Artigos

O Que Encontraremos em “Deathly Hallows”?

Nosso colunista, Eduardo Andrade, continua nossa área de Colunas, tratando agora a respeito de assuntos que intrigam todos os leitores da série: O que acontecerá no derradeiro livro intitulado “Harry Potter and the Deathly Hallows”

Análise crítica do autor da coluna, suas opiniões e palpites sobre todos os mistérios não solucionados pela autora J.K. Rowling.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

O Que Encontraremos em “Deathly Hallows”?
Por Eduardo Andrade

“… Eu basicamente direi o que acontece com todo mundo após saírem da escola – aqueles que sobrevivem – porque haverá mortes – mais mortes a caminho.”
J.K.Rowling, documentário “Harry Potter and Me”

Ah, o grande final se aproxima. O que esperar do sétimo livro?

Hermione e Rony já são maiores de idade, e logo no começo Harry sem dúvidas irá fazer 17 anos também. Os três estarão completamente livres para lançarem seus feitiços a torto e a direita, e sem dúvida é isso o que vão fazer. Mas antes, Harry voltará aos Dursley, pela última vez…

1- ADEUS AOS DURSLEY
Alguma coisa com certeza vai acontecer aqui. Vamos finalmente desvendar todos os segredos de Petúnia Dursley; Como ela sabe sobre dementadores? Quais foram as cartas que ela e Dumbledore trocaram? Por que todo o ódio contra o mundo dos bruxos?!
Algo me diz que a pior memória de Duda, a que os dementadores o fizeram lembrar, tem algo a ver com isso… J.K. Rowling nos disse que Petúnia não é um aborto, mas… E se Duda é, na verdade, um bruxo? Quem sabe o pacto entre Dumbledore e Petúnia tenha algo a ver com Dumbledore retirando os poderes mágicos de Duda. Afinal, ela prometeu cuidar de Harry uma vez por ano, mas provavelmente recebeu algo em troca para manter sua promessa…

2- MAIORIDADE
31 de julho vai chegar, Harry vai fechar sua malinha, trancar sua corujinha na gaiola, montar na sua Firebolt e ir embora pra sempre da Rua dos Alfeneiros, 4. Ele provavelmente vai dar uma passadinha no Ministério da Magia pra conseguir sua licença pra aparatar, e aqui ele deve encontrar o Rony. Onde morar agora? Provavelmente Largo Grimmauld, 12. A casa é dele. E lá, ele vai estar em contato com a Ordem da Fênix que, possivelmente, agora vai deixar ele se tornar membro. Ou, quem sabe, ao reencontrar Rony, ele resolva passar um tempo n’A Toca, para esperar por…

3- O CASAMENTO DE GUI E FLEUR
Está na hora de Fleur Delacour virar Fleur Weasley, e quem poderia perder essa? Harry, Rony e Hermione têm sua presença garantida. Arthur e Molly Weasley também, claro. Fred, Jorge, Carlinhos, Gabrielle Delacour, Sr. e Sra. Delacour… Percy é uma incógnita, e provavelmente não irá. Falta alguém? Ah, claro… Gina Weasley… Bom, antes de falar nela, vamos pensar no restante dos convidados. A Ordem da Fênix, possivelmente contará com Tonks, Lupin, Moody, Quim, McGonagall… Quem sabe Madame Maxime dê as caras junto com Hagrid? Sem dúvida uma reunião muito animada e cheia de pessoas queridas… Uma hora perfeita para os Comensais da Morte atacarem, diga-se de passagem. Será que isso poderia acontecer? Será que, na ânsia de pegar Harry, Voldemort ordenaria tal ataque? Harry se veria em uma situação bem complicada… Teria que proteger todo mundo, mas, bom, a Ordem da Fênix vai estar lá.

De qualquer forma, com tragédia ou não, vai ser a primeira vez que Harry e Gina vão se reencontrar após o término do namoro. Ah, os casais que ainda se gostam mas não estão juntos… Todos sabem como eles agem de forma estranha. E é aqui que Harry vai dar tchau pra todos seus amigos, a Ordem da Fênix, os Weasley, e vai partir em sua missão solitária. Claro, Rony e Hermione já prometeram ir com ele. O trio irá sozinho, Molly provavelmente vai ter um ataque do coração (isso se ela souber que Rony e Harry vão partir; talvez eles façam isso escondido), e Gina vai odiar ser deixada pra trás. Ela é uma guerreira, já provou em “A Ordem da Fênix” que sabe lutar e que não é o tipo de garota que deixa seu príncipe partir para a batalha enquanto espera por ele. Gina provavelmente irá junto com eles à força (contra a vontade de Rony e Harry), ou então irá escondida atrás deles. E isso com certeza vai gerar problemas mais tarde… Mais sobre isso na próxima coluna.

