As Relíquias da Morte ︎◆ Filmes e peças ︎◆ Parte 1

Test screening Relíquias da Morte: relato detalhado do TLC

O The-Leaky-Cauldron, que havia divulgado suas impressões sobre o test screening de Harry Potter e as Relíquias da Morte apenas na forma de tópicos, lançou agora um relato completo e detalhado sobre a primeira parte do episódio final da saga nos cinemas. Naturalmente, o texto contém inúmeros spoilers, mas você confere um pequeno trecho, sem muitas informações relevantes, logo a seguir:

“O filme em si, que tem aproximadamente duas horas e meia, foi um trabalho incompleto, que significa que alguns efeitos especiais, como o CGI, ainda não estavam totalmente prontos. Nós também assistiríamos ao filme com uma trilha sonora temporária, tiradas de outros filmes. Isso, no entanto, não diminuiu a empolgação do filme ao mínimo. Sabendo que eles ainda teriam que adicionar a trilha de Desplat ao filme apenas aumenta a antecipação para quão espetacular o produto final será.

Enquanto algumas partes da história contada no livro foram cortadas do filme, ou diminuídas, a essência da história principal fica. O filme teve um tempo perfeito e balanceou a ação de lutar em uma guerra com a emoção e humanidade da jornada. O visual do filme permaneceu com a escuridão, e com as cores cinza e pretas que vimos em “Enigma do Príncipe”. Está claro que o perigo está no ar a cada esquina. A parte humana física e emocional aparece também a cada cena.”

Continue lendo o extenso relato em notícia completa. “Harry Potter e as Relíquias da Morte” parte I estréia em 19 de novembro.

Relato detalhado do The Leaky Cauldron, por Edward
23 de agosto de 2010
Tradução: Bruna Coden, Jenifer Cestari e Juliana Torres

Ontem, eu tive a sorte de estar entre as 500 pessoas que assistiram a um test screening da primeira parte do filme de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Esse evento acontece tradicionalmente em Chicago, aproximadamente três meses antes da estréia do filme; foi por sorte e muito bons amigos que consegui estar lá. Lá estavam o diretor David Yates, o presidente da WB e COO Alan Horn, e os produtores David Heyman e David Barron, que observaram o seleto grupo de expectadores que assistiriam ao filme. O filme em si, que tem aproximadamente duas horas e meia, foi um trabalho incompleto, que significa que alguns efeitos especiais, como o CGI, ainda não estavam totalmente prontos. Nós também assistiríamos ao filme com uma trilha sonora temporária, tiradas de outros filmes. Isso, no entanto, não diminuiu a empolgação do filme ao mínimo. Sabendo que eles ainda teriam que adicionar a trilha de Desplat ao filme apenas aumenta a antecipação para quão espetacular o produto final será.

Enquanto algumas partes da história contada no livro foram cortadas do filme, ou diminuídas, a essência da história principal fica. O filme teve um tempo perfeito e balanceou a ação de lutar em uma guerra com a emoção e humanidade da jornada. O visual do filme permaneceu com a escuridão, e com as cores cinza e pretas que vimos em “Enigma do Príncipe”. Está claro que o perigo está no ar a cada esquina. A parte humana física e emocional aparece também a cada cena.

Os atores, o trio em particular, fazem suas melhores performances até agora; praticamente desaparecendo em seus personagens. Jason Isaacs traz ao personagem de Lucio Malfoy novos níveis de bajulação descarada diante de Voldemort, enquanto Rhys Ifans interpreta o pai desesperado que fará de tudo para conseguir sua filha de volta. Belatriz Lestrange tem um papel maior nesse filme do que no passado, o que permite a atriz Helena Bonham Carter mostrar um lado ainda mais sadista e inquieto de Bela. Vemos Dobby novamente, que faz seu retorno no Largo Grimmauld ajudando Monstro trazer Mundungo a Harry para interrogatório. A próxima vez que o vemos é na adega da Mansão Malfoy para resgatar Harry e seus amigos.

O filme começa com Rufo Scrimgeour falando a imprensa bruxa sobre a promessa de seu governo de proteger a liberdade de seus cidadãos durante esses tempos sombrios. Isso se segue de uma sequência que mostra Harry, Rony e Hermione em suas respectivas casas, se preparando para a jornada a sua frente. Harry assiste os Dursleys irem, Rony e os Weasley se preparam emocionalmente para os meses a frente e Hermione usa o feitiço obliviate em seus pais. De um jeito muito triste para Hermione e a plateia, descobrimos isso ao ver as fotos e recordações da família serem limpadas da presença de Hermione enquanto o feitiço de Hermione faz efeito. Ela sai da casa deles e desce a rua, pra longe da casa de Wendel e Monica Wilkins.

