Artigos

O Sucesso de Harry Potter está com os dias contados?

Nossa colunista, Sonia Manzonia, continua nossa área de Crônicas, tratando agora a respeito de um tem delicado e bastante discutido entre os mais aficcionados por Harry Potter.

Análise diferencia que aborda o ponto de vista da autora sobre como ficará toda a magia em torno da série após o lançamento do último livro.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

O Sucesso de Harry Potter está com os dias contados?
Por Sonia Manzoni

Em meu último texto, defendi o valor literário da série Harry Potter. Não me referi, no entanto, a um aspecto muito importante, que pode ser considerado como um fator determinante do sucesso alcançado: a capacidade que J. K Rowling apresenta de envolver o leitor em seus mistérios.

Para manter o suspense, a autora confessou ter refeito o primeiro capítulo da série várias vezes, pois não queria antecipar alguns fatos importantes para a trama. A partir daí, seu método tem sido o mesmo ao longo dos livros: ela dá algumas respostas, mas deixa no ar muitas outras perguntas. J.K consegue fazer o leitor participar também da estória, tornando-se ávido por desvendar seus mistérios e satisfazer sua curiosidade, por isso acho que ela não é só um fenômeno do meio literário mas também um gênio de marketing.

Durante o intervalo entre um volume e outro, a própria J.K divulga informações pela metade, visando a aguçar a curiosidade dos leitores. Não bastasse os mistérios deixados pelo sexto livro, a autora ainda nos angustia mais, quando divulga, por exemplo, que dois personagens morrerão no último capítulo. As especulações não param.

Quem costuma visitar sites sobre o assunto lê de tudo e sabe que há teorias muito malucas ao lado de teorias bastante plausíveis. Como professora de literatura acho isso fantástico, porque há uma preocupação analítica. Mesmo as teorias mais viajantes se baseiam em detalhes dos livros que leitores desatentos não perceberiam. Além disso, os textos envolvem geralmente uma grande capacidade de argumentação. Aqui no potterish há exemplos de textos assim e quem estiver interessado em mais teorias pode também procurar o hogsmeade.com.br e encontrará nesses dois sites brasileiros prova do que estou afirmando.

Entretanto, uma pergunta me inquieta: se parte do sucesso se deve ao suspense que a autora consegue criar, o que acontecerá quando os mistérios forem revelados no sétimo livro? Será que o sucesso de Harry Potter tem os dias contados?