Artigos

A Verdade sobre Horcruxes

Nosso novo colunista, Victor Martz, continua nossa área de Colunas, tratando agora a respeito de um assunto que gera muitas dúvidas e indagações: As Horcruxes.

Análise desde os procedimentos de como se faz uma Horcrux, até quais sao as Horcruxes secretas de Lord Voldemort.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

A Verdade sobre Horcruxes
Por Victor Martz

Definição

“— Bem, a pessoa divide a alma, entende — explicou Slughorn — , e esconde uma metade dela em um objeto externo ao corpo. Então, mesmo que seu corpo seja atacado ou destruído, a pessoa não poderá morrer, porque parte de sua alma continuará presa à Terra, intacta. Mas, naturalmente, a existência sob tal forma…”
(Enigma do Príncipe, Pg 390)

Acho que muitos já sabem do que se trata uma horcrux. No parágrafo destacado é onde se encontra o termo melhor explicado. Mas enfim, todos sabemos que as horcruxes são feitas com um ato maligno, a suprema maldade: matando. Essa ação maligna racharia a alma, e o bruxo das trevas guardaria esse pedaço em um objeto criando assim uma horcrux.
Há porém alguns equívocos que uma boa parte dos fãs comete ao se discutir sobre horcruxes, que são deixados bem claros no capitulo vinte e três.

Horcruxes não são refis, ou seja, a cada “morte” do bruxo, uma delas NÃO é destruída. Isso em si seria inútil. Bastaria matar Voldemort sete vezes (xD). Enfim, as horcruxes funcionam como âncoras e não como refis de vida. Elas apenas retêm a alma principal no nosso plano. Enquanto um fragmento estiver vivo, o pedaço matriz também estará. Slughorn diz isso: [i]“(…) a pessoa não poderá morrer, porque parte de sua alma continuará presa a Terra, intacta”[/i]
Voldemort não é uma horcrux de si próprio. No capítulo que explica as horcruxes, Dumbledore nunca se refere a Voldemort como sendo a sétima horcrux, mas sim o sétimo fragmento:

“(…)Essa sétima parte é a última que quem quiser matar Lord Voldemort deverá atacar: a parte que vive em seu corpo” (EdP, pg 394)

E convenhamos, seria bem burrice do Lord fazer uma horcrux, por exemplo, na sua orelha 😛

Voldemort, quando foi matar Harry, não queria fazer sua sétima horcrux e isso é explicado pelo mesmo motivo daí de cima – Voldemort fez SEIS horcruxes, sendo o sétimo fragmento o que habita seu corpo.
Harry não é uma horcrux, mas prefiro falar sobre isso mais adiante u.u

Mestre e Aprendiz
Uma dúvida que assola a mente de todos e cuja resposta pode ser a chave para muitos mistérios é com quem o Lord das Trevas teria aprendido a arte de fazer horcruxes. Vamos ver então um pedaço da entrevista da JK com o Mugglenet:

ES: A nossa outra pergunta do “Pergunte à Jo” (sobre os sacrifícios feitos pelo James e pela Lily), é da Maria Vlasiou,25,da Holanda. E a terceira é da Helen Poole,18,de Yorkshire-e também uma das autoras do fan livro “Plot Thickens” . É aquela sobre Grindelwald, que eu tenho certeza de que você estava esperando que a gente perguntasse.
JKR: Uh huh.
ER: Com certeza-
JKR: Então vamos lá, me lembre.Ele está morto?
ES: É, ele está morto?
JKR: Sim, ele está.
ES: Ele é importante?
JKR: [arrependida] ohhh…
ES: Você não tem que responder, mas pode nos dar alguma coisa do passado dele?
JKR: Eu vou falar para vocês o mesmo tanto que eu falei para alguém que me perguntou isso há agora pouco. Vocês conhecem o Owen que ganhou o concurso de televisão britânico para me entrevistar?Ele me perguntou sobre o Grindelwald [pronunciado “Grindelvald” HMM…]. Ele disse, “É coincidência que ele morreu em 1945?”, e eu disse não.Impressiona-me fazer alusão a coisas que estavam acontecendo no mundo trouxa, então eu acho que enquanto tem uma guerra trouxa acontecendo, há também uma guerra no mundo mágico.
ES: Isso tem alguma conexão com—
JKR: Eu não irei fazer comentários sobre isso.
[risos]

Bom, podemos ter muitas interpretações sobre esse trecho da entrevista, principalmente quando o Emerson pergunta se Grindewald tem relação com algo E acho que já ficou bem óbvia qual a minha opinião sobre isso. Sim, eu acredito que Voldemort aprendeu com Grindewald como se faz horcrux.