Somos transportados a Mansão Malfoy, onde Snape anda através dos portões de aço, através da casa para a reunião de Comensais da Morte. O corpo torturado de Caridade Burbage eleva-se entre os Comensais Durante a cena, o que adiciona um nível extra de assustador a toda cena. Como eu disse antes, Isaacs tem uma performance incrível que vai muito bem com Fiennes, que deixa Voldemort brincar com Malfoy, quebrando o cabo prateado da varinha de Malfoy e o jogando na mesa. Durante o filme, vários eventos/sonhos/visões/memórias contam a história das Horcruxes (as que conhecemos) e a de Voldemort descobrindo sobre a Varinha das Varinhas. Flashes de outros filmes, incluindo Dumbledore caindo da Torre de Astronomia e Tom Riddle nos dá esse fundo, enquanto conseguimos a nossa história de Grindelwald e Gregorovich através da ligação das mentes de Harry e Voldemort.

A cena dos Sete Potters estava quase completa nessa versão. A transformação acontece em uma única filmagem de 360 graus, com cada personagem se transformando em Harry da sua maneira única. Fred e Jorge diminuem uns trinta centímetros, Mundungo cresce uns trinta centímetros e Fleur tem as sobrancelhas de Harry como a primeira coisa a sofrer mudança no seu corpo. Quando os Sete Potters estão andando ao redor do quarto com as roupas dos seus personagens originais, eles são diferenciados pelas suas vozes originais e seus maneirismos. Eles, então, tiram suas roupas para colocar as de Harry. A produção foi ótima nessa parte – ao ponto de fazer o Harry da Fleur tirar um sutiã, branco e rendado, para poder mudar de roupa. Estando no ar, vê-se os Comensais da Morte mergulhando contra a Ordem como morcegos, dando rasantes e jogando feitiços e maldições. Comensais correm atrás de Harry e Hagrid durante uma rodovia, manuseando entre carros, e ainda fazendo uma virada ao redor do teto de um túnel.

Com relação a Edwiges: ela morre. Diferente do livro, Harry deixa Edwiges ir embora antes da Ordem ir embora da Rua dos Alfeneiros. Durante a batalha, logo antes de Voldemort aparecer, ela volta voando na cena, em um esforço para ajudar Harry a brigar com os Comensais. Um comensal joga a maldição Avada Kedavra nela, e ela cai ao chão. É a aparição de Edwiges junto ao Harry verdadeiro que dá a Voldemort a pista para sua identidade.

Numa casa Weasley completamente reconstruída, Scrimgeour chega antes do casamento para ler o testamento de Dumbledore e entrega as três heranças. Gina e Harry dão o único beijo da primeira parte aqui, que é interrompido de uma maneira hilária pelo Jorge sem-orelha. (Sim, as piadinhas do livro são repetidas palavra por palavra no filme) Harry começa a ficar incerto sobre Dumbledore, com ajuda de tia Muriel e flashs de manchetes sobre o próximo livro a ser lançado por Rita Skeeter, A Vida e As Mentiras de Alvo Dumbledore. Então, o patrono de Kingsley aparece, anunciando a morte de Scrimgeour e a queda do Ministro. O trio escapa, dessa vez com a ajuda de um Lupin forte urrando para Harry “VÁ!” e batalha contra os Comensais Rowle e Dolohov no café assim que eles chegam em Londres.

Já em Grimmauld Place, Harry manda Monstro procurar Mundungo, que retorna com ambos Dobby e Dungo. O público celebrou quando Dobby aparece na tela, e se tornou mais querido quando disputou com Monstro pela atenção de Harry. A informação de Mundungo os leva a se infiltrarem no Ministério, que é mostrado exatamente como nos livros. Umbridge, representada por Imelda Stauton, volta a sua antiga e terrível personalidade enquanto preside sobre uma corte com uma roda de Dementadores voando a sua volta. O Ministério agora parece estar operando para criar propaganda contra os Trouxas, que está sendo produzida em larga quantidade (Quando Trouxas atacam). Eles também trocaram a antiga estátua no átrio com uma nova criação com tema totalitário, que é feita por um amontoado de trouxas entrelaçados segurando bruxos num pedestal. “Trouxas no lugar certo,” diz Hermione.”

O escritório de Umbridge tem as paredes engravadas em ornamentos dourados, junto com tijolos rosas e pratos de gatos miando. O olho de Olho-Tonto é visto na porta de seu escritório, mas não fica claro se Harry repara nisso ou não. Logo depois de escapar da corte e paralisar Umbridge, eles são perseguidos pelo Ministério e acabam desaparatando para a floresta. Aqui vemos uma grande performance de Emma Watson como Hermione que chora sobre o corpo de Rony enquanto ela junta seu branço partido. Osso e músculos expostos antes do Ditamno ser aplicado. Ela então lança um feitiço sobre o Trio e a vida na floresta começa.

A primeira parte do filme “Relíquias da Morte” flue rapidamente pela história. Nenhuma parte em particular é muito rápida ou muito lenta, mas a sequência já condensada do “acampamento” toma muito tempo; mas, por uma boa razão. Essa parte do filme mostra a progressão do ciúme de Rony pela amizade de Harry com Hermione, piorada por estar usando o Horcrux. Rupert Grint interpreta isso muito bem, saindo da tenda para o inverno, deixando Harry e Hermione incertos de como prosseguir. Seguindo sua saída, uma cena que não está nos livros continua uma das mais tocantes e tristes: em um esforço para animar uma Hermione deprimida, Harry remove o Horcrux de seu pescoço, e divide uma dança esquisita estilo baile de escola com Hermione com uma música de Nick Cave, “O’Children.”

