Artigos

Ginevra Molly Weasley, Coincidências ou Fatos?

Na sua estréia como colunista no Potterish, Rodrigo Salvador escreve sobre a personagem Gina Weasley. Deixamos avisado que os que não gostam da menina não vão querer ler a coluna.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

Ginevra Molly Weasley, Coincidências ou Fatos?
Por Rodrigo Salvador

Enumerando os fatos para não causar um emaranhado de perguntas e julgamentos inadequados, para isso utilizarei a didática:

-Primeiramente gostaria de expor o raciocinio que utilizarei para fazer essa coluna:

-Sempre estarei me baseando nos livros e somente neles. As opiniões e entrevistas da autora, atores e alheios aos
fatos “reais” mostrados na história serão utilizados ocasionalmente porém serão apresentados com um prévio aviso.

1-)Horcrux – Conforme dito no The Half-Blood Prince, Tom Riddle afirma após escutar meios de se fazer
uma horcrux, que o número 7 representa para ele o número mais poderoso na magia, dito isso e reafirmado pelo professor Horácio Slughorn, Dumbledore afirma que realmente acredita que tenham sido feitas 7 horcruxes(a contar a sétima porção que reside no corpo de Voldemort)**Ressalva: Não existem provas sobre as horcruxes, nem tampouco da certeza de Dumbledore, porém devemos levar em conta a falta de erros do professor durante os 6 primeiros livros.**.
Passada a fase em que acreditemos com base em fatos sólidos mostrados no livro que 7 é o número mágico mais poderoso e místico, vamos continuar a navegar pelo mundo de Hogwarts.

2-)Livros – Obviamente ninguém discordará que o encerramento da saga será no 7º Livro. Mas a qual ponto será coincidência o “número mágico mais poderoso” estar presente novamente? Saindo da base factual entremos em um rápido mergulho a respeito dos livros, nos quais se nota claramente uma mudança à partir do Cálice de Fogo, onde a prioridade até então eram acontecimentos ligados a uma vida estudantil e retoma um caráter mais dinâmico e objetivo com o 4º Livro em diante. Analisando a fundo as tramas vemos também 2 livros ligados intimamente a personagens(Prisioneiro se Azkaban e The Half-Blood Prince), onde vemos o enredo baseado em Sirius Black e Serevus Prince Snape.**Ressalva: Apenas quero estabelecer alguns raciocinios para depois adentrar no assunto que desejo discutir, espero que estejam compreendendo.**

3-)Amor – Indiscutivelmente é um dos temas mais abordados em relação a Voldemort-Harry, pois devemos nos lembrar que a explicação dada por Dumbledore na Ordem da Fênix diz que ele não foi possuido pois tinha um sentimento do qual o Lorde das Trevas não podia Possuir: o AMOR.
Até que ponto as constantes insistências da autora em relação ao sentimento são apenas um detalhe? **Acredito(essa é minha opinião pessoal) que o tão insistente sentimento notado e abordado será crucial para a derradeira batalha entre as forças do Bem e do Mal, leia-se Ordem da Fênix x Comensais da Morte, pois Harry Potter não está sozinho nessa empreitada e tampouco venceria sem a ajuda de alguns personagens.**
PS: Quem de fato é capaz de despertar esse sentimento em nosso “Herói”?

4-)SETE – Como já dito anteriormente, o número Sete é considerado místico e cercado de “magia”. O Sangue-Puro, valorizado por alguns e indiferentes a outros, é também mencionado constantemente, qual seria o interesse da autora em deixar claro que não existe influência sangüinea nas ações das personagens? Ela(autora) diferencia também as personagens pelo caráter psicológico que revelam e suas atitudes quanto a origem do sangue. Não existe muita menção das linhagens familiares nos livros, porém fica claro a intenção de afunilar os olhos a única familia que está sempre em destaque: os Weasley. SETE filhos, sendo a SÉTIMA filha mulher, sendo conectada a Harry Potter pelo sentimento que o salvou de Voldemort, e que tem seu destino unido ao dele por uma Profecia, quando a arma mais importante de Harry é o amor? Meras coincidências ou fatos?!

5-)Ginny Weasley –

a)Acredito que ficou evidente onde eu quero chegar. Teorias sao teorias, ninguém pode adivinhar o que irá acontecer no último livro da saga porém por meio de fatos sólidos é inegáveis, devemos pelo menos pensar um pouco a respeito do papel da Sétima filha dos Weasley.
b)Qual seria a conexão entre ela ser um personagem secundário até o 5º Livro e depois ganhar destaque e notoriedade? Pode ser meramente pelo fato do envolvimento com Harry Potter, porém o sentimento entre o casal fica evidente, algo que se torna forte, para o bem ou mal de ambos.
c)Qual foi exatamente a conseqüência da possessão e consequente salvamento de Ginny na Câmara Secreta?**Isso ainda me aturde um pouco, mas eu diria que apenas apresentou verdadeiramente Harry e Ginny, pois a teoria que a impressão deixada por Voldemort no diário transferiu poderes para ela não é muito bem aceita pela minha pessoa, porém caso veridica, reforçaria a tese da profunda transformação na personagem, em termos de participação e poder.**

Resumindo a todos, além de expor algumas teorias, apresentei a vocês a de Ginny, na qual eu me sustento com fatos que são expostos nos livros e alvos constantes de utilização para teses. A opinião e participação de vocês será muito importante pois das coisas mais absurdas, surgem idéias para fatos dignos de aprovação.

PS: Antes que me perguntem, eu sou a favor do shipper Harry/Ginny. E eu não gosto da opção de tradução do sexto livro, por isso o coloco sempre no seu idioma de origem.