As Relíquias da Morte ︎◆ Filmes e peças ︎◆ Parte 2

Mais relatos do test screening de Relíquias Parte 2

Como ficamos sabendo, no final da tarde de ontem 400 pessoas assistiram ao filme Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 no test screening realizado em Chicago. Gabrielle Adelle, uma das felizardas que estiveram nessa sessão exclusiva e que já apareceu em outro relato, teve seu parecer publicado no theyoungfolks. Seu relato não possui muitas novidades em relação aos que já foram publicados aqui no site, mas mostra uma certa preocupação com relação ao filme ser exibido em 3D:

“Falando em este estar em 3D, eu não posso evitar em ficar preocupada se isso vai ou não acontecer. O filme está previsto para sair em pouco mais de 3 meses, certo? Eles tem MUITO trabalho a fazer com os efeitos. Como eu mencionei mais cedo, o test screening da Parte 1 ocorreu 3 meses antes também e estava um pouco mais elegante, e eles decidiram não fazer o 3D por causa das restrições de tempo. Então, isso é só algo a considerar.”

Além disso, uma compilação de todas as informações que foram divulgadas até agora sobre Relíquias da Morte Parte 2 foi divulgada e pode ser lida em Notícia Completa, assim como o relato de Gabrielle.

Continuem ligados no Ish para possíveis novos relatos!

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE 2
Relato de Gabrielle Adelle

The Young Folks ~ Gabrielle Adelle
03 de abril de 2011
Tradução: Gabriel Amaral e Otávio Bergamini

[Advertência: Essa crítica possui alguns poucos spoilers. Nenhum detalhe específico é revelado.]

Ontem, um test screening de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 foi realizado no centro de Chicago. Fui sortudo o bastante para este ser meu segundo test screening de um filme Potter. No último mês de agosto compareci ao test screening de Relíquias da Morte Parte 1. Sendo eu um grande fã de Harry Potter estava cheio de alegria. A melhor palavra para descrever a segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte é épico. Mas até isso é uma exposição incompleta. Fiquei sem fôlego com o filme, e era apenas o test screening! O filme final é uma obra prima, com energia suficiente que eu acho que vai se sair de modo vitorioso durante as premiações. (Finalmente!)

Passei a maior parte do dia de ontem revelando spoilers e respondendo perguntas de fãs de HP. Estou aproveitando um momento agora para formar alguns pensamentos mais coerentes sobre o filme… Integralmente o filme é ótimo. Senti que o começo era um pouco apressado e agitado. Mas acho que a agitação foi principalmente devido ao fato de ser um test screening. E há tanto trabalho que precisa ser feito. Quando vi o test screening da Parte 1 ele estava um pouco mais elegante do que o de ontem. A Parte 2 possui de duas a três vezes mais efeitos especiais do que teve a Parte 1. Como estava apressado, parecia que eles queriam levar o trio à Hogwarts o mais breve possível. O que significa que eles tiveram de mudar ou deixar de fora um pouco dos detalhes de enredo do livro. Normalmente, fico bem com qualquer mudança que eles fazem, mas uma delas meio que me incomodou. Contudo, não é significativo o bastante para me fazer não gostar do filme.

Quando o trio chega a Hogwarts, esse é o momento em que o filme se estabelece no ritmo certo. É exatamente nesse ponto que você começa a pensar “Wow. É isso”. Há mais ou menos 3-4 estágios da batalha. Se você está familiarizado com a história, é bem parecido com o livro. McGonagall realmente assume o comando, e isso foi tão emocionante de ver! O mesmo vai pra Neville (Matthew Lewis). Lewis sempre transmite com sucesso tanto a sinceridade quanto a coragem de seu papel de Neville, e você verdadeiramente vê isso neste filme.

No entanto, sem dúvida, o Snape de Alan Rickman é a proeza do filme. A História do Príncipe (também conhecida como memórias do Snape) é a mais poderosa parte da história. E eles cravaram isso completamente no filme. Fiquei tão impressionado. É o coração do filme. É nesse ponto que isso te atinge em relação ao quão mágica essa história é. Meus olhos ainda ardem com lágrimas pensando nisso.

Não ajuda que a cena seguinte seja também emocional. Minha segunda cena favorita do filme é quando ele se vira para a Pedra da Ressurreição e está reunido com seus entes queridos mortos. É outra cena poderosa que tirará seu fôlego e fará seus olhos arderem. Mais uma vez, essa é a verdadeira magia do filme.

As mortes atingem você tão forte quanto atingiram quando você leu o livro. Se ainda houver dúvidas sobre isso, o filme é em muitas maneiras fiel ao livro, usando algumas de nossas frases favoritas. O filme acaba no lugar certo. Ele realmente fecha o círculo. É um misto de emoções e curto. Ainda assim, eu fiquei satisfeita da maneira como acabou.

