Filmes e peças ︎◆ O Enigma do Príncipe

Filmagens de RdM estão em 1/4 do trabalho completo

O Film Journal publicou um novo artigo sobre o produtor David Heyman, em cujo texto o britânico fala sobre suas coisas favoritas em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, discute a divisão de Relíquias da Morte, e revela que a equipe já fez um quarto do trabalho da agenda de filmagens do sétimo filme.

Isso não nos atingiu ainda porque é uma agenda de 248 dias, e nós estamos no dia 67 ou 68. Ainda há 180 dias por vir – e, em seguida, há um ano de pós-produção – então o horizonte se parece muito mais perto do que nunca, mas ainda não está sobre mim. Suponho que haverá sentimentos mistos. Eu aprendi um bocado. Continuo a aprender. O material continua a me inspirar e desafiar. Estar nesta aventura, trabalhar nos Potters, tem sido o presente de todos os presentes.

Em breve nós publicaremos a tradução na íntegra, portanto fiquem de olho no Ish! Thanks to Snitch Seeker!

Atualizado: A tradução já se encontra em notícia completa!

DAVID HEYMAN
Fazendo mágica: o produtor David Heyman se aproxima do fim da série de Harry Potter

Film Journal ~ Harry Haun
18 de junho de 2009
Tradução: Fabianne de Freitas e Dérick Moreira

“É muito engraçado falar sobre o Seis porque nós progredimos – estamos mergulhados no Sete agora”, diz David Heyman, que é o principal produtor de toda a série incrivelmente popular Harry Potter. Verdade seja dita, ele até já prosseguiu além do sétimo e último volume da série de livros prodigiosamente popular de JK Rowling.

Agora mesmo, neste momento – filmando uma cena entre Harry (Daniel Radcliffe) e Hermione (Emma Watson) em uma locação ensolarada nas Praias de Brunham onde os dois montaram suas tendas temporariamente durante a sua viagem na estrada – o produtor de 48 anos está firme e se mantendo saudável. Compreensivelmente relutante de deixar o que é bom, Heyman optou por dividir o último livro de Harry, Harry Potter e as Relíquias da Morte, em dois filmes. A parte 1 será lançada em 19 de novembro de 2010 e a parte 2 virá em 15 de julho de 2011.

Em 15 de julho deste ano, o Titã No. Seis – Harry Potter e o Enigma do Príncipe – move-se fortemente para o mercado onde os cinco filmes anteriores arrecadaram quase 1 bilhão por filmes em valor bruto ao redor do mundo (em um total de $ 4.485.466.623).

Heyman precisa de um momento para dragar do que se trata aquele filme. “Minha cabeça está tão envolvida no Sete então, de repente, você tem que voltar para o Seis”, ele explica. “O que eu amo sobre o filmes Potter é que cada um é tão diferente de seu antecessor. Na verdade, eu acho que todos são bem diferentes. Eles se focam em histórias diferentes, e você tem novos personagens e chegam e dão vida à eles”.

Os suspeitos de sempre e vários velhos amigos também estão retornando para o sexto ano de Harry na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os funcionários da escola são Alvo Dumbledore de Michael Gambon, Severo Snape de Alan Rickman, Minerva McGonagall de Maggie Smith, Remo Lupin de David Thewlis, Petunia Dursley de Fiona Shaw, Madam Pomfrey de Gemma Jones, Rúbeo Hagrid de Robbie Coltrane e a adição agourenta de Horácio Slughorn de Jim Broadbent, que guarda alguns segredos sobre Lord Voldemort (Ralph Fiennes).

Fiennes poderia ter dado a sua contribuição para este filme pelo telefone, mas a presença sinistra de Voldemort é bem palpável, sua ascensão iminente ao poder e seu encontro inevitável com o menino bruxo reúnem sombras para o eletrizante Round Sete(s).

