O Enigma do Príncipe

Filme 6 adiado para julho de 2009; análise Ish sobre o caso

Foi confirmado por Jeff Robinov, presidente do grupo de Cinema da Warner Bros., que o sexto filme da saga foi adiado para 17 de julho de 2009! Segundo ele, dois motivos foram decisivos para a mudança:

“Nós sabemos que essa é a época ideal para se lançar um filme que deve ser visto por toda a família, como já vimos com o sucesso do nosso último filme, que se tornou o segundo mais rentável da franquia, atrás apenas da estréia. Além disso, como qualquer outro estúdio estamos sentindo as conseqüências da guerra dos roteiristas, que teve impacto direto na redação de novos scripts para outros filmes – mudando o cenário competitivo de 2009 abrindo espaços e oportunidades que nós queremos aproveitar.”

Ainda segundo Jeff, “Relíquias da Morte” não será afetado pela transferência de datas:

“A mudança de data não altera em nada o nosso cronograma de produção para os próximos filmes. A pós-produção de O Enigma do Príncipe terminou dentro do previsto e os planos do estúdio para as duas partes de Harry Potter e as Relíquias da Morte não vão sofrer com a mudança. Nós sabemos que os fãs estão ansiosos pelos desdobramentos da série na telona, mas a boa notícia é que agora eles terão de esperar menos entre o sexto filme e a primeira parte do último.”

Sendo ‘legal’ com os fãs, ele inclui: a diferença (de tempo) entre o filme 6 e a primeira parte do filme 7 agora será menor! – os fãs agradecem tamanha preocupação, não?

Ironias à parte, você pode discutir essa [infeliz] notícia, comentando em nosso Fórum, clicando aqui.

Análise: Nosso crítico de cinema, Arthur Melo, expõe uma análise das causas para o adiamento de Enigma do Príncipe. Você confere o texto em notícia completa.

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Comunicado Oficial da Warner Bros.

Warner Bros
14 de agosto de 2008

São Paulo, Agosto de 2008. A Warner Bros. Pictures adiou o lançamento de Harry Potter e o Enigma do Príncipe para 17 de julho de 2009. O anúncio foi feito por Alan Horn, Presidente e Diretor de Operações da distribuidora.

No comunicado, Horn disse: “Temos dois motivos para adiar O Enigma do Príncipe para 2009. Sabemos que julho é a época ideal para lançamento de grandes de filmes voltados para toda a família, o que é provado pelo sucesso do nosso último filme de Harry Potter, que conseguiu a segunda maior bilheteria da franquia, atrás apenas do primeiro longa-metragem. Também, como qualquer outro estúdio, ainda estamos sofrendo repercussões da greve dos roteiristas, que teve impacto no desenvolvimento dos textos de outros filmes, mudando o aspecto competitivo para 2009 e oferecendo novas janelas de oportunidade que queremos explorar. Concordamos que a melhor estratégia era mover O Enigma do Príncipe para Julho, quando se encaixará perfeitamente no intervalo para grandes lançamentos no verão norte-americano”.

Jeff Robinov, Presidente do grupo Warner Bros. Motion Picture, complementou “A mudança na data de lançamento não altera o cronograma de produção para este e os demais filmes da série Harry Potter. A pós-produção de O Enigma do Príncipe foi completada dentro do prazo, e esta mudança não altera o plano de lançar Harry Potter e as Relíquias da Morte em duas partes. Nós sabemos que os fãs de Harry Potter estão ansiosos em ver o desenrolar dos últimos capítulos no cinema. De fato, a boa notícia para eles é que o intervalo entre o lançamento de O Enigma do Príncipe e a primeira parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte ficou menor.”

David Heyman, produtor de todos os filmes da série Harry Potter, também comentou a mudança de data. “Quando Jeff Robinov me explicou a razão para mudar a data de Harry Potter e o Enigma do Príncipe para Julho de 2009, ficou evidente que isso nos daria um potencial para alcançar o maior público possível. Estou extremamente orgulhoso do último filme e do trabalho do diretor David Yates e do nosso elenco incomparável. Acredito que desenvolvemos e acrescentamos energia à série. Estamos ansiosos para compartilhá-lo com os fãs de Harry Potter de todo o mundo, mesmo que nós tenhamos que esperar um pouco mais.”

David Yates, diretor de Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e o Enigma do Príncipe e que será o responsável por Harry Potter e As Relíquias da Morte, acrescentou: “Foi uma alegria trabalhar em Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Dan, Rupert e Emma e todo o nosso jovem elenco continuam brilhando, e os novos integrantes do elenco trazem cores e vida a Hogwarts. Enquanto damos os retoques finais no próximo longa-metragem, já estamos no começo das preparações para os últimos dois filmes, que começaremos a filmar em fevereiro. Estou empolgado em levar esta grande série para a conclusão excitante que seus leais fãs tanto merecem.”

