Filmes e peças ︎◆ O Cálice de Fogo

Mais um report do novo filme

O site MoviesOnline.ca. postou outro report do quarto filme Harry Potter e o Cálice de Fogo que foi exibido em Chicago no mês passado.

A primeira competição do torneio é incrível. Muito bem produzida. A professora McGonagall faz um discurso sobre o Baile de Inverno e a sua importância para o convívio social com os hóspedes estrangeiros, e então dá uma aula de dança usando um dos estudantes como seu par. Ron e Harry já estão se falando e passam por maus bocados tentando encontrar paresjá que todas as garotas estão atrás do Cedrico e do Krum. Cho Chang está brilhante, ela fala com um sotaque bem forte e é muito bonita. Ron não faz idéia de que Hermione tem um par para o Baile e ela está linda quando ela desce para o Baile. [Continua…]

Tradução: Carmem e Gabi

Saudações de Chicago! Alguns de vocês talvez tenham escutado sobre os testes especiais de projeção do filme Harry Potter e a Cálice de Fogo, e isso aconteceu no Piper’s Alley no sábado nove de julho em Chicago. Tenho o orgulho de dizer que era verdade e eu fui um dos sortudos membros da platéia! Na verdade, nós éramos os primeiros na fila às 4 da tarde até as 6 horas quando começou a exibição. Teve uma exibição as 2 horas para crianças, e nós vimos elas saírem felizes enquanto nós tomávamos nosso caminho.

A segurança estava bem forte. Antes de entrar no cinema, guardas revistaram todos e confiscaram qualquer câmera, aparelhos que gravassem, e celulares com câmera. Os guardas então colocaram nossas mão para cima e usaram suas “varinhas” que detectam qualquer metal que esteja escondido na sua roupa. Eu apitei, eles revistaram meu bolso e acharam moedas e chaves, e então deixaram eu entrar.

As três últimas fileiras estavam reservadas para vips, então naturalmente nos sentamos logo na frente deles para tentar escutar alguma conversa. O cinema se encheu e então um homem começou a falar na frente do cinema. Ele apresentou o título do filme, a platéia começou a aplaudir. Todos ficaram maravilhados ao ouvir que seriam os primeiros a assistir o novo filme de Harry Potter!

Eu tenho que dizer que esse filme é o meu filme de HP favorito até hoje. Mesmo os efeitos especiais não estando completados ainda, eles foram adaptados. Foi um pouco engraçado ver o Lord Voldemort com pontinhos pequenos azul e verde na sua cabeça raspada em uma cena e na outra onde os efeitos já estavam prontos ele aparecia caracterizado já. Tiveram vários pedaços de cenas com essas marcações de cores no lugar de onde entrarão as animações. A iluminação, o áudio e as imagens não estavam finalizadas ainda, e nos avisaram isso antes do filme começar, que ele estaria um pouco cru ainda.

É claro que o filme não pode seguir o livro muito fielmente. Os principais temas que foram levados às telas são a Copa de Quadribol, o Baile de Inverno, o Torneiro Tribruxo, Moody, Rita Skeeter, a volta de Voldemort, as visões de Harry, a briga de Rony e Harry, garotos e garotas começando a se gostar, Bartô Crouch e sua família. O Filme tem um bom tamanho e ele seria muito longo se tivessem aproximado ele mais aos detalhes do livro.

Ok, então continuando com o filme! Se você não quer saber o que acontece no filme, que cenas foram cortadas, agora é a hora para parar de ler! Ainda está ai? eu achei que estaria! Os Dursley não estão no filme. O começo é uma cena assustadora na casa dos Riddle quando o jardineiro descobre Voldemort e seus homens de confiança. Harry acorda da visão quando Hermione acorda ele perguntando se ele está pronto para ir para a copa de quadribol. Eles todos saem da Toca e encontram os Diggory na chave de portal. O acampamento é enorme e muito legal. O estadio é maravilhoso, entretanto nós vemos pessoas se conhecendo, torcida mas nada de Quadribol. Diperso para o acampamento vemos comensais da morte atacando queimando tendas. Eles estão muito mais aterrorizantes no filme do que eu achei que eles seriam. Todos correm, Harry é golpeado durante a confusão. Ele acorda e vê um homem usando sua varinha para conjurar a marca negra. Nada de Winky e nenhuma menção sobre o F.A.L.E. ou Elfos domésticos no filme.

Em Hogwarts, Dumbledore apresenta as outras escolas. Os campeões adicionam os seus nomes, Fred e George protagonizam uma cena muito engraçada. Dumbledore anuncia os campeões. Os professores se irritam com Harry e Rita Skeeter coloca Harry em maus lençóis com a sua entrevista. Todos na escola estão usando distintivos escritos “Potter Fede” e Ron fica contra Harry, o que acaba causando discussões bem calorosas entre os dois. Pobre Hermione faz papel de pombo-correio entre os dois e acaba gerando muita diversão. Moody ensina as Maldições Imperdoáveis, para o desprazer de Hermione e Neville. Moody é exatamente do jeito que eu o imaginei, e a atuação dele é brilhante. Você chega até a esquecer o hábito dele em tomar a Poção Polissuco e acredita, assim como os outros alunos, que ele é apenas um bêbado que vive bebendo de seu frasco o tempo todo.

A primeira competição do torneio é incrível. Muito bem produzida. A professora McGonagall faz um discurso sobre o Baile de Inverno e a sua importância para o convívio social com os hóspedes estrangeiros, e então dá uma aula de dança usando um dos estudantes como seu par. Ron e Harry já estão se falando e passam por maus bocados tentando encontrar pares já que todas as garotas estão atrás do Cedrico e do Krum. Cho Chang está brilhante, ela fala com um sotaque bem forte e é muito bonita. Ron não faz idéia de que Hermione tem um par para o Baile e ela está linda quando ela desce para o Baile. Vitor e Hermione fazem sucesso e Ron fica morrendo de ciúmes e Hermione acaba gritando com ele. Você realmente vê faíscas surgirem entre os dois nessa cena. A única pessoa que parece estar aproveitando a festa é Neville, que chega a sala comunal da Grifinória bem mais tarde que os outros após dançar a noite toda com Gina Weasley.

Antes da Segunda Tarefa, Harry acaba por descobrir que a Murta que Geme é uma fantasma de ótima ajuda… ela tenta tirar proveito enquanto ele está na banheira e essa é uma das cenas mais engraçadas do filme. A segunda tarefa é maravilhosa e tensa ao mesmo tempo; a terceira tarefa por sua vez é muito sofrível e sombria. Quando Harry e Cedrico pegam a taça, são transportados para o cemitério onde nós assistimos a morte de Cedrico. Rabicho executa o feitiço para o ressurgimento do Lord das Trevas, uma cena bastante perturbadora. Voldemort então tira a máscara de alguns dos Comensais presentes e desafia Harry a duelar com eles. Harry recebe ajuda de alguns fantasmas enquanto tenta fugir com Cedrico. Quando ele retorna, as cenas a seguir são muito emotivas quando o pai de Cedrico corre de encontro ao filho. Moody, de modo solidário, tira Harry de lá, e todas as dúvidas são respondidas no final. Dumbledore anuncia a toda a Escola os detalhes envolvendo a morte de Cedrico e o filme encerra.

Os atores que entraram no elenco são perfeitos.O filme é um tanto corrido e prende a sua atenção durante todo o tempo. Os atores realmente incorporaram os personagens e agora interpretam os seus personagens de maneira mais confortável. Ron está cheio de ótimas falas e muitas expressões. Harry e Dumbledore tem algumas poucas discussões. Fred e George causam muita algazarra e tem várias cenas sensacionais. Rita Skeeter está incrível. Madame Maxime e Hagrid tem momentos engraçados juntos.

Muitos personagens são deixados de lado, sem tempo para sabermos sobre suas histórias, e você acaba sentindo falta em vê-los por mais vezes. Snape está sempre por perto, mas ele tem pouquíssimas falas. Você passa a ver Neville adquirindo mais confiança nas poucas cenas em que ele aparece. Gina aparece em algumas cenas. Sirius apenas aparece em uma cena, onde o seu rosto é feito de chamas através da lareira. Nada de professora Trelawney, Sprout, Nick-Quase-Sem-Cabeça, Pirraça, mas isso deve mudar no resultado final. Grande parte do filme foi ação e poucos diálogos, mas isso não é problema porque funcionou.

Acredito que o público vai adorar o novo filme do Potter. É divertido, rápido, novo e familiar. Eu não aconselharia que crianças pequenas fossem levadas para assistir ao filme, o filme é muito assustador para as crianças mais novas. É um filme quase inofensivo, um filme divertido, entretanto a violência existe e os pais devem estar cientes que tem mais sangue e cenas aterrorizantes nesse filme do que nos anteriores. Mais uma vez, eu amei o filme e acredito que se trate de um daqueles filmes que você quer assistir mais uma vez e mais uma e mais uma. Eu mal posso esperar até o seu lançamento no final do ano.