Artigos

Dossiê Dumbledore II – Morte ou acaso? Armação ou desastre?

Nosso contraditório colunista, Rodrigo Salvador, escreve a segunda parte do seu dossiê Dumbledore.

Essa coluna foi usada no Debate que houve em nosso Pottercast Potterish #3 entre ele e o colunista Eduardo.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

Dossiê Dumbledore II – Morte ou acaso? Armação ou Desastre?
Por Rodrigo Salvador

Essa é a segunda parte do Dossiê Dumbledore, onde eu tratarei com vocês dos temas que envolveram a morte do Diretor Alvo Dumbledore.
Vamos aos fatos em uma sequência quase cronológica para não serem perdidas preciosas informações:

1-) R.A.B – Tenho que tratar brevemente desse ponto pois o utilizarei mais a frente. Bom, dentre as diversas teorias sobre quem seria a “pessoa em questão” as mais convincentes são aquelas que afirmam que Régulo(irmão de Sirius Black), é ou teve participação no roubo e possível destruição da Horcrux. Tudo leva a crer que sim pois nas traduções para outras linguas não se esqueçam que as letras foram alteradas para se parecerem novamente com o nome de Régulo, pode ser que seja um truque de nossa querida JK porém ouso afirmar que ele teve sim, participação nessa aventura. Palavras dela própria nos dizem que estamos no caminho certo quando lhe foi perguntado se realmente a hipótese estaria correta.

2-) Encontro de Harry com Sibila – Como já dito anteriormente, por 2 vezes, Sibila além de transmitir, também acertou em suas 2 profecias. Sabe-se que as profecias nem sempre vem a se realizar, apenas os envolvidos podem realmente torná-las concretas, isso é um ponto debatido no livro por Dumbledore. Nesse encontro com Harry Potter, a professora de adivinhação prevê de maneira clara a catástrofe na torre, e é ignorada por Harry.Levando em conta que sempre que ela realmente proferiu algo importante havia estado em “transe”, devemos tratar essa nova “interpretação” como algo falho?! E não podemos esquecer duas passagens do livro em que ela prevê em suas cartas que um moreno próximo a ela, no caso Harry, não gosta da vidente, e pot último a sua revelação do desastre na torre.

3-) Caverna:

a) Poção Esverdeada – A poção que Dumbledore bebe é descrita por ele como algo que o fará sofrer porém não irá matá-lo, não imediatamente, porém levemos em conta o seguinte: Se realmente a poção o mataria porque o Lord das Trevas mataria pessoalmente o senhor Régulo (Ver item número 1), irmão de Sirius Black, supondo logicamente que ele esteja envolvido sozinho ou em conjunto com outras pessoas?!
Vale lembrar que Voldemort delegava essas tarefas a seus Comensais, apenas os que realmente mereciam eram mortos pelo Lord em pessoa.

b) Água do Lago – Outros alegam claramente que a poção apenas forçaria àquele que a bebesse a ingerir a água do lago. Bom, chegamos ao mesmo lugar abordado anteriormente. Porém e se essa água, claramente infestada de inferis, fosse uma poção do Morto-Vivo como também vem sendo afirmado? Ai tirariamos a seguinte conclusão:
Quais são os efeitos dessa poção? Existe cura? Quanto tempo a pessoa levaria para entrar em um sono profundo? Alguém saberia se Dumbledoreestivesse “dormindo profundamente” ou morto?
Uma aula de Snape no entanto nos parece interessante; PF(120) “(…)Posso ensinar-lhes a engarrafar fama, a cozinhar glória, até a zumbificar(…). ” A palavra Zumbificar é destacada das demais, dando a idéia de que Snape realmente conhece seus efeitos, sendo ele peça importantissima em toda essa nebulosa trama. E no decorrer do livro Hermione ameaça dá-la pra Rony caso ele não fechasse sua boca, sugerindo assim o fato de que ela não é mortal. Claro que agoraestamos no terreno perigoso das conclusões e teorias.

