As Relíquias da Morte ︎◆ Livros

Medidas da Raincoast não afetarão Harry Potter

Medidas da Raincoast não afetarão Harry PotterMedidas da Raincoast não afetarão Harry Potter

De acordo com a CTVglobemedia Publishing, a editora e distribuidora dos livros de Harry Potter no Canadá, Raincoast Books, tomará novas decisões sobre sua publicação doméstica, mas garante que nada afetará a série Harry Potter.

“Não haverá problemas para procurar esses livros no Canadá, eles definitivamente estarão disponíveis.”

Essas foram as palavras de Jamie Broadhurst, vice-presidente de marketing da Raincoast Books. Além disso, o vice-presidente enfatiza a importância da série Harry Potter para os lucros da empresa:

Os livros de Potter, reconhece Broadhurst, foram lucrativos para a Raincoast Books – em alguns dos anos fiscais com um novo livro de Potter na mão, a Raincoast Books teve anúncios de rendimentos excessivos em US$70 milhões.

Confira mais sobre essa decisão da Raincoast Books em notícia completa.

Thanks, Wizard News.

RAINCOAST BOOKS
Novas Medidas sobre Publicações no Canadá

CTVglobemedia Publishing – James Adams
08 de janeiro de 2008
Tradução: Caio Torres

A co-editora e distribuidora canadense da série de livros que é fenômeno de popularidade, Harry Potter, está se desfazendo do seu programa doméstico de publicação e culpando a apreciação do dólar canadense por essa decisão.

A Raincoast Books de Vancouver anunciou ontem que irá cessar as publicações dos títulos em escrita canadense em meados deste ano em adição aà difusão de mais de uma dúzia de editoras clientes cujos livros eram distribuidos pelo Canadá, fechando o armazém de Toronto que fora aberto em 2001, dispensando de 10 a 15 por cento de seus funcionários – 20 trabalhadores, de fato, incluindo os seus cinco membros da divisão da publicação doméstica.

Entretanto, Jamie Broadhurst, vice-presidente de marketing da Raincoast, enfatizou em uma entrevista que a empresa, fundada em 1979, vai continuar a co-publicar, com a Bloomsbury do Reino Unido, e a distribuir os sete títulos da série Harry Potter, de J.K. Rowling, honrando o compromisso que começou dez anos atrás com a estréia da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal. “Não haverá problemas para procurar esses livros no Canadá, eles definitivamente estarão disponíveis.”

Os livros de Potter, reconhece Broadhurst, foram lucrativos para a Raincoast – em alguns dos anos fiscais com um novo livro de Potter na mão, a Raincoast teve anúncios de rendimentos excessivos em $70 milhões – mas eles saíram como “centro de importação”, separado das outras quatro (agora três) divisões da empresa – Raincoast Distribuidora, Grupo West de Editoras, BookExpress e a em breve desativada Editora Raincoast. De fato, é estimado que o lago dos cisnes de Potter, Harry Potter e as Relíquias da Morte, tenha vendido mais de 750.000 cópias em uma edição capa dura desde sua publicação no meio de julho do ano passado.

Sobretudo, a Raincoast admite ter vendido 11 milhões de títulos da série Potter em vários formatos no Canadá.

Mas os lucros da série Potter, ao que parecem, não foram em direção à publicação interna, mas “permitiram a Raincoast tornar-se a pré-eminente distribuidora de livros no Canadá”, observou Broadhurst, “com os pré-eminentes sistemas de logística do Canadá.” Como resultado, o anúncio de ontem deveria ser visto como uma jogada volte-para-o-normal, e um regresso à competência do núcleo da Raincoast, como uma distribuidora que representa uma estimativa de 50 editoras nacionais e internacionais, incluindo Bloomsbury U.K., Bloomsbury U.S., Chronicle Books, Lonely Planet, Grove Atlantic e Harcourt/Houghton Mifflin.

O regime de publicação interna da Raincoast, pelo contrário, tem tido uma história agitada desde sua criação em 1995 e “tem sido pouco rentável”, disse Broadhurst. Tradicionalmente, a Raincoast publica entre 25 e 30 títulos canadenses por ano, mas o programa fará com que na primavera sejam publicados 15 livros.