Artigos

O que esperar de EdP nas telonas

Nosso colunista, Victor Martz, continua nossa área de Colunas, dessa vez para tratar sobre as partes essenciais de Enigma do Príncipe que deverão ser transferidas para as telas do cinema.

Apesar de a data do lançamento ainda estar longe, vale dar os seus pitacos e dizer o que pode e não pode faltar no sexto filme de Harry Potter!

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a coluna em nosso Fórum.

O que esperar de EdP nas telonas?

Por Victor Martz

Harry Potter acabou. Todas as principais perguntas foram respondidas e só resta para o fã esperar a versão em celulóide da história, que talvez ainda demore uns quatro anos para se completar. Restam apenas mais dois filmes: Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte (Half-blood Prince e Deathly Hallows, respectivamente, no original), e é do que provavelmente terá ou será cortado em EdP, o próximo filme, que iremos discutir nesta coluna.

EdP é uma história um tanto ambígua. Se por um lado, por ser dinâmica e ter um ritmo bem rápido em seus momentos de ação, ela é facilmente adaptável para as telonas, por outro ela se torna bastante complicada no que concerne às constantes viagens ao passado entre Harry e Alvo Dumbledore, através da Penseira. Em sua essência, o próximo filme terá que lidar com quatro aspectos da história, dois deles como objetivos da trama e dois deles como ambientação do cenário.

Os dois primeiros mostram qual é a dificuldade da história desta vez, o que Harry terá que enfrentar ou descobrir. O primeiro, graças ao título é sobre Severo Snape, um dos personagens mais polêmicos da série. Nesse livro, quase todas as características da trama convergem-se para esse temido professor, e, mais uma vez, a dúvida sobre a sua lealdade volta com força total. Devido a isso, acho que o segundo capítulo, Rua da Fiação (Spinner’s End), graças a sua grande importância, deve ser quase fidedigno ao livro, com apenas alguns cortes para uma boa conexão com os filmes anteriores.

O outro é sobre a descoberta e busca das Horcruxes. Não posso evitar esperar uma grande decepção quanto a isso, pois duvido muito que toda a complexidade que rodeia esses temíveis objetos seja passada para o filme. Na verdade, duvido que todas as lembranças apareçam e torço muito para que ao menos apareça a lembrança sobre o Riddle menino, porém, não me surpreenderia se só mostrassem a memória de Slughorn, que é de fato, a mais importante.

Quanto à ambientação, o diretor David Yates terá que saber equilibrar bem dois elementos bem conflitantes: o terror causado por Lord Voldemort e seus Comensais da Morte, e o despertar dos personagens principais para o amor. Shippers de Harry/Gina e Rony/Hermione, preparem-se. Seria perfeito se fizessem todos os conflitos e namoricos do livro iguaizinhos, mas acho que não podemos ir com tanta sede ao pote. Depois de 5 filmes, o pottermaníaco já aprendeu a avaliar os filmes como uma mídia alternativa de propagação da história, que requer que as mesmas aventuras sejam contadas de maneira diferente.

Eu não sei quanto a vocês, mas acho o primeiro capítulo completamente dispensável e como o filme tem que enfatizar os elementos visuais da saga, seria bem legal e é até provável, que víssemos todos os atentados e assassinatos que Voldemort e seus capangas causassem e não soubéssemos através da boca de alguém.

Bom, destacadas os rumos que o filme deverá tomar, selecionemos os eventos e personagens que podem ou não aparecer no filme.

– Monstro e Dobby deverão aparecer graças as respectivas importâncias em RdM (sem spoilers aqui o/). Não vejo como substituir (mais uma vez) Neville por Dobby.

– O noivado de Fleur e Gui me preocupa. Os filmes dão a impressão que a família Weasley não possui Carlinhos e Gui como filhos, e acho isso bem difícil de resolver. O casamento deles tem que acontecer.

– Sinceramente, não sei o porquê do Grope existir até mesmo nos filmes, já que ele seria facilmente substituível em OdF e parece não ter muita importância, mas enfim… talvez ele não apareça.

– O livro de Poções do Príncipe Mestiço é essencial só em parte, para mostrar um pouco do passado de Snape. Ele deve ser mostrado com certo destaque, nada excessivo. Alguns feitiços nem mais serão de autoria dele, já que Levicorpus nem é mais um dos que foi criado por ele.

– Será que vai ter quadribol? E se tiver, será que Harry se tornará capitão?

– A cena do Sectumsempra provavelmente existirá, mas será atenuada, podem ter certeza (coitada das nossas criancinhas ) Duvido que a Murta-Que-Geme volte.

– Tonks gostando de Lupin? É legal e tudo mais, espero que entre… apesar de que ela meio que flertou com Harry no quinto filme. XD

– Eu realmente espero um Dumbledore mais calmo e, sobretudo, mais sorridente. Ele é a alma desses últimos livros, talvez eles invistam mais na aproximação entre Harry e Alvo.

“— Eu não estou preocupado, Harry, porque estou com você”

Essa fala é obrigatória.

– Talvez os últimos capítulos sejam iguaizinhos. Eu espero não me decepcionar com a morte de Dumbledore como me decepcionei com a do Sirius.

É isso.

P.S. Não sou nenhum crítico de cinema, é só o que eu acho. 😛

Victor Martz é formado em Design Gráfico.