As Relíquias da Morte ︎◆ Filmes e peças ︎◆ Parte 1 ︎◆ Parte 2

Filmagens do Chalé das Conchas terminaram na quinta-feira

A nossa equipe passou a última semana inteira noticiando sobre as filmagens de Harry Potter e as Relíquias da Morte no set do Chalé das Conchas, contruído em uma praia de Pembrokeshire, que se iniciaram na segunda-feira e deveriam ter terminado na sexta.Segundo o Wales Online, no entanto, o último dia de filmagens foi a quinta-feira, e neste mesmo dia estavam sendo feitas preparações para desmontar o chalé e os atores voltaram para Londres, deixando apenas alguns membros da equipe técnica e da segurança para proteger o set.

Imagens deste último dia se encontram aqui, cortesia TLC – inclusive com o momento em que todos aparatam da Mansão Malfoy.

Atualizado: A tradução do artigo na íntegra, que conta com opiniões de fãs sobre as gravações e o set tão cheio de detalhes, já se encontra em notícia completa!

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE
O negócio anima-se conforme os fãs de Harry Potter se encantam com o ‘impressionante’ Chalé das Conchas

Wales Online ~ Andrew Pugh
16 de maio de 2009
Tradução: Raquel Monteiro

Durante a semana passada o litoral idílico de Pembrokeshire viu uma peregrinação constante de fãs encantados de Harry Potter e moradores ansiosos para vislumbrar o set do último filme do jovem bruxo. O repórter Andrew Pugh juntou-se a multidão

Em uma normal tarde de Maio, as longas praias de ouro no litoral da Freshwater West Beach são esparsamente povoadas.

A história é diferente nos meses de Verão, naturalmente, quando ela se transforma em um imã de surfistas, pessoas passeando com cães e casais aposentados curtindo piqueniques no pequeno estacionamento contemplando do alto o contorno da pitoresca costa.

Mas para qualquer um que se encantar por ela, não é difícil ver por que foi escolhida como a locação do Chalé das Conchas, um porto seguro onde, em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry e os seus amigos buscam refúgio do mau Lord Voldemort.

No livro, JK Rowling descreve-o como um “um lugar solitário e belo”. Ninguém que olha para a vista de rochedos íngremes de arenito, afloramentos rochosos e dunas de areia dourada nesta semana teriam negado a sua beleza – mas certamente não foi solitário.

Ao meio-dia da Quinta-feira – ultimo dia de filmagem (pelo menos até que a praia seja usada pelo diretor Ridley Scott para recontar Robin Hood mais tarde neste Verão) – o estacionamento estava cheio, e os motoristas estavam se empurrando por espaço ao longo do íngreme caminho que conduz à praia.

Do topo da colina com vista para a praia, a primeira coisa que você nota na distância são as incongruentes gêmeas chaminés do Chalé das Conchas que aparecem por cima das dunas, e a multidão que enxameia em volta dele.

Para os moradores que vivem nas aldeias próximas de Castlemartin, Angle e Rhoscrowther, não é todo dia eles vêem tais multidões, sem falar de celebridades como Helena Bonham Carter e Daniel Radcliffe, na praia.

Nem é todo dia que eles veriam fotógrafos e ajustados repórteres, como este, fazendo o seu caminho através da praia de pedregulhos debaixo de um forte sol, esmagando insetos com o seu caderno.

Mas depois de suprimir os seus perturbantes risinhos eles ficam ansiosos para falar – principalmente sobre o auxílio que a filmagem deu à indústria de turismo, que é tão importante para a economia local.

Alguns donos de hotel estiveram dizendo que o negócio aumentou em mais de 150 % no meio de Maio, graças à chegada da popular franquia de filmes nesta determinada esquina de West Wales.

No meio de uma recessão, e depois de uma indústria de turismo abalada por dois tristes verões sucessivos, ele é um auxílio especialmente bem-vindo à área com esperanças que haverá mais para vir com a refilmagem de Robin Hood.

O proprietário de restaurante Jonathan Hughes, 31, de Saundersfoot esteva em sua segunda visita à praia. “É fascinante, eles construíram um set impressionante,” ele disse. “O detalhe da casa é muito impressionante. Estive aqui sábado para assisti-los filmando e tinha uma gigantesca multidão. Vimos uma parte do elenco principal ensaiando, que não é algo que se vê todo dia.

“Eu acho que é ótimo para a área e está trazendo muitos visitantes. Falei com pessoas de todos os lados. Estávamos conversando com alguns adolescentes de Shrewsbury que vieram durante o dia.”

À Quinta-feira preparações eram feitas para desmontar o Chalé das Conchasl e as estrelas tinham voltado para Londres, deixando só alguns membros da produção e seguranças para proteger o engenhoso set. Mas até isso não desanimou fãs de Potter como Geraldine Bluck, 61, quem tinha viajado de Cirencester, Gloucester, para ter um vislumbre da casa e o seu telhado de conchas.

“É assombroso o que eles fizeram,” ela disse. “Sou uma grande fã dos filmes e também li todos os livros, portanto é ótimo ver o novo filme ser feito. Não posso esperar para ver como vai parecer no filme.”

Outro fã, Gordon Lines, 58, viajou de Bristol. Ele disse: “é muito impressionante. Fiquei surpreso com o quão perto você podia ficar. Estou ansioso para ver o filme, os anteriores foram ótimos.”

Não eram apenas fãs obsessivos de Potter que ficaram encantados com o Chalé das Conchas, com pessoas chegando à praia do outro lado de West Wales.

Um grupo de adolescentes locais de Pembroke e Haverfordwest – formados por Daniel Edde, 18, Josh Cleaver, 17, Robert Rogers, 17 e Ashley Sheenan, 18 – também estavam fazendo uma visita final ao chalé.

Daniel disse: “foi legal ver tantas pessoas virem aqui. É uma área popular, mas não é normalmente tão cheio.”

O residente de Pembroke Dock, Chris Haines, 70, desejava tirar fotos do set antes que ele desaparecesse para sempre.

“É absolutamente assombroso. Eu costumava trabalhar em filmes há muito tempo, mas nunca vi nada como isto. Amei.”

O set atraiu milhares de visitantes durante a semana passada. “É uma pena eles não poderem deixá-lo aqui, pessoas viriam aqui durante todo o ano.”

Os fãs terão de esperar pelo Chalé das Conchas, com a primeira das duas partes do filme que não serão lançadas até o próximo ano.