Para prepará-lo para esta batalha, bem parecido com o que Burgess Meredith fez em Rocky, o Prof. Dumbledore começa a instruir Harry sobre a natureza maligna de Voldemort, levando-o em diversas jornadas para que quando ele venha a encarar o vilão no episódio final, ele estará melhor preparado. Slughorn não é o único que é visto com cautela, o arquiinimigo do Episódio Um, o esnobe Draco Malfoy (Tom Felton) a quem somente o Harry suspeita de ser um agente de Voldemort – “Tom esteve em todos os filmes”, diz Heyman, “e é ótimo para ele – neste filme particularmente – ter algo para articular sua atuação. Eu acho que a performance dele tem mais nuances porque ele tem mais o que fazer”.

“E enquanto toda essa intriga está sendo desenvolvida, nós temos alguns romances brotando entre os principais”. O amor encontrou Harry Potter recentemente no quinto filme, mas de uma forma branda e simples. Agora, a segunda vez, ele lança faíscas amorosas com Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de seu melhor amigo, Rony (Rupert Grint) que se sente atraído por Hermione. Lilá Brown (Jessie Cave) e Dino Thomas (Alfie Enoch) também figuram neste corrida dos hormônios em ebulição.

Esse novo filme traz uma mudança de ritmo em relação ao seu antecessor, Harry Potter e a Ordem da Fênix – o quinto filme Potter e o primeiro dirigido por David Yates, que fica para finalizar a série. “Fênix foi um filme mais denso e sombrio”, diz Heyman. “Este é mais solto. Nós aproveitamos um tempo para explorar os personagens. É claro, tem grandes cenas de ação, grandes cenários, mas eu acho que o que as pessoas realmente amam nos filmes de Harry Potter são os personagens – Rony, Harry, Hermione – passar algum tempo com eles. Esse é o verdadeiro prazer, eu acho. Para mim, quando eu li os livros, o que mais gostei foram esses três personagens – na verdade, todos os personagens, os professores que eles gostam e que eles não gostam – e eu achei isso muito identificável, verdadeiro e familiar, tendo ido para uma escola como aquela”. A escola que ele freqüentou em Westminster não tinha muita magia, como ele se lembrava, “mas tinha várias estruturas góticas, não tão diferentes de Hogwarts”.

Produção é o negócio da família Heyman. O seu pai, John Heyman produziu The Go-Between. A sua mãe, Norma Heyman produziu Ligações Perigosas. O filho deles entrou para o negócio como assistente de produção, prestou atenção e, em 1992 estava produzindo o seu próprio filme Juice, com Tupac Shakur e Samuel L. Jackson, seguido, dois anos depois, pelo filme cult, The Stoned Age. Depois de prosperar neste país como um executivo, ele retornou para Londres e fundou sua própria companhia, a Heyday Films, em 1997 – a no em que ele encontrou Harry Potter em forma de folha de correção.

“Nós escolhemos o primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal – a Warner me escolheu – com direitos sobre todos os livros seguintes. Eu amo livros. Eu leio vorazmente, e tive sorte de ter estado no lugar certo na hora certa”.

Heyman não somente lê rápido, ele também lê desde cedo- e isso, de maneira geral, é o segredo do seu sucesso arrebatador. “Você tem de perceber que isso foi antes dos livros serem publicados.” É uma prática que ele mantém fora do mundo Potteriano.

Interessantemente, dos quatro filmes não-potterianos que ele fez desde que assumiu o projeto do agitador de varinha, os mais elogiados pela crítica focam-se em jovens garotos vivendo em um mundo conturbado. “Eu acho que o que os une é o fato de que são filmes sobre pessoas que não se encaixam na sociedade. Cada um é diferente, mas eles possuem um centro emocional ao qual eu respondo.

“O menino do pijama listrado foi sobre preconceito. O holocausto é algo que considero importante e que deve ser lembrado- mas é contado de uma perspectiva única. Também, é sobre como as crianças oferecem uma esperança para o futuro. O livro e o filme eram sobre dois garotos que foram criados para se odiarem, mas que foram capazes de superar isso. No final das contas, o que nos separa das influências, quando elas estão isoladas, é ser capaz de desfrutar da companhia um do outro enquanto crianças, e acho isso maravilhoso. Em Is Anybody There? (Tem alguém aí? Em tradução livre), adoro os relacionamentos que um jovem garoto teve sendo criado em uma casa de repouso. Acho que é sobre comunidade e sobre viver a vida.”