4-) Torre:

a) Feitiço do Corpo Preso – Porque afinal Dumbledore paralisou Harry em vez de se defender de um simples Expelliarmus? Porque Dumbledore nãotentou recorrer a sua varinha após perde-la, como se sabe Bruxos poderosos podem utilizar magia sem as mãos, como foi provado até no caso de Harry(ODF-20).Além disso, qual seria a vantagem de paralisá-lo se ele realmente sabia que Draco não teria coragem para matá-lo?
Continuará obscuro o fato, porém é inegável que se ele realmente quisesse morrer, ele não deixaria sua escola desprotegida, ele poderia deixar acontecernaturalmente, supondo que ele fosse realmente morrer! Ou era sua intenção que fosse daquele jeito?
Concluindo ainda, o feitiço do corpo preso pode ser cancelado se uma pessoa perde a consciência? Logicamente que sim, pois se uma pessoa vem a desmaiar, ela não teria
como continuar a manter o feitiço.

b) Draco – Porque ele sabendo que morreria tentou persuadir Draco a mudar de idéia? Para não torná-lo assassino e fazer com que Snape terminasse o Serviço, para assim
o juramento(voto perpétuo) se realizasse e todos saíssem bem daquela situação? Dumbledore com certeza se sacrificaria por uma causa dessas, ou fingiria sua morte também caso isso fosse possível.
Trecho Importantíssimo da edição americana:

“-Ele não pode te matar se você já estiver morto. Venha para o lado certo, Draco, e podemos escondê-lo mais completamente do que pode imaginar. E, mais, posso mandar membros da Ordem ä sua mãe hoje ä noite, e escondê-la também. Ninguém ficaria surpreso que você tivesse morrido na tentativa de me matar – desculpe-me, mas Lord Voldemort provavelmente o esperaria. Nenhum
dos Comensais da Morte ficaria surpreso que nós tivéssemos capturado e matado sua mãe – era o que eles iriam fazer sozinhos,Afinal de qualquer jeito. Seu pai no momento está seguro em Azkaban… quando chegar a hora posso protegê-lo também… venha para o lado certo, Draco… você não é um assasino…”
Reparem na parte: Se você já estiver morto. E comparem coma edição que vocês possuem em sua casa.

c) Avada Kedavra – Uma Azaração Não-Verbal pode tornar fraca ou sobrepor algo verbalizado caso seja interesse de um bruxo extremamente poderoso, como é o caso de Snape?
Os feitiços Não-Verbais são trabalhados excessivamente no Half-Blood Prince, nos levando a teoria de que é possível caso o bruxo tenha controle sobre seus poderes.
Outro fator importante seria abordado em 2 Livros, no Cálice de Fogo, Moody(Barto Crouch Jr. no caso) afirma que caso não haja o interesse em matar o máximo que viria a acontecer seria um sangramento no nariz. Na Ordem da Fênix, Bellatriz Lestrange afirma também que a maldição Cruciatus só funciona caso você realmente tenha o desejo de imprimir a dor. Portanto caso nao haja o interesse em matar o feitiço realmente não matará. No momento em que Dumbledore “suplica” a Snape, este seria um pedido para proteger Harry após sua morte? Seria algo para ele continuar com o plano que Dumbledore sabia que podia dar errado e ele ser morto por Snape? Ou uma súplica verdadeira?
Sinceramente, ninguém em sã consciência acreditaria na terceira hipótese, portanto nos leva a concluir que toda essa trama acaba pairando também em Snape ser ou não FIEL a Dumbledore, e não ser do “Bem” ou do “Mal” como costuma se afirmar.

d) Queda – A queda poderia matá-lo se ele não estivesse morto? Isso realmente fica difícil de responder, porém mesmo ferido Dumbledore não seria morto por uma simples queda. Acredito eu que seu poder supera os limites de um homem normal, por isso é um ponto não muito relevante.
Apenas uma coisa me chama a atenção, porque a descrição do feitiço explodindo no corpo de Dumbledore e o fazendo pairar no ar não foi retratado nas outras mortes originadas pela Avaka Kedavra? Seria apenas uma descrição para aumentar o grau dramático da cena, ou uma dica importante? Apenas o sétimo livro irá nos responder.

5-) Severo Prince Snape – Até que ponto ele é confiável? Infelizmente não é possivel definir com clareza qual é sua posição na trama. Porém não se deve duvidar da capacidade do bruxo em questão, portanto o plano em questão depende também das suas habilidades e suas fraquezas para uma execução bem sucedida. Houve ou não exito? Snape era ou não Fiel a Dumbledore? O voto perpétuo pode ser Confundido com uma magia poderosa? Até que ponto tudo isso seria relevante?
Não cabe nesta coluna discutir a personagem, porém cabe uma reflexão de que Snape age em beneficio próprio, porém segue suas convicções, não importando o lado que ele esteja.
O que o fez ganhar tanto a confiança de Dumbledore? Legilimência? Um outro voto perpétuo? Histórias da carochinha? O que se passou na floresta quando Snape disse que não estava a vontade com o plano de Dumbledore? Qual fora o motivo da discussão?
Fatos esses que também nos levam a duvidar da trama em questão e a raciocinar os verdadeiros motivos da “morte” de Dumbledore.

6-) Voto Perpétuo – Até que ponto o voto pode ser quebrado ou enganado, lembrando que o bruxo em questão é Alvo Dumbledore?! Eu diria que lendo o Half-Blood, Snape claramente o sela porém ele prometa a Narcisa proteger Malfoy e caso Draco não consiga, Snape terminaria a tarefa.
Pois bem, a Tarefa: Qual seria a Tarefa? Matar Dumbledore, implantar os comensais da morte na escola? E se Draco não estivesse correndo perigo na presença de Dumbledore
e a tarefa fosse introduzir os comensais em Hogwarts? Caso pensemos nessa possibilidade Snape já estaria livre do voto, porém não existem fatos suficientes e tampouco informações claras sobre o Voto Perpétuo e nem a tarefa de Draco. Tudo leva a crer que sua tarefa era realmente matar Dumbledore, porém nossa querida autora já nos enganou
algumas vezes, então esperemos para ver o resultado.
E por último, quantas vezes você tem a tentativa de realizar o pacto? Existe uma duração? Pois como se sabe, indiretamente Draco tentou matar o diretor duas vezes e não obteve sucesso portanto Snape deveria ter morrido. Qual é a real situação que caracteriza o pacto ter falhado? Mais uma pergunta sem resposta até o presente momento.

7-) Prisioneiro Condenado + Mão Podre – Não me agrada, porém discutirei brevemente essas 2 teorias. Uma afirma que Dumbledore usou um prisioneiro condenado a morte em Azkaban a se passar por ele, por isso suas memórias estavam em um vidrinho. Absurda e sem nenhum fundamento. O que valhe a pena é analisar o porque de sua memória nao estar guardada com ele.Seria para deixá-la para Harry caso ele morresse? Para evitar cair em mãos erradas? Ou apenas pela idade? Seriam questões relevantes, porém nada esclarecedoras. Ouvi muito se dizer que Dumbledore estaria morrendo por causa da maldição, ou veneno que o atingiu quando ele destruiu uma das Horcruxes de Voldemort, nesse caso o anel. Bom desde o começo do livro, até o último contato com a citação da mão de Dumbledore, ela continua no mesmo estado, não tendo regredido e tampouco progredido, axo que é uma
teoria sem fundamentos e também não nos leva a lugar algum.

😎 Patrono + Animago – Bom, também analisei os diversos comentários a respeito dos Patronos e confesso que nenhuma das teorias em questão me foram agradáveis. Pois bem, vamos aos fatos;
O patrono de Dumbledore é uma Fênix, porém nada disso faz com que o mesmo possa se transformar no animal em questão e tampouco possuí-lo, no caso Dumbledore TÊM uma fênix porém me parece que a lealdade para com ela que a faz ser “seu animal de estimação”. O patrono não é uma representação do animago que a pessoa pode vir a se transformar, o patrono nada mais é que uma energia positiva, algo feliz, que se contrasta com os dementadores. O patrono é próprio para cada bruxo que o conjura, e isso é impessoal. O formato do animal pode vir a coincidir com o formato que ele possa ter ao virar animago, porém nada garante que seja a mesma coisa. Não existem provas no livro que nos façam pensar o contrário.

9-) Forma do Corpo do Diretor – Observemos primeiro este trecho:
Half-Blood(478) – “(…) de braços e pernas abertos, quebrado: o maior bruxo que Harry conhecera ou jamais conheceria.Os Olhos de Dumbledore estavam fechados; exceto pelo estranho ângulo dis braços e pernas, ele poderia estar DORMINDO.(…)”
De acordo com o techo aqui representado, essa afirmação perpassa por algumas pessoas, muitas se sustentando também na poção do Morto Vivo, para assim afirmarem que Dumbledore está sob o efeito de tal poção e conseqüentemente VIVO. Até que ponto Dumbledore sobreviveria a queda? Teria ele forças para invocar algum feitiço sem varinha? Sabe-se que ele é capaz, mas não se sabe a gravidade do feitiço que ele sofreu, tampouco se ele realmente está vivo, porém acho que são validas essas considerações; Afinal só se fechar em uma verdade e não olhar a volta é um erro muito comum do ser humano.

10-) Fênix – Qual o real motivo pelo canto da Fênix ? Cheguei a ver algumas teorias loucas de que se a Fênix de Dumbledore estava cantando daquela forma era para expressar que o Diretor estava transmitindo uma mensagem para todos. Bom, vamos aos fatos, o que realmente se sabe sobre Fawkes é que ela é fiel a Dumbledore, portanto fica uma pergunta:
Porque ela não o ajudou na torre, no momento de sua suposta morte? Todos sabemos que sempre quando se precisou dela, ela apareceu, então ficamos com a dúvida. Será que ela não foi ao seu auxílio por um pedido do próprio diretor, ou ele não corria perigo?
E qual é o real significado da canção que é ouvida por todos? Existem inúmeras interpretações, portanto aceitarei a idéia de que ela quer transmitir uma mensagem, e entenderemos
o real significado dela muito em breve.

11-) Quadro – Primeiro novamente um trecho do Half-Blood(491):
“(…) E um novo retrato se reunira às fileiras de diretores e diretoras de Hogwarts já falecidos…Dumbledore dormia em uma moldura sobre a escrivaninha, seus oclinhos de meia-lua encarapitados no nariz torto, parecendo em paz e despreocupado.(…)”
Após a leitura desse trecho chegamos na minha opinião em um ponto crucial, não importando se ele está de fato morto ou não, eis o meu raciocinio;
Primeiramente como um novo quadro é colocado? Qual é a magia utilizada para tal fim? Como ela reconhece se alguém está realmente morto?
É possivel enganar essa mágica com algum feitiço? Passado essas perguntas sem resposta, nos levamos à seguinte alternativa:

a)Caso ele esteja vivo, realmente ele arquitetou um plano genial para passar despercebido de todos, pois como vocês sabem, existem espiões por toda parte e para o plano ser bem sucedido ele teria que arquitetar tudo, desde a sua morte até os meros detalhes. Poder não lhe falta, motivos também não, pois com ele dado como morto seria muito mais fácil agir, sendo ele um mestre em transfiguração. Todas essas questôes infelizmente só nos podem ser respondidas pelo derradeiro e último livro.

b)Caso ele esteja realmente morto, o quadro com certeza será de suma importância pois sua sabedoria continuará a fluir em Hogwarts, mesmo o Diretor não estando presente
fisicamente. Porém também existe um pormenor que deve ser observado. Qual é a dimensão do conhecimento de um bruxo que passa pela morte e o alcança naquele quadro?
Supondo que ele leve consigo toda a sua consciência, Hogwarts continuará a ser o local mais importante para Harry Potter, pois ele apenas não contará com a magia em pessoa
de Dumbledore, porém sua sabedoria é muito mais importante que isso.

12-) Morte para a maturidade – Aqui saimos do ambiente fictício dos livros e entramos num âmbito mais complexo. Jk por muitas vezes nos depara em seus livros com situações que enfrentamos no dia a dia, situações difíceis, tristes e insuportáveis, mas também trabalha magistralmente
o amor, amizade, e sentimos cada vez mais esquecidos no mundo de hoje. Será ela mais uma influenciada pela mesmice e eliminará de vez Dumbledore para que o “Herói” siga seu caminho sozinho?
Isso seria para muitos uma aposta justa, afinal, seria o amadurecimento de Harry Potter. Sem seus pais, padrinho e mentor, Harry estaria “sozinho” apenas com seus amigos e o grande amor de sua vida rumo a uma jornada ao desconhecido. Resta-nos esperar e ver qual será a conclusão de nossa querida autora. Porém como percebe-se, ela tem uma grande queda por leitura de grandes feitos da Humanidade, e quem sabe ela siga algumas antiteses e nos surpreenda novamente? Só o tempo nos dirá.

13-) JK Rowling – Tratemos bem rapidamente. Ela afirmou em uma entrevista que nosso Diretor está morto, a citação está presente na primeira parte deste DossiÊ.
Pois bem, esse é o embasamento de 99% das pessoas que acreditam que ele está morto. Porém eu vos contradizo e afirmo que perante a todos os fatos ATÉ ENTÃO MOSTRADOS(Leia-se até Half-Blood) não existe embasamento suficiente para provar a morte de Dumbledore, e sim o contrário; Dumbledore está vivo. Sim, essa é a parte em que todos irão me tacar pedras, porém ressalvo que eu não sou a Sibila e tampouco vidente para as explicações que haverá no último livro, mas até o presente momento me recuso a afirmar que ele está Morto.

