Livros ︎◆ O Cálice de Fogo

Debate sobre Harry Potter em vez de cálculos matemáticos

A MTV recentemente fez uma pesquisa sobre um certo número de universidades no mundo que usam Harry Potter como fonte de conhecimento para a literatura, teologia e ciência.No meio das pesquisas, Melinda Finberg, professora da universidade de Swarthmore, localizada na Pensilvânia, falou sobre os livros de Harry Potter na universidade. Confira um trecho da reportagem abaixo:

Eu pensei então, ‘O que vocês lerão neste verão?’ Harry Potter!

Os livros de Harry Potter, junto com a série O Senhor dos Anéis têm deixado de ser inocentes e agora são estudados do ponto de vista adulto, discutindo assuntos como [sobre a Ordem da Fênix] o destino que aguarda Umbridge, sendo invadida pelos centauros.

Embora a maioria dos estudantes já tenham lido Harry Potter, a professora ainda os convida a lê-lo novamente, mas com um ponto de vista diferente do anterior. Estudando cada metáfora e a leitura, a partir da perspectiva escolar.

Para conferir a reportagem completa traduzida na íntegra, basta clicar aqui ou em notícia completa.

HARRY POTTER
Harry Potter nas universidades

Jennifer Vineyard – MTV
26 de setembro de 2008
Tradução: Iago Sales

Melinda Finberg, professora da Universidade de Swarthmore, na Pernsilvânia confessa:

“Eu pensei então, ‘O que vocês lerão neste verão?’ Harry Potter!”

Este grupo de estudantes é a geração Harry Potter.

Os livros de Harry Potter, junto com a série O Senhor dos Anéis têm deixado de ser inocentes e agora são estudados do ponto de vista adulto, discutindo assuntos como [sobre a Ordem da Fênix] o destino que aguarda Umbridge, sendo invadida pelos centauros.

Embora a maioria dos estudantes já tenham lido Harry Potter, a professora ainda os convida a ler novamente, mas com um ponto de vista diferente do anterior. Estudando cada metáfora e a leitura, a partir da perspectiva escolar.

Que tem aprendido que as pessoas não são divididas em pessoas boas e comensais da morte e também sobre as maldições imperdoáveis “pergunta Finberg quando o debate gira em torno de Harry usando a maldição cruciatus”

“Ele usa com Bellatriz e também com Carrow” observa Edelman Hannah “também usa a maldição imperius”

“Eu fiquei realmente irritado quando ele usou uma maldição imperdoável” disse Matlock “mas eu não acho que isso signifique que ele é uma pessoa má, só mostra que é mais humano”

“Então você acha que J.K. Esta brincando com a gente? “Matt Bowers Questionado” Você acha que ele diz ‘olha, você acha que Harry é bom, mas se isso não do ponto de vista do Draco? ‘ ”

“Então você acha que J.K. Rowling está brincando conosco?” questiona Matt Bowers “você acha que ela diz ‘olha, você acha que Harry é bom, mas se isso não for do ponto de vista de Draco?’”

“Mas harry nunca utilizou Avada Kedara”, afirmou Soares “é muito desagradável, exceto para o herói, é como o super-homem que nunca mata Lex Luthor” a turma sorrius.

Como vimos, as discussões sobre o livro deveriam ir longe, agora partiriam sobre o assunto sobre a garota com que Harry deveria ficar. Utilizando os seus conhecimentos sobre tais temas, os alunos analisaram cada parágrafo dos livros.

“Essa foi minha aula favorita” confessa Jeff Davidson

Vocês gostariam de mudar suas aulas, sem precisar de análises matemáticas, para uma literatura onde só estudássemos os livros de Harry Potter?