Filme 6 adiado para julho de 2009; análise Ish sobre o caso

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Análise dos fatos

Potterish.com ~ Arthur Melo
14 de agosto de 2008

Já há um bom tempo que todos os fãs da série e os profissionais que trabalham nas mídias que promovem a sétima arte andam estranhando o atraso na divulgação de material do filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe. É bem verdade que a poeira começou a baixar quando saíram as primeiras imagens oficiais e, principalmente, o teaser-trailer que despertou o interesse em até quem já não lembrava mais do filme.

Mas aí, quando todos passaram a colocar um peso de papel em cima da tecla F5 nos sites de Harry Potter, eis que a Warner Bros. anuncia o adiamento do sexto filme para julho de 2009. Esquecendo que o simples fato acrescentar aproximadamente 7 meses no calendário de lançamento já seria muito mais do que o suficiente para enfurecer 99,9% dos fãs, o estúdio expõe justificativas, no mínimo, peculiares.

A primeira é a época de lançamento que, sendo em julho (verão americano), atrairá um maior público. Isso é uma meia verdade. Pedra Filosofal, Câmara Secreta e Cálice de Fogo estrearam em novembro de 2001, 2002 e 2005, respectivamente. A bilheteria do primeiro foi surreal e se tornou a segunda maior bilheteria de todos os tempos, a do segundo foi muito boa e se posicionou, na época, no sexto lugar do ranking e, Cálice de Fogo, se tornou a maior bilheteria mundial de 2005.

O Prisioneiro de Azkaban e Ordem da Fênix estrearam nos meses de junho de 2004 e julho de 2007. A proximidade com a melhor época comercial nos EUA garantiu a menor bilheteria da série para o terceiro filme, mas Ordem da Fênix se tornou a segunda maior bilheteria de 2007 e a quinta da história.

Dá pra entender a preocupação, mas, vamos analisar. Batman – O Cavaleiro das Trevas é o maior lançamento de 2008 e, colocando os pés no chão, seria quase impossível Enigma do Príncipe rebatê-lo. Ainda que alguns achem que essa medida visava não enfrentar 007 – Quatum of Solace (com duas semanas de diferença), é evidente que a Warner Bros. preferiu abocanhar um ótimo lançamento para 2009 (até porque o filme da Liga da Justiça é uma completa desordem), já que garantiu o topo em 2008.

O outro motivo é a greve dos roteiristas, que teria atrasado o cronograma da produção. Realmente a greve atrapalhou muitos estúdios de cinema e de TV, colocando em risco algumas produções. Mas o que uma greve dos roteiristas já findada há um bom tempo poderia acarretar num filme que já foi completamente filmado e se encontra em pós-produção (quando são inseridos os efeitos visuais e trilha sonora)? Se a greve realmente interferiu no calendário, ente é um fato antigo que se deu ainda na época de pré-produção, antes das filmagens, o que quer dizer que os produtores já sabiam que iriam adiar o filme.

Parece que encontramos finalmente o motivo de tanta lentidão para divulgar imagens, vídeos e pôsteres. Não é vantagem liberar material comercial a essa altura para um filme que só será lançado em julho, lógico.

Outros pontos devem ser vistos. É bom refrescar as mentes e já se adiantar nas impossibilidades das indicações ao Oscar para Harry Potter e o Enigma do Príncipe, já que a Academia americana se foca mais nos períodos das proximidades da premiação (entre novembro e janeiro).

Claro que para premiações técnicas isso não afeta muito, mas ainda assim surte algum efeito negativo. Um outro comentário feito é sobre os efeitos visuais. É mesmo muito proveitoso utilizar esse intervalo de tempo para dar uma carga melhor nos efeitos visuais, mas fica complicado quando o filme já está em processo final de pós-produção. Resta saber também se a exibição restrita de teste de público ainda será feita agora, em agosto, nos EUA, como a Warner Bros. costuma fazer.

Nessa altura do campeonato (cerca de duas horas depois da divulgação), milhares de fãs e sites de Harry Potter pelo mundo já criaram inúmeras petições, comunidades, postagens, blogs e novas formas de xingamentos peculiares. Não que isso possa ou vá adiantar alguma coisa, mas não deixa de ser uma maneira de expressar a decepção e expor idéias a respeito de tudo.

Fãs indignados criaram uma comunidade no Orkut como um ato rebelde contra a atitude da Warner. Confira aqui.