Na verdade é meio complicado imaginar Voldemort como servo de alguém, mas sabemos que ele não mede esforço para chegar há algum objetivo. Nem mesmo se rebaixar a ponto de se tornar um discípulo de algum bruxo para poder atingir o que quer.
Bom, viajemos um pouco então. Dumbledore derrotou (não matou!) Grindewald, não? Então Dumbledore sabia dessa relação entre eles dois? Digo que não, e ainda permito-me dizer que a sua vitória sobre Grindewald teve ajuda, mesmo que ele não saiba. Concordam que seria perigoso para Voldemort que Grindewald se mantivesse livre? Pois então, o Lord pode muito bem ter ajudado Dumbledore na luta.

Mas é claro que Dumbledore não se manteve ignorante por todo esse tempo. Talvez quando descobriu sobre esse segredo de Voldemort ele deve ter desconfiado, mas como não era um assunto muito urgente e talvez fosse até mesmo pessoal para Dumbledore, ele não compartilhou essa informação com Harry.

Chegando-se a essa suposta resposta, podemos obter duas conclusões importantíssimas:
Voldemort fez alguma(s) horcrux(es) ainda na época escolar, afinal Voldemort nasceu em 31 de dezembro de 1926. Na metade de 1945 ele estaria se formando em Hogwarts, e no final desse mesmo ano estaria fazendo 19 anos.
Grindewald, por ter sido o “mestre” de Voldemort, pode ter conhecimento de algum ponto fraco na técnica de se fazer horcruxes. Isso explica o fato de ele ter sido derrotado (ou morto?) tão logo Voldemort saiu de Hogwarts. Quem sabe esse ponto fraco não tenha a ver com Lílian, e por obviedade, com Harry?

As Selecionadas
Os objetos onde, provavelmente, Voldemort depositou um pedaço da sua alma são:
Diário de Riddle
Anel de Servolo
Brasão de Salazar
Taça de Hufflepluff
Nagini
???
Vamos acompanhar cada uma separadamente

O Diário de Tom Riddle
Esta foi uma das horcruxes feitas ainda no período escolar de Voldemort, ou seja, podemos dizer que foi uma das primeiras feita por ele. As provas disso são as memórias que o diário carregava e que remetiam ao Tom Riddle jovem. Possivelmente, se tivesse sido feito mais tarde, com certeza carregaria as lembranças de quando era mais velho.
Ao contrário da Cronologia citada aí em cima, eu não considero essa a primeira horcrux feita por um simples detalhe: ela foi feita sendo uma arma, um instrumento de dominação. Como Dumbledore disse, foi produzida com o intuito de ser manipulada por alunos, mesmo correndo o risco de ser destruída. Ou seja, Voldemort só poderia tê-la feito se já tivesse a segurança de que conseguiria fazer outras, quando tivesse uma pronta. Fora que nessa horcrux há algo a mais do que um simples fragmento de alma. Há um feitiço que torna a horcrux “viva”. Então para fazer todas essas experiências na horcrux, ele tinha que já ter uma pronta, caso desse errado. Acredito que ela tenha sido a segunda horcrux feita, após a conversa com Slughorn.
Mas então qual foi a primeira? Voldemort não tinha nenhum dos objetos dos quatro fundadores de Hogwarts e ainda não tinha encontrado Nagini, nos sobrou então o…

O Anel de Servolo
Sim, o anel de Servolo foi a primeira horcrux confeccionada. Primeiro porque foi praticamente o primeiro objeto que Voldemort conseguiu. Segundo, porque ela tinha alguma relação com Slytherin e com certeza a primeira horcrux que Voldemort gostaria de fazer seria em algo do seu antepassado.
Uma coisa interessante sobre esse anel é o símbolo que tem encravado nele. A tal da rachadura? Não, um raio. O mesmo símbolo que tem na testa de Harry, ou seja, o raio é a marca dos Slytherin. Isso explica o porquê do estranho formato da cicatriz. Essa informação é importante, guardem-na para mais tarde. Vou utiliza-la.
Agora falarei sobre os objetos mais legais das horcruxes selecionadas o/

Os Objetos Hogwartianos
Eis os objetos dos quatro fundadores que foram roubados de forma medonha e súbita, em uma série de barbáries que tornaram e solidificaram a fama do Lord das Trevas como um dos maiores vilões da trama.
Bom chega de drama u.u. Na verdade nem foram tão medonho esses roubos assim, visto que ele nem conseguiu roubar todos esses objetos. Que incompetência… u.u

O quê? Você não tem a mínima idéia de que objetos eu estou falando? Estou falando daquela Espada de Gryffindor, do Brasão de Slytherin, da tal de Taça de Hufflepluff e do tão afamado Cetro de Ravenclaw. Hã? Você não conhece o Cetro?! O.O
Ok ok, eu explico. Tem uma lógica bastante simples para eu chegar nessa conclusão: seguindo os naipes do baralho, espadas, copas, paus e ouros. Acredito que JK tenha associado cada naipe a uma casa, confeccionando o objeto dessa forma:
Espadas – Espada, Grifinória (coragem e a valentia);
Ouros – Brasão, Sonserina (astúcia e a nobreza);
Copas – Taça, Lufa-lufa (confraternização e a amizade);
Paus – Cetro, Corvinal (símbolo de sabedoria em muitos povos)
Dizem q esses objetos possuem poderes mágicos. Será que eles farão diferença no sétimo livro?
Bom, é aí que a diversão começa! Vamos falar tudo desses objetos.

Grifinória
Um dos objetos que Voldemort não conseguiu colocar as mãos: a Espada de Godric Gryffindor:

“(…) Atrevo-me a afirmar, porém, que a única relíquia conhecida de Grffindor continua a salvo.” (EdP, pg 396)

Essa fala de Dumbledore me soou tão estranha. Como ele poderia saber com tanta certeza de que aquele era o único objeto de Godric? A única resposta que me veio à cabeça: Dumbledore é descendente do fundador da Grifinória. E quanto mais eu lia, mais os eventos de todos os livro apontava para esse fato. Ele foi da Grifinória, tinha coragem de sobra e possuía uma fênix, que, todos sabemos, é vermelha e dourada. Vocês acham essas pequenas coincidências irrelevantes? Bom, tem algo mais agravante: como ele sabia que apenas um legítimo grifinório conseguiria retirar a espada do chapéu? E porque ele tinha a espada? Não teria sido ele mesmo que colocou essa proteção na espada, para impedir de Voldemort colocar as garras nela? Bom, eu acho que sim. Mas pelo menos podemos nos despreocupar quanto a ela. A espada está a salvo.
Ou estava. Afinal não sabemos se com Dumbledore “morto”, Hogwarts continuará sendo um lugar tranqüilo e a espada continuará no lugar de sempre.

Sonserina
O objeto menos misterioso de todos, afinal sabemos o que ele é, quem é o herdeiro da sua casa e provavelmente a sua localização. Ele é o Brasão que Servolo mostrou a Ogden, que Mérope roubou e vendeu a dez galeões a Borgin & Burkes e que Hepzibah Smith comprou após por uma fortuna. O objeto que Voldemort roubou logo depois e transformou em uma horcrux, escondendo-o na caverna e que foi retirado depois por RAB e sumido. Sabemos toda sua trajetória, menos esse passo final: a direção em que ele foi após ser retirado da caverna, ou se foi destruído.

Bom, o descendente de sua casa todos sabemos, porque ele é o vilão da história então nem preciso estender muito isso. 😛
O que é estranho é porque Voldemort não foi checar a sua horcrux na caverna, após ter conquistado o poder pleno?

Lufa-Lufa
Apesar de poucos, Lufa-lufa também possui os seus segredos. A taça, que é o seu objeto, se tornou a terceira ou quarta horcrux de Lord Voldemort, logo após ele começar a trabalhar na Borgin & Burkes, quando ele desapareceu da face da terra. Sua localização ainda é incerta.

Outro fato interessante sobre o objeto da Lufa-lufa e a família de descendentes dessa casa é os próprios descendentes. Sabemos que Hepzibah não teve filhos, mas alguém se lembra qual o sobre nome dela mesmo? Sim, Smith! E vocês conhecem outro personagem com o sobrenome Smith? Com certeza, Zacarias!

Tudo em Zacarias aponta que ele é o herdeiro da Lufa-lufa. Ele é da tal casa, mesmo tendo um comportamento um pouco sonserino, e esse comportamento, para mim, é característica de uma família de bens e com algum nome. Zacarias pode não ter sido um personagem IMPORTANTE no quinto livro, mas mesmo assim marcou presença. Por que afinal JK faria ele aparecer se ele não tivesse alguma participação? Ah sim, outra coisa. Como eu não acredito em coincidências, JK não pode ter cometido o mesmo erro duas vezes (lembram-se do Evans?), ainda mais no mesmo livro.

Mas fica a pergunta: Qual será a participação de Zacarias no próximo livro? Saberá ele as propriedades mágicas da Taça de Hufflepluff?

Corvinal
Enfim o objeto mais misterioso dos quatro, pois não sabemos de nada dele. Nada de nadica. Necas de pitibiriba. Então não liguem, mas tudo aqui é a mais pura suposição. Aqui entra a minha teoria sobre Olivaras e Fortescue que eu havia prometido há muito tempo

A acredito fielmente que o objeto da corvinal é uma varinha. “Mas onde está essa varinha?” você me pergunta. “Aqui”, respondo.

“(…)A última loja era estreita e feiosa. Letras de ouro descascadas sobre a porta diziam ‘Olivaras: Artesões de Varinhas de Qualidade desde 382 a. C.’. Havia uma única varinha sobre uma almofada púrpura desbotada, na vitrine empoeirada”(PdF, pg 74)

Notaram a semelhança? Varinha, cetro? Sim, e não acho que seja uma simples coincidência (vocês estão cansados de ouvir que coincidências não existem em HP u.u), mas também não acho que ela seja uma horcrux.
Então Olivaras é descendente de Rowena? Não necessariamente. Hepzibá não era descendente de Salazar e guardava o seu objeto. E é exatamente por isso que acho que esse objeto não seja a horcrux e isso é sustentado pelo fato de Olivaras ter fugido justamente quando se tornou oficial o retorno de Voldemort. Provavelmente, antes de sua queda, Voldemort deve ter desejado o objeto que Olivaras possuía. Olivaras pensou então que estava correndo perigo novamente e foge mais uma vez. Ele não é bobo, deve ser tão poderoso quanto Slughorn e possivelmente está se escondendo de forma igual.

Ele com certeza fugiu, ao contrário do seu “amigo”, Fortescue. Fortescue, provavelmente, teve um antepassado diretor e deve saber bastante segredos sobre Hogwarts. Ele foi seqüestrado, pelo estado que ficou sua sorveteria e se tivesse fugido com Olivaras, deixaria o seu estabelecimento assim como o vendedor de varinhas, vazio.

Chegamos então há duas conclusões: ou Voldemort queria Fortescue para saber sobre os segredos de Hogwarts, ou para descobrir o paradeiro de Olivaras. E eu sinceramente acredito mais na última possibilidade. Voldemort deve ainda estar querendo a varinha de Ravenclaw que está com Olivaras, pois ele sabe que seu diário foi destruído e talvez queira cobrir essa perda. Harry terá então que correr contra o tempo, se não terá uma horcrux a mais para destruir.

Tá, e onde entra o descendente de Ravenclaw nisso tudo? Bom, eu acredito muito na possibilidade de ser Luna. Ela é a única personagem da Corvinal que foi descrita descentemente, com exceção da Cho. Seu passado é um pouco misterioso e a sua família, estranha, que também possui bens. Luna, para mim tem tudo para ser a herdeira da Corvinal.
É nisso que acredito! 😉

Nagini

“(…) Fico imaginando o que você dirá se eu confessar que há algum tempo sinto curiosidade pelo comportamento da cobra Nagini.
— A cobra? — espantou-se Harry. — Pode-se usar animais como Horcruxes?”(EdP, pg 397)

Umas das horcruxes mais intrigantes que o Lord teve a (falta de) noção de fazer. Muitos fãs teimam em dizer que ela não é, que Dumbledore pode ter errado. Eu acho que ela é sim, afinal todos os eventos apontam para isso. Realmente a relação entre Voldemort e Nagini é um pouco estranha e vai além do tipo de relação que um ofidioglota tem com uma cobra Nagini é um horcrux de Voldemort. Ele a produziu com a morte de Franco Bryce no começo do quarto livro. Ele tirou um pedaço de sua alma e colocou na cobra, assim como ele estava fazendo com Gina, que através de seu diário estava possuindo-a aos poucos, tirando suas forças para voltar. Voldemort com Nagini não precisa fazer isso, pois já tem um corpo, mas pode usar sua alma contida em Nagini para comandá-la pelo lado de dentro. E ele o fez na noite em que atacou Arthur no Ministério. Ele a possuiu para conseguir entrar na Sala das Profecias através dela. E Harry viu tudo.