Não posso esperar pra ver o produto final!Quanto vê-lo em 3D, parece que não seria necessário. (Aposto que a Warner Bros. Está me odiando agora por dizer isso. LOL) Se você não é fã de filmes 3D ou convertidos para 3D, parece que não perderá muito se ver em 2D. Falando em este estar em 3D, eu não posso evitar em ficar preocupada se isso vai ou não acontecer. O filme está previsto para sair em pouco mais de 3 meses, certo? Eles tem MUITO trabalho a fazer com os efeitos. Como eu mencionei mais cedo, o test screening da Parte 1 ocorreu 3 meses antes também e estava um pouco mais elegante, e eles decidiram não fazer o 3D por causa das restrições de tempo. Então, isso é só algo a considerar.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE 2
Compilação de todas as informações na ordem

03 de abril de 2011
Tradução: Sylvia Souza, Gabriel Amaral, Antonio Kleber e Rodrigo César

Eu tentei colocar todas as cenas em ordem, baseado no que ficamos sabendo através dos test-screeners.

1.PRÓLOGO

Voldemort rouba a Varinha das Varinhas do túmulo de Dumbledore (recapitulação da cena final da Parte 1. Não se sabe se é exatamente a mesma, um pouquinho diferente ou mais curta).
A logo da Warner é feita de metal, está enferrujada e se desfazendo. Ela aparece em um céu enevoado.
Snape está no alto de uma torre assistindo aos Comensais da Morte monitorarem os alunos no pátio.
O título do filme aparece.
Tomada aérea do mar que cerca o Chalé das Conchas. Harry está ao lado do túmulo de Dobby.

2.O CHALÉ DAS CONCHAS

Há uma conversa entre Fleur e Gui, explicando que o Chalé funciona como um abrigo seguro da Ordem da Fênix.
Harry, Rony e Hermione falam sobre Belatriz, e que ela deve ter escondido uma Horcrux em seu cofre. Eles falam com Grampo e decidem invadir Gringotes. Então, eles falam com Olivaras sobre o estudo das Varinhas e as Relíquias da Morte.
De amanhã, eles se preparam e aparatam no Beco Diagonal, junto com Grampo e a Belatriz de Hermione.

Obviamente deve estar faltando alguma parte das filmagens que os test-screeners não mencionaram nesta seção do filme. Alguns deles reclamaram que a primeira parte do filme é corrida demais, assim como em RdM – 1.

3.GRINGOTES

O trio caminha pelo Beco Diagonal; inclui um momento em que Hermione fala sobre andar sobre saltos como Belatriz.
A sequência de Gringotes acontece exatamente como no livro, mas Yaxley não está incluso. Eles amaldiçoam um duende com a Imperius, passam pelas cavernas do banco, o feitiço amortecedor e a cachoeira também estão presentes.
A cena do cofre acontece como no livro. Os objetos se multiplicam, mas eles não queimam, de acordo com relatos. Centenas de duendes e guardas de Gringotes, estilo nazista, estão inclusos na cena de luta.
Hermione tem a ideia de pular de um arco de pedra nas costas do dragão e eles voam até o Beco Diagonal. Eles sobrevoam Londres e campos (CGI não terminado).

Esta é provavelmente a sequência mais divertida do filme. Teve muitos bons comentários, mesmo com os efeitos visuais inacabados.

4.O ESCONDERIJO FINAL

O trio salta do dragão e cai em um lago. Harry parece estar se afogando, mas apenas está reagindo à fúria de Voldemort. Este fica sabendo que as suas Horcruxes foram roubadas e destruídas. É uma sequência que funciona bem.
Há algumas tomadas com os duendes de Gringotes sendo interrogados por Comensais da Morte. Definitivamente há uma sequência mostrando Voldemort matando dezenas de duendes e Comensais da Morte, mas não dá para dizer se é em Gringotes ou na Mansão dos Malfoy (os Malfoy participam da cena).
A espada de Gryffindor desaparece das mãos de Grampo, que também morre. Esta sequência se desenvolve igualmente bem, não é tão corrida quanto os vislumbres na parte 1, provavelmente.

Harry, Rony e Hermione ficam por um tempo à beira do lago, e mudam de roupa (Hermione usa uma toalha para que não a vejam nua). Harry conta a eles sobre Voldemort, e Rony e Hermione são duros com ele, porque ele deixa Voldemort saber que a Horcrux foi destruída através da conexão mental entre os dois. Eles decidem então ir até Hogwarts (A Dama Cinzenta é, de algum modo, incluída na visão acima, assim como algum tipo de menção a Hogwarts, insinuando que é lá que a outra Horcrux está escondida).