IMDb lista Heyman com 13 projetos de filmes na manga para quando acabar a saga Potteriana. “Esse número não é tão grande para alguns produtores, na verdade,” responde ele quase se desculpando. “O que acontecerá depois, eu não sei. Eu tenho um projeto baseado naquelas histórias do urso Paddington de Michael Bond. Eu recentemente optei por um livro de Mark Haddon chamado The Curious Incident of the Dog in the Night-time( O curioso incidente do cachorro durante a noite) antes dele ser publicado. Steve Kloves, que escreveu o roteiro de quase todos os filmes de Harry Potter, está escrevendo e dirigindo ele. Depois disso eu tenho um thriller de aventura, Methuselah, o qual o escritor e diretor James Watkins fará.”

Não que ele esteja ansioso por continuar sua vida sem a série. “Harry Potter tomou grande parte da minha vida, mas tem sido um imenso prazer. Esse último, eu quero aproveitar. Não quero me separar dele por muito tempo.”

Ajuda, é claro, o fato de Harry Potter e as Relíquia da Morte estar sendo entregue para ele agora como dois filmes, duplicando o seu prazer, mas encontrar o momento preciso para a demarcação “foi trabalhoso. Não vou revelar onde ela se dá ainda, mas há algumas opções. Inicialmente não era a favor de realizar dois filmes. Então eu analisei o livro com a ajuda de Steve Kloves , buscando por coisas que pudessem ser omitidas, o que é sempre um desafio. Quando Alfonso Cuarón [diretor do terceiro filme, Harry Potter e o Prizioneiro de Azkaban] entrou no projeto, uma das saídas que encontramos foi contar a história de forma distintiva do ponto de vista de Harry Potter – e coisas que não faziam menção a ele foram postas de lado, pois simplesmente não havia espaço suficiente para tudo.

“No sétimo livro, Harry está presente no centro de tantas coisas que, quando olhamos para o que iríamos cortar, ficou impossível. Não havia quase nada que pudéssemos confortavelmente cortar, então se tornou muito claro que teríamos de fazer dois filmes.

Uma vez tomada essa decisão, o desafio é descobrir onde cortar o filme. Acho que fizemos uma escolha bem interessante. Deste jeito admite-se que esse é na verdade um livro só e que existem duas partes da mesma história, e acho que será muito empolgante.

“Na realidade, há material quase suficiente aqui para se fazer três filmes, mas acho que isso provavelmente seria forçar muito a barra. O livro é como uma pintura muito bem detalhada.”

Heyman está completamente ciente de que uma experiência única está chegando ao final. “Eu sei que fui extremamente privilegiado por fazer parte da pré-produção, produção ou pós-produção desde 1999. Quando acabar, 12 anos terão se passado- e essa terá sido uma incrível, incrível jornada. Nunca tive que me preocupar com o próximo filme, então um sentimento de segurança esteve presente ao se trabalhar com pessoas que são como uma família – muitas das mesmas pessoas desde o primeiro filme.

“Será como começar do zero. Haverá tristeza, mas ao mesmo tempo, estou muito empolgado pelas chances que terei. Estou muito empolgado por estar livre para novos projetos.”

Claramente, Heyman está mantendo a melancolia distante. “Ainda não caiu a ficha, pois é um planejamento de 248 dias, e estamos no dia 67 ou 68. Faltam 180 dias para o final – e depois disso ainda há mais um ano de pós-produção – então o horizonte se aproxima mais rápido do que nunca, mas ainda não me alcançou. Suponho que os sentimentos serão misturados. Aprendi muito. Continuo a aprender. O material continua a me inspirar e desafiar. Estar nessa aventura, trabalhar nos filmes, tem sido o maior presente de todos.”