Depois eu comentarei sobre Harry nessa história toda. Antes vamos falar sobre o possível porquê de Voldemort ter feito em Nagini uma horcrux.

Nagini é uma cobra, um animal. Dumbledore mesmo diz que é arriscado fazer horcruxes em animais e que Voldemort foi o primeiro a fazer isso em toda história da bruxidade. Mas será que Dumbledore conhece mesmo todas as prováveis conseqüências em se fazer uma horcrux-animal? Ou será que isso não foi apenas mais uma experiência do Lord que lhe deu mais vantagens do que desvantagens?

Digo isso exatamente por se tratar de um animal, uma criatura viva. Além da já mencionada vantagem de ter uma espécie de espião, com certeza deve haver outras. Porém isso vai de encontro ao que Dumbledore falou. A Nagini não fica sempre ao lado de Voldemort. Se ele realmente a utiliza como espiã, então ela vai sim ao encontro dos perigos e sai da segurança que é ficar ao lado do seu dono. Mas você me diria que Voldemort está sempre junto com ela, na sua mente e que ela não é uma cobra tão indefesa assim e eu lhe respondo: Voldemort está sim, no inconsciente dela, mas desprovido do seu corpo de bruxo, ele fica incapaz de lançar feitiços e convenhamos que Nagini nem fica tão indefesa assim frente a um bruxo disposto a destruí-la. Fora que, Voldemort nem precisaria transformar Nagini uma horcrux para ter uma espiã em tudo quanto é lado. Segundo um trecho do CdF, ele diz que sempre tivera o poder de possuir corpos:

“— Só me restara um poder. Eu podia me apossar do corpo de outros” (CdF, pg 519)

Então qual seria a vantagem nisso tudo?
Uma só: Nagini é imortal. Vou começar ilustrando essa minha teoria com uma pergunta da última enquete do site da JK que, infelizmente, não ganhou e não foi respondida:

2 – A destruição de um horcrux envolve mais do que a destruição do objeto em si?
Sim, essa questão não foi respondida, mas o mais interessante é que a resposta dela seria sim. Não é necessário se destruir o objeto para se eliminar a horcrux, vimos isso com o anel. Dumbledore o estava usando, mesmo depois de eliminar a horcrux que estava nele.

Agora vamos a segunda parte da teoria: pergunto-me se os animais na saga da JK possuem alma. Se possuírem, o fragmento da alma de Voldemort exerce o domínio sobre a alma da cobra de Nagini, colocando-a sob o seu querer. Se não, o fragmento de Voldemort se torna a alma da cobra, transformando-a em um Voldemortizinho víboral.

Pois bem, de qualquer forma, o fragmento da alma de Voldemort estará possuindo um corpo vivo, exercendo controle em algo vivo, podendo por si mesmo se locomover, respirar, comer, enfim, tudo o que um ser vivo faz. Sendo assim, por que não dizer que a alma de Nagini, conectada a alma de Voldemort pelo fragmento, ou a própria alma de Voldemort em um ser vivo se tornou conectada a alma matriz, a alma do corpo de Voldemort e das outras horcrux, e por isso imortal?
É interessante notar que, se essa minha teoria estiver certa, ela torna Nagini uma horcrux que tem que ser destruída ao mesmo tempo em que Voldemort, a não ser que Harry descubra como se eliminar uma horcrux sem destruir o objeto/animal.
Então por que Nagini? Por que justamente aquela cobra? E por que uma cobra? Bom, uma cobra por todos aqueles motivos que Dumbledore listou: relação com Slytherin e tudo mais, mas será que ela foi escolhida ao acaso ou passou por uma seleção? Isso, infelizmente, só saberemos no próximo livro.

???
Eita! Como vou falar de um objeto que não se sabe qual é, já que eu eliminei o objeto da Corvinal? Bom, eu tenho uma teoria sobre qual seria esse sexto objeto mas vamos por eliminação. Primeiro eu vou listar porque alguns objetos NÃO podem ser horcruxes:

Pedra Filosofal. Algo que nunca chegou as mãos de Voldemort e só foi manuseada por Dumbledore, e mesmo se chegasse, vocês acham realmente q ele transformaria-a numa horcrux?

Escudo de Tom Riddle. Ela nunca saiu de Hogwarts e mesmo se tivesse sido feita lá, Voldemort não gostaria que uma horcrux sua ficasse exposta desse jeito. Fora que eu acho que o horcrux ligado a Hogwarts é o diário.

Espelho de Ojesed. Algo utilizado por Dumbledore para deter Voldemort, que ele nem sabia qual era a função? ¬¬
Mão do Rabicho. E tem gente que pensa que ela pode ser uma horcrux…. ¬¬. Não, não e não, por que ela nem ao menos é um objeto e sim algo conjurado. Fora que ele faria uma horcrux na mão de Rabicho pra quê?

Profecia. Ele queria a profecia e nem ao menos sabia o conteúdo dela com precisão, ou seja, ele nunca havia chegado perto dela.
Quirrel. Muito menos. O que possuiu o professor foi o próprio Voldemort e não um pedaço da sua alma.
Chapéu Seletor. Já foi desmentida pela JK. Sem mais.

Gina. Também desmentida por JK na entrevista que deu ao Mugglenet. Eu acreditava que pelo menos ela sairia com algum segredo sobre o Lord da experiência que quase a matou, mas JK foi categórica: aquele objeto foi destruído. Fim.

Harry. Enfim, preparem-se, essa é grande: Há duas teorias de Harry = horcrux: a intencional e a não-intencional A intencional prega que Voldemort transformou Harry em uma horcrux sua para garantir que o seu pior inimigo teria que morrer para mata-lo, afinal o vilão só poder ser morto se as suas horcrux forem destruídas. Já a não-intencional supõem que Harry foi tornado uma horcrux acidentalmente. Na primeira, a explosão da casa e do corpo do Lord foi uma conseqüência. Na segunda, foi a causa.
Essas teorias tropeçam em várias questões que, se respondidas, dariam o embasamento correto. A pergunta primordial é: O que aconteceu em Godric’s Hollow na noite de 31 de outubro? Essa é a grande pergunta do livro 7 que responde a maioria das questões, inclusive a da horcruxidade de Harry. Isso por que eu acredito que na noite em que os Potter foram atacados ocorreram apenas dois AKs, um em Tiago e outro em Harry, que foi barrado por Lílian, que se jogou na frente, gerando assim a proteção para Harry e toda aquela explosão.

Baseio-me nisso pelas falas de Dumbledore e da outra pessoa fisicamente presente no momento, Voldemort. No Cálice de Fogo ele diz que Lílian se interpôs entre ele e o menino e “refratou” o Avada, que atingiu em parte o Harry e em parte voltou para Voldemort, destruindo-o, o que criou uma espécie de contra-feitiço para um AK e… acredito… um contra feitiço para o horcrux. Como assim?

Horcrux é o ato mais poderoso de um egoísmo. Tirar a vida de uma pessoa para proveito próprio, certo? Sim… de acordo com Slughorn e Dumbledore, é isso mesmo.

E o que Lílian fez? Ela deu sua vida para salvar a de seu filho. Ela fez o oposto do Horcrux, o gesto mais poderoso do altruísmo. Ela esqueceu de si mesma para proteger outra pessoa, no caso o Harry.

Entendem onde quero chegar? Lílian, a meu ver, serviu de intermediária. E Harry virou um horcrux inverso. Não é que ele ficou com a alma de Voldemort, mas ficou com o que é “bom” no Voldemort. No caso, os poderes, a ofidioglosia. Mas não a alma. Dessa forma, Harry se tornou capaz de compreender coisas que Voldemort jamais poderia.

Mais tarde, Voldemort tenta fazer com Harry o que fazia com Nagini. Tenta compartir o corpo do menino, pedindo que Dumbledore o matasse e em certo nível, Harry concorda com Voldemort. Harry, por meros segundos quer morrer, para fazer companhia a seu recente assassinado padrinho, e o sentimento por Sirius cresce e Voldemort simplesmente não suporta mais ficar no corpo de Harry. Se houvesse um terço que fosse de Voldemort em Harry, ele seria capaz de controla-lo e possui-lo completamente naquela noite. Isso não aconteceu. Além disso, banhado pela força de amor da sua mãe, um fragmento da alma de Voldemort não sobreviveria no corpo de Harry.

A não-intencional é mais sem-noção ainda. Como um dos rituais mais poderosos, complexos e perigosos seria feito sem querer? Não. E não adianta dizer que da mesma forma que um AK pode ser “bloqueado” pelo mero acaso, uma horcrux pode ser feita sem querer, porque o AK não foi barrado pelo acaso e sim por um processo. O processo de Lílian dar a vida por Harry. O processo do horcrux só ocorreu em parte naquela noite.

Os defensores dessas teorias dizem que a prova disso é justamente a ofidioglosia de Harry, que ganhou os poderes do vilão e a alma de “brinde”, mas um fato importantíssimo que as duas teorias não respondem é: Por que Harry não conseguiu controlar o basilisco no segundo livro? Ora, o diário, por ser uma horcrux, ao incorporar na Gina, conseguia controlá-lo e mesmo depois quando já estava conseguindo corpo próprio, graças ao poder do herdeiro. Então, por que raios, Harry, sendo uma suposta horcrux, não consegue? Por que ele não recebeu o poder do herdeiro?

A cicatriz sim carrega algo de estranho e deve ser a chave para muitas respostas, mas não acho que seja uma horcrux, e sim o elo de Voldemort com seu passado, com aquilo que vai ser ao mesmo tempo sua salvação e sua perdição. Ela é o símbolo dos Slytherin, marcado no anel de Servolo. Ela deu a Harry o poder de transitar nos pensamentos do Lord, se ele não se protegesse. Ele foi até capaz de criar uma ilusão e implantar em Harry, porém nunca conseguiu vaguear nos pensamentos do menino, sonhar o que Harry sonha e jamais suportaria sentir o que Harry sente.

Mas então qual seria essa horcrux então, já que eu falei, falei e não disse qual era? É aí que entra o brilhantismo do Lord das Trevas. Não obtendo sucesso ao conseguir a varinha de Rowena, ele faz a horcrux restante na… sua própria varinha! Quer lugar mais seguro do que esse, que ninguém ousará tocar e que ninguém irá desconfiar, caso descubram seu segredo? Quer local mais perfeito para, ao mesmo tempo, fazer uma alusão ao poderio da ancestralidade de Voldemort e ao próprio objeto da Corvinal? Quer trama mais perfeita para se encerrar o livro que resolve o problema da irmandade das varinhas do herói e do vilão? Isso explica o porquê do vilão de querer sua varinha de volta, de pedir a um comensal (que não sabemos qual é) que a guarde.
Tá, tá. Ele gosta muito da sua varinha, mas qual seria o problema de se obter outra? Por que tanta preocupação? Lord Voldemort, na noite em que tentou matar Harry nem imaginava que naquele dia aconteceria sua queda. Podemos concluir que ele deu essa ordem expressa de guardar a sua varinha para TODOS os seus comensais bem antes de isso ocorrer. Concordam que se estivessem no lugar do comensal que acompanhou Voldemort, depois de ver toda aquela explosão, vocês nem ao menos se preocupariam com a varinha do seu chefe? Então porque o comensal se importou? Por isso que eu expliquei: a varinha é uma horcrux, mesmo que esse comensal não saiba.

As Selecionadas (lista completa)

Diário de Riddle
Anel de Servolo
Brasão de Salazar
Taça de Hufflepluff
Nagini
Varinha de Voldemort

Localização

Como a maioria dos fãs, acredito que Voldemort tenha guardado suas horcruxes em locais significativos, então vamos lista-los: Orfanato, Caverna, Hogwarts, Casa dos Servolo e Casa dos Riddle:
Orfanato – Taça de Hufflepluff. Os orfanatos são os locais conhecidos por abrigarem crianças órfãs, sem fazer acepção. Voldemort pode ter guardado lá a horcrux da casa com essas mesmas características. E os sonserinos repudiam a Lufa-lufa, e Voldemort repudiava o orfanato. O orfanato pode estar interditado agora, fora de funcionamento. Voldemort pode até ter feito uma chacina lá. 😛
Caverna – Brasão de Salazar. Possivelmente o primeiro local em que Voldemort utilizou-se dos seus poderes conscientemente, com certeza ele iria querer associar um objeto do seu antepassado ao local. Mas, como vimos ele não está mais lá. Para mim ele foi deslocado para a sede da Ordem da Fênix, no Lgo. Grimmauld, devido a uma declaração da autora:

ES: Parece que seria impossível. Se Harry tivesse ido sozinho à caverna ele não conseguiria, é o que parece.
JKR: Bem, eu estou disposta a apostar com você, que ate o final dessa semana, os leitores mais cuidadosos serão capazes de achar pelo menos um Horcruxes nos livros.