4- BEM VINDO A GODRIC’S HOLLOW
O que encontraremos em Godric’s Hollow? Harry diz que quer ver os túmulos dos pais dele. Ou seja, aparentemente as autoridades trouxas encontraram o corpo dos dois nas ruínas da casa dos Potter. Mas será que eles tinham algum tipo de documento? Foram enterrados como Lílian e Tiago Potter ou estavam com outro nome? Ou serão túmulos sem nome? Enfim, passada a barreira de encontrar o corpo dos pais dele, Harry vai provavelmente encontrar algo aqui. J. K. Rowling já disse que o nome Godric’s Hollow possui ligação com Godrico Gryffindor. E se ele fundou a cidade? Seria algum monumento ou alguma outra coisa assim uma Horcrux? Porque essa coisa toda tem só um objetivo, já que Harry está…

5- CAÇANDO HORCRUXES
Visitar os lugares em que Voldemort viveu. Esse parece ser o passo mais sensato. O orfanato, Borgin & Burkes, Casa dos Riddle… Quem sabe a Albânia? Bom, não, acho que a Albânia seria uma perda de tempo para procurar Horcruxes. Mas provavelmente nos outros lugares citados ele irá encontrar algumas (Vejam a coluna “Encontrando Horcruxes” para maiores detalhes). Seriam as “Deathly Hallows” (uma tradução possível é “Relíquias Mortais”) as Horcruxes de Voldemort? Ou algo totalmente novo?

6- O RETORNO À HOGWARTS
Não existe um livro de Harry Potter sem Hogwarts. Mas Harry disse que não voltaria lá, que iria procurar as Horcruxes… Então, é quase certo que Hogwarts vai entrar no caminho de Harry. Afinal, Voldemort buscava objetos dos quatro fundadores para Horcruxes. Hogwarts tem tudo a ver com as Horcruxes. Alguma coisa deve estar oculta por lá… Na Câmara Secreta? O medalhão? Talvez a taça de Hufflepuff está na Sala Comunal da Lufa-lufa… Dar uma revistada pela Sala Comunal da Corvinal também é uma boa idéia, já que o objeto de Rowena Ravenclaw é uma incógnita. É nessa hora que o Mapa do Maroto vai ser extremamente útil, já que, como vimos em “Prisioneiro de Azkaban”, ele diz a senha que abre certas passagens secretas, e Salas Comunais também devem estar nessa lista. De qualquer forma, ainda vai faltar a última Horcrux: Nagini. Mas ela provavelmente estará presente durante…

7- A BATALHA FINAL
Harry e Voldemort, cara a cara, olho no olho, varinha contra varinha. Todo mundo já deve ter imaginado isso, pelo menos uma vez. Mas o que vai acontecer? Vai haver alguém em volta? Em que lugar se dará esse duelo? Quais os feitiços que serão usados? Hmm… Uma análise da Batalha Final ficará para a próxima coluna!

8- EPÍLOGO
Aqui, saberemos o que acontece com os personagens que sobreviveram. Se casaram, para onde foram, aonde estão trabalhando… Pelo jeito, o Mundo Bruxo estará em paz. Será que Harry estará entre os sobreviventes? Dois personagens que morreriam foram poupados… Mas um que originalmente não morreria bateu as botas… Dúvidas, dúvidas…

9- CICATRIZ
E a palavra final, do último livro, é cicatriz. Uma palavra bastante significativa durante toda a série, e uma boa forma de terminar. Teria esse frase afinal algo a ver com a vida famosa que Harry levou ou com sua morte precoce? Só mesmo ao ler esse último capítulo para saber.

E acabou a série. O último livro, a última linha, o final. Vai ser, sem dúvida, uma sensação estranha ter todos os mistérios solucionados…

Mas calma, que entre essas páginas ainda temos coisas a descobrir: quem é R.A.B.? Qual a importância da cor dos olhos do Harry? Porque que Tiago entregou a Capa da Invisibildade dele para Dumbledore? Para quê servia o instrumento de Dumbledore que criou duas cobras de fumaça? De que lado Snape está? Rabicho vai pagar seu débito de vida com Harry? Porque Voldemort iria poupar Lílian? Porque Dumbledore confiava em Snape? Para onde Hagrid levou o bebê Harry após a destruição da casa de Godric’s Hollow, antes de deixa-lo na Rua dos Alfeneiros? Draco vai ficar do lado “do bem” ou do lado “do mal”? Irá o F.A.L.E. vingar? Porque Dumbledore teve um “olhar de triunfo” no final do quarto livro? Dumbledore realmente viu meias no Espelho de Ojesed, ou seria outro o seu desejo mais profundo? Qual a importância de Aberforth Dumbledore para a história? E de Fawkes? Vamos saber mais sobre os fundadores, e porque Gryffindor e Slytherin eram tão amigos? E o que são as tais Hallows mortais/mortíferas afinal? Enquanto isso, ainda temos muito o que discutir…