J. K. Rowling ︎◆ Livros

Harry Potter: a série que marcou uma década!

O ano de 2009 está acabando e, com isto, aproxima-se o final de uma década que foi marcada por estrondosos recordes de vendas de livros e filas intermináveis de trouxas vestidos de bruxos nos cinemas do mundo todo. O responsável por isto? A série Harry Potter: o maior fenômeno pop da atualidade.
A Scholastic, editora americana da série Potter, enviou ao TLC alguns números, que ilustram o assombroso sucesso comercial que são os livros escritos por J.K. Rowling. Porém, para o editor Arthur Levine, a verdadeira mágica está na leitura:

“O que os números revelam é a experiência única que tantos jovens tiveram de, realmente, crescer COM um personagem literário, algo que nunca aconteceu antes. Crianças que começaram a ler Harry Potter quando estavam na escola primária, terminaram a história de Harry ao passo em que encerravam o maior acontecimento de suas vidas, nesta década. E absorveram não apenas a profunda experiência do prazer que um livro pode ocasionar, mas a afirmação da esperança de que as ações de alguém têm mais importância do que as circunstâncias em que ele está inscrito, e a mensagem que o verdadeiro amor vence tudo”.

Acredito que seja por isto que a série Harry Potter se tornou o que é, não apenas um acontecimento passageiro, mas que se estende por muitos anos, ainda tão vivo dentro de cada um de nós: porque não se trata apenas de uma série de livros sobre dilemas bruxos em um mundo mágico; a série trata, de fato, de dilemas humanos, de relacionamentos, em um mundo tão bem construído que se confunde com o nosso. E isto não tem preço, nem um fim.

Em notícia completa, confira uma lista de acontecimentos da série Potter, juntamente com vários números acerca da vendagem dos livros somente nos Estados Unidos, durante todos estes anos.

Não deixemos esta magia morrer. Continue no Ish para mais novidades!

SÉRIE HARRY POTTER
Harry Potter: acontecimentos da série que marcou uma década

Scholastic
15 de dezembro de 2009
Tradução: Sylvia Souza

8 de Julho de 2000 – 3.8 milhões foi a prensagem inicial recordista de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

11 de Julho de 2000 – 3 milhões de cópias vendidas no primeiro fim de semana após o lançamento de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, quebrando todos os recordes de vendas de publicações.

12 de Março de 2001 – Lançamento de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e “Quadribol Através dos Séculos” com renda destinada ao Comic Relief, no Reino Unido.

21 de Junho de 2003 – 6.8 milhões foi a prensagem inicial recordista de “Harry Potter e a Ordem da Fênix”.

22 de Junho de 2003 – 5 milhões de cópias vendidas nas primeiras 24 horas após o lançamento de “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, quebrando todos os recordes de vendas de publicações.

16 de Julho de 2005 – 10.8 milhões foi a prensagem inicial recordista de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”.

17 de Julho de 2005 – 6.9 milhões de cópias vendidas nas primeiras 24 horas após o lançamento de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, quebrando todos os recordes de publicações.

14 de Junho de 2006 – O Relatório de Leitura Familiar e Infantil da Scholastic revela que 76% dos pais diz que ler Harry Potter ajudou seus filhos a se darem melhor na escola.

1 e 2 de Agosto de 2006 – 2 noites de ingressos esgotados de “Harry, Carrie e Garp”. J.K. Rowling, Stephen King e John Irving leram e responderam perguntas dos fãs no Radio City Music Hall, com renda revertida para os Médicos sem Fronteiras, e a Instituição The Haven.

4 de Junho a 20 de Julho de 2007 – 40 bibliotecas através do país foram visitadas pelo Nôitibus Andante onde os fãs foram convidados a serem filmados falando sobre o que pensam e sentem sobre os livros de Harry Potter.

21 de Julho de 2007 – 12 milhões foi a prensagem inicial recordista de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

22 de Julho de 2007 – 8.3 milhões de cópias vendidas nas primeiras 24 horas após o lançamento de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, quebrando todos os recordes da indústria.

2 de Agosto de 2007 – 11,5 milhões de cópias vendidas nos primeiros 10 dias que se seguiram ao lançamento de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

15 a 19 de Outubro de 2007 – 2.000 livros autografados por J.K. Rowling em cada um dos quatro eventos gratuitos do Open Book Tour, em que J.K. Rowling leu “Harry Potter e as Relíquias da Morte” e respondeu a perguntas no Kodak Theater em Los Angeles, no Centro de Convenções de Nova Orleans e no Carnegie Hall em Nova Iorque.

11 de Junho de 2008 – O Relatório de Leitura Familiar e Infantil da Scholastic descobriu que 74% das crianças dizem que ler Harry Potter as fez se interessarem em ler outros livros.

23 de Setembro de 2008 – 7 horas e meia gastas por centenas de fãs lendo alto (e inteiro) o primeiro livro de J.K. Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal, no evento “Cover to Cover” da Scholastic, na celebração do décimo aniversário de publicação do livro.

3 de Dezembro de 2008 – A Scholastic lança “Os Contos de Beedle, o Bardo” com renda revertida para o Children’s High Level Group, uma instituição de caridade que é uma co-criação de 2005 de J.K. Rowling e a Baronesa Nicholson of Winterbourne, para melhorar a vida de crianças em situação de risco.

20 de Setembro de 2009 – 228 é o número de semanas que Harry Potter passou na lista dos mais vendidos do The New York Times.