Vou usar o trecho de uma teoria já conhecida para descrever o caminho do brasão:
Onde está o medalhão? Na Ordem da Fênix, pág 108 da edição Inglesa e 116 da Americana, Sirius e as crianças estão limpando um velho armário que contém itens como uma caixa de rapé com pó de Wartcap, uma caixinha de música e “um pesado medalhão que nenhum deles conseguiu abrir”. Eu aposto que esse era o medalhão em questão.
Agora, uma das três coisas poderia ter acontecido com o medalhão, que suponhamos, tenha sido jogado na lixeira com as outras coisas que estavam no armário: ou foi-se embora com o resto das coisas, ou o Kreacher surrupiou (e Harry terá que voltar ao Grimmauld Place para recupera-lo), ou Mundungus roubou. Eu estou apostando na última opção; por que mais teria sido dada tanta importância à cena com Mundungus e a prataria roubada dos Black, exceto por relembrar das atividades de Mundungus, para que não seja um choque quando JKR trouxer de volta no livro sete?
Hogwarts – Diário. Apesar de não estar em Hogwarts, o diário era ligado a ela, já que era capaz de causar grandes alterações em seu ambiente.
Casa dos Servolo – Anel de Servolo. Essa é confirmada e já foi destruída
Casa dos Riddle – Nenhuma. Não sobrou horcrux nenhuma para Voldemort depositar lá e mesmo se estivesse, porque Dumbledore não daria um pulinho lá, já que ela era bem próxima da casa dos Servolo? Resposta: lá não tinha nada.
Enfim, a varinha de Voldemort e Nagini estão sempre ao seu lado, então aí estão as localizações 😉

Principais Perguntas Sobre as Horcruxes

Aqui vou tentar responder muitas das principais perguntas (algumas não vou conseguir).

Como se faz uma horcrux?

Com um feitiço, mas não com simplesmente um feitiço. Fazer horcrux é um processo, um processo que desconhecemos todas as etapas, mas algo me diz que em alguma delas há algo relacionado a poções. Eu digo isso para explicar o porquê de Voldemort ter ido perguntar um professor de Poções, já que ele era o favorito de todos os outros professores.
Mas enfim, essa pergunta será respondida no sétimo livro com mais detalhes.

Quais mortes são necessárias para se fazer uma horcrux?
Essa era uma dúvida minha. Será que é necessário um AK para se fazer uma horcrux? Ou outras formas de matar também serviriam? Se matar de outra forma servisse, podemos incluir em homicídios causados por Voldemort que provavelmente deram origem à horcruxes os da Murta-que-Geme, morta pelo basilisco, e o da Hepzibá Smith, morta envenenada.

Quem conhece o segredo?

Além de Slughorn, Dumbledore, Harry e cia, acredito fielmente que algum comensal conheça. Aposto em Belatriz devido a um trecho do EdP:

“(…) — No passado, o Lorde das Trevas me confiou seu mais precioso…(segredo?)se Lúcio não tivesse…” (EdP, pg 28)

Quando ela menciona Lúcio, possivelmente ela está se referindo ao fiasco da missão no ministério, mas esse trecho abre espaço para outras interpretações. Belatriz era uma das poucas comensais que acreditavam fielmente no retorno do Lord e talvez fosse por esse segredo (?) que ela conhecia.
Isso não impede da informação ter vazado e ido chegar aos ouvidos de seu primo, Régulo, que tomado de coragem foi destruir o brasão.
Além disso, talvez os comensais mais mergulhados nas artes das trevas devem conhecer que Voldemort tenha feito alguma horcrux, mas não saibam que são 6 e nem sua localização, pois eles sabem que o objetivo de Voldemort é vencer a morte. Quem sabe Snape?

Por que Dumbledore não tem uma horcrux?
Como todos sabem, acredito que Dumbledore está vivíssimo. Mas repudio a idéia de ele ter feito uma horcrux. Isso é um ato mal e Dumbledore já repetiu inúmeras vezes que não tem medo da morte. Ele também não se cansou de repetir em EdP, que o poder de uma alma inteira é incomparavelmente maior que de uma alma retalhada. Fawkes horcrux? Poupem-nos.

Espero que tenham gostado!