola de Hogwarts.

O site gratuito permite que os visitantes se tornem parte das histórias, passando pelo processo do Chapéu Seletor, por exemplo, ou visitando o Beco Diagonal para comprar qualquer coisa, desde varinhas a poções, para ajudá-los a navegar nos mundos mágicos e “trouxa”.

O site só cobre o primeiro volume, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, e os livros restantes serão adicionados ao longo do tempo. A história do segundo livro sairá no início de 2012.

Rowling disse que ela está trabalhando no projeto há cerca de dois anos.

O site abre para registro no dia 31 de julho, o aniversário fictício de Harry Potter, e o primeiro milhão de pessoas a se registrar terá acesso antecipado ao website e a oportunidade de ajudar a colocar os toques finais para a experiência.

O site será aberto a todos os usuários em outubro.

Apesar de fechar a porta para a série Potter, Rowling não excluiu a publicação de uma enciclopédia do mundo Potter.

“Haverá algum dia uma enciclopédia? Possivelmente. Se algum dia eu fizer uma enciclopédia impressa, gostaria que todos os recursos fossem para a caridade.”

Pottermore é revelado por J.K. Rowling!

POTTERMORE
JKRowling.com
23 de junho de 2011
Tradução: Daniel Mählmann

Seção: Notícias

Vocês podem ter notado recentemente uma série de corujas em vários sites levando-os a um vídeo no YouTube, onde faço o meu anúncio animador mais recente.

O POTTERMORE é um novo site, onde você pode desfrutar de uma experiência online baseada em torno dos livros de Harry Potter, que inclui novas informações exclusivas vindas de mim. Se você deseja assistir ao vídeo do anúncio, por favor, clique aqui.

Embora você vá me ouvir falar mais sobre o pottermore.com no momento, o jkrowling.com permanece como meu próprio site pessoal para vários conteúdos, tais como biografia e bibliografia atualizadas, e links para organizações relevantes, incluindo instituições de caridade que eu apoio.