O Cálice de Fogo

David Edwards comenta o filme

O crítico David Edwards que assistiu Harry Potter e o Cálice de Fogo ontem na pré-estréia mundial disse para o The Mirror suas considerações sobre o novo filme.

Entrar na sala de cinema para assistir as novas aventuras do bruxo adolescente foi como entrar sem querer num encontro religioso de renascimento.

Multidões de crianças sortudas o suficiente para conseguir entradas sentam-se tremendo de excitação e, quando o projetor começa a rodar, há uma gritaria que não pareceria inapropriada numa convenção do Billy Graham. [Continua…]

David ainda disse que a duração de 157 minutos deixou o filme um pouco longo. Será?

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO: UM VEREDITO DE DAVID EDWARDS
Tradução: Júlio

Entrar na sala de cinema para assistir as novas aventuras do bruxo adolescente foi como entrar sem querer num encontro religioso de renascimento.

Multidões de crianças sortudas o suficiente para conseguir entradas sentam-se tremendo de excitação e, quando o projetor começa a rodar, há uma gritaria que não pareceria inapropriada numa convenção do Billy Graham.

E ninguém no cinema poderia ser saído decepcionado já que o quarto filme é o melhor da série – uma fantasia épica impressionante, mágica e verdadeiramente hipnotizante que faz lembrar como um filme infantil pode ser ótimo. Com 2 horas e 37 minutos, ele é um pouco longo, acreditem.

Baseado no bestseller de JK Rowling, o filme começa com Harry, Ron e Hermione indo à Copa Mundial de Quadribol. É um espetáculo que provaca medo onde times rivais duelam em suas vassouras, animado pelos milhares de torcedores.

Mas tempos sombrios aproximam-se na forma do vilão Lord Voldemort.

Há momentos brilhantemente engraçados, particularmente a presença da jornalista intrometida Rita Skeeter.

Há também uma ótima participação do Brendan Gleeson como Alastor “Olho-Tonto” Moody, o professor alcoólatra. Os veteranos Timothy Spall, Maggie Smith, Alan Rickman, Gary Oldman e Robbie Coltrane também reaparecem de forma agradável.

Mas a melhor parte do filme é a abordagem cômica da angústia adolescente, principalmente as tentativas desajeitadas de Harry para se aproximar da enfeitiçante Cho Chang.

Diferente dos três primeiros filmes que receberam censura livre, o Cálice de Fogo tem censura de 12 anos – e pode-se entender o porquê. Muito, muito mais sinistro do que qualquer coisa que veio antes. Eu não recomendaria para as crianças pequenas. Há um tom ameaçador no filme que é persistente e o vilão de Fiennes (Voldemort) vai ser o pesadelo das crianças.

Há alguns outros problemas com o filme, no entanto. Primeiramente há a duração de um épico. E também aqueles que não estão familiarizados com os filmes anteriores podem ter dificuldade com o decorrer da trama deste último.

Harry Potter e a Ordem da Fênix está em pré-produção mas terá que fazer um esforço fenomenal para sair melhor que o Cálice.