Harry e Hermione continuam seus caminhos até Godric’s Hollow e chegam no lugar dos túmulos da família Potter. A estátua memorial não é vista no filme, mas Harry descobrindo o lugar onde descansam ainda é uma experiência emocionante. Na casa da Batilda, Hermione descobre a bandeja de chá onde ela foi assassinada e Harry se volta para ver Nagini saindo da boca de Batilda, deixando o que restava de seu corpo e roupas numa pilha no chão. Essa tomada em particular não estava completa no filme, pois ainda estava entre os efeitos computadorizados a serem terminados. A luta com Nagini leva até um quarto infantil no cômodo ao lado, e resulta em Harry sendo picado pela cobra. Assim que eles escapam para a Floresta de Dino, Harry deita incosciente por alguns dias, durante esse tempo ele encontra um caminho para a mente de Voldemort e descobrimos mais sobre a história de Grindewald e Gregorovich.

Isso acaba levando, talvez, na parte mais emocionante e excitante do filme: a Corça Prateada. A performance de Rupert Grint é espetacular quando ele faz seu retorno, puxando Harry debaixo nas profundezas congeladas e destruindo o Horcrux. Depois de Harry abrir o medalhão, um tornado da alma negra de Voldemort paira sobre Rony, soltando aranhas no chão e zombando dele. Numa virada sensual, visões prateadas como porcelanas de Riddle-Harry e Riddle-Hermione aparecem no tornado e zombam o ciúmes de Rony dividindo um longo e intenso beijo. Num esforço de não demonstrar o verdadeiro mal de Voldemort e a situação, o Riddle-Harry e a Riddle-Hermione, na massa tortuosa do tornado, aparecem sem camisas durante os último segundos do beijo antes de Rony enfiar a espada de Gryffindor no medalhão, destruindo-o.

Essa sequência intensa é seguida pelo trio reunido procurando mais informações com Xenophilius Lovegood sobre o estranho símbolo que ele usou no casamento. Em uma animação espetacular, a história dos Três Irmãos é contada em um estilo único onde os personagens da Morte e dos irmãos se transformam de esqueletos obscuros em fantoches semi-formados em, finalmente, fantoches como manequins enquanto ela vai contando o Conto. A voz de Hermione lendo o conto acompanha a animação, que dura cerca de três minutos. Na minha opinião, é um dos três melhores minutos que esse filme produziu. O estado perturbado de Xeno foi lindamente representado por Rhys Ifans. Os Comensais da Morte são chamados para a casa em formato de árvore por Xeno que diz o nome de Voldemort, que agora é tabu. O Trio escapa por pouco, mas corre diretamente para uma gangue de Sequestradores, que os persegue para dentro da floresta. Durante essa parte, Harry também estabelece a última conexão com Voldemort que mostra o Lorde das Trevas questionando um envelhecido Gridenwald, que conta que a Varinha das Varinhas ainda está no túmulo de Dumbledore.

A cena da Mansão Malfoy passou por algumas alterações daquela que estava no livro, nenhuma que mudou muito o resultado da história contada nos filmes. Por exemplo, Rabicho não morre definitivamente no filme. Ao invés disso, ele é paralisado por Dobby que permite com que Harry e Rony escapem. Rabicho de lado, os gritos de Emma Watson enquanto o personagem de Bela a tortura (Belatriz marca “sangue-sujo” no braço de Hermione) ainda me dá calafrios. Belatriz continua no topo de sua forma quando usa sua varinha como um chicote para tirar a espada dos Snatches de baixo calão que capturou o Trio. Os Malfoys ainda conseguem mostrar seu completo desespero, com Lúcio, bebida em mão, mandando um Draco derrotado identificar Harry. Nessa sequência, o suspense é construído até o momento final quando a adaga é arremessada por Bela e desaparata junto com Harry, Rony, Hermione, e Dobby para o Chalé das Conchas.

De longe, uma das sequências mais emocionantes do filme foi Dobby morrendo nos braços de Harry no litoral do Chalé das Conchas. O enterro acontece perto de uma ribanceira com vista para o mar. Harry cava a cova sozinho, e coloca o pequeno Elfo Doméstico em seu lugar de descanso com Rony e Hermione. A cena final do filme se passa em Hogwarts, numa pequena ilha perto do lago. A tumba de Dumbledore é partida ao meio por Voldemort, que encara o rosto pálido de Dumbledore antes de tomar a varinha de suas mãos e despara um feixe de luz no ar.

Depois do filme, eu tive a oportunidade de falar brevemente com Yates e Barron, que me contaram que a cena de Voldemort tomando posse da Varinha das Varinhas realmente será o ponto em que a parte I acaba, e que Desplat está recentemente concluindo a trilha para o filme. Eles disseram que ainda não decidiram quem será o compositor da segunda parte de Relíquias da Morte, mas eles estão começando o processo de finalização do último filme.