14-) Espelho de 2 lados e Sirius Black. – Afirmado pela escritora e teorizado por muitas pessoas, este famoso espelho aparecerá novamente e terá importante papel no último livro. Agora nos resta uma pergunta! Porque seria tao importante? Não seria somente pelo uso dele por 2 pessoas, como por exemplo, Rony e Harry, pois isso seria apenas um meio melhor de comunicação. Nos resta imaginar uma real função desse espelho…. Será que existe algo ainda nao revelado por ele? Poderia se comunicar com alguém em outra dimensão ou mesmo morto? Sirius Black está morto? Quais sao os verdadeiros segredos daquele famoso Véu da Morte? E porque algumas pessoas escutam sussurros e outras não?
Perguntas ainda sem respostas, mas que podem nos dar uma idéia geral daquilo que esperaremos no último Livro.
Não iria me aguentar se não disesse isso, porém como se ousa afirmar que Sirius Black está morto se não temos detalhes daquele véu? E como um Fantasma pode ter certeza se ele não está morto?
Sabemos que Fantasmas são apenas impressões de quando uma pessoa está viva, mas ele está entre os dois mundos, não está morto, portanto não existe comunicação deles com o mundo inferior.
Tá tá eu falei demais e aqui nem é sobre Sirius Black, mas eu precisava dar uma pontadinha naqueles que afirmam de pés juntos e com 100% de certeza que ele está Morto.

15-) Enterro – Bom, obviamente temos um enterro, diferente de Sirius Black. Isso é um forte indicio da real morte do diretor, porém também seria mais uma das consequências de um plano que não deu certo ou que deu incrivelmente certo. Pois bem, na cena descrita vemos Hagrid entrar com um corpo envolto por uma manta, e o livro nos diz que supostamente era o corpo de Dumbledore.
Alguém durante o capitulo vê o corpo do Diretor morto? Após as homenagens nos deparamos com um fato intrigante que vale a pena ser citado;
Harry acredita que viu por instantes uma fumaça que parecia uma fênix indo para o infinito. Fato curioso com certeza. E a varinha do Diretor, aonde ela foi parar? Porque naturalmente
existe um custume de quebrá-la e conservá-la junto ao corpo ou tumulo, como prova uma musica que Slughorn canta no enterro de Aragogue. Espero ao menos que todas as questões sejam respondidas pela nossa querida JK.

16-) Dumbledore – Algumas considerações devem ser feitas. Dumbledore tem magia suficiente para fazer todos acreditarem que ele está morto? Ou teria ele uma visão extremamente absurda do
futuro e consideraria sua morte necessária? Acho que não há motivos para duvidarmos de seus poderes, teorizo inclusive que seus poderes rivalizariam com o de Salazar Slytherin e Godric Griffyndor mas isso seria assunto para outra ocasião. Apenas para os mais descrentes finalizo o assunto Dumbledore com uma última questão:
Dumbledore é ou era capaz de prever, e até evitar sua morte. Claro que não de ressurgir dela, mas teremos muitas surpresas no último e derradeiro livro da série.

17-) Considerações Finais – Antes de me tacarem pedra, gostaria de esclarecer alguns pontos. Eu sinceramente sinto que dificilmente o Dumbledore está vivo, porém o que me leva a pensar nessa hipótese é que a JK nos diz que ele está morto, e por sua vez nos deixa milhões de fatos que se contradizem ou são mal explicados. Axo que pensar e questionar nunca fez mal a ninguém, portanto aqueles que
afirmam de pés juntos que ele está morto me prove o contrário que eu ficarei feliz. Como vocês viram, essa coluna é muito extensa, portanto posso ter deixado passar erros de ortografia e escrita, me perdoem por esse mero detalhe, porém as vezes as coisas passam despercebidas. E também
gostaria de pedir a todos que me enviem e-mail ou mp´s se tiverem qualquer dúvida, teoria ou qualquer coisa que o valha, pois ficarei muito feliz em responder. E por último, gostaria de dizer que eu tive que dar alguns palpites alheios ao assunto Dumbledore, como o caso de Sirius Black, Snape e RAB, pois eles incidem diretamente no assunto em questão.Sugestões para uma nova coluna também serão aceitos.

Muito Obrigado a todos pela leitura.