Estranhamente, Rabicho é totalmente cortado do filme. Nem mesmo sua morte foi citada. Embora seu personagem não se mostre importante no livro final, ele deveria ter sido morto, pelo menos na Parte 1.

5.HOGSMEADE

O trio aparata em Hogsmeade, que está coberta de neve. Não é mencionado se os Dementadores os perseguem na vila, mas há definitivamente uma cena de perseguição com os Comensais da Morte, procurando por eles nas ruas.
Aberforth os salva. Fica claro que os Comensais SABEM que foi Harry quem invadiu Hogsmeade.
O Comensal careca grita “Intrusos!” (obrigado, Fúria!)
A cena com Aberforth acontece como no livro, com alguns cortes, infelizmente. Aberforth conta a eles sobre o fragmento de espelho e a conexão dele com o que Harry possui, ele menciona a tendência de seu irmão de conseguir poder (uma amargura direcionada a Alvo), o retrato de Ariana é mostrado e explanado rapidamente e Aberforth também diz a eles que não deveriam seguir as instruções de Dumbledore. Que deveriam se salvar.
A história de Dumbledore não é explicada. Toda a coisa é reduzida às menções acima citadas. Eu, pessoalmente, acho que esse é um corte necessário. Embora eu fosse adorar que isso fosse esmiuçado, é estranho incluir mais informações, sendo que isso é “irrelevante” para a trama principal e já foi brevemente discutido na Parte 1. O que eles nos dizem é que Dumbledore não é o cara bonzinho que todos pensamos que fosse, que estava envolvido na procura das Relíquias da Morte juntamente com Grindelwald e que ele era muito reservado quanto à vida de Harry (sobre ser uma Horcrux). Isto é o suficiente, eu acho. Mas vamos ver como funciona no filme.

Neville aparece através do retrato e guia o trio até Hogwarts através de um túnel/caverna, contando a eles sobre a rebelião e o estado atual de Hogwarts.

6.DENTRO DE HOGWARTS

A cena da Sala Precisa está lá. A Armada de Dumbledore se fez presente. Gina conta a Harry que Snape sabe que ele invadiu os terrenos de Hogwarts. Luna diz a Harry que vá até a Torre da Corvinal procurar o diadema de Ravenclaw em sua estátua. Estranhamente, ela diz que ele não vá, mas que, de acordo com um depoimento, encontre a Mulher Cinzenta. Outro depoimento diz que veremos a Torre da Corvinal e que é nesse lugar que encontrará a Mulher Cinzenta.
De qualquer forma, ele a encontra e ela conta que o diadema está escondido na Sala dos Objetos Perdidos. Então, essa parte é bem reduzida em relação ao livro, para o qual é essencial (não há Amico ou Aleto e etc).

Snape está dando um discurso no Salão Principal mandando que todos os estudantes entreguem Potter se o virem pelo castelo. Harry aparece e ameaça Snape, desafiando-o a confessar que matou Dumbledore. Uma batalha irrompe entre McGonagall e Snape (efeitos visuais ainda não finalizados, mas o público disse que a cena pareceu ótima) e Snape se transforma em fumaça negra e sai voando por uma janela.

As cenas de evacuação foram incluídas. McGonagall dá vida aos Cavaleiros, mencionando que ‘sempre quis fazer aquilo’.
Outros professores foram incluídos: Sprout, Pompfrey, Flitwick, Slughorn.

A partir deste momento, esta parte toda do filme não foi tão detalhada pelos depoimentos do público. Concluímos que muita coisa não foi divulgada.

O beijo de Harry e Gina é breve, a Ordem da Fênix chega através da Sala Precisa (não há a história de Percy), Tonks e Lupin se preparam para a batalha, Harry se esconde por baixo de uniformes de Hogwarts antes de se revelar para Snape, os professores criam uma proteção esférica ao redor de Hogwarts, Kingsley toma o controle e há MUITA preparação para a Batalha de Hogwarts. Muitos detalhes, porém, não foram divulgados.

7.PRIMEIROS MOMENTOS DA BATALHA DE HOGWARTS

Temos informações muito vagas acerca da Batalha de Hogwarts. O público disse que parecia épico, mesmo que a maioria dos efeitos especiais estivessem incompletos. Isto nos soa bastante promissor.

O QUE SABEMOS:

– Os gigantes estão lá e pisam nas pessoas;
– A proteção é destruída por Voldemort. Antes disso, os Comensais da Morte tentam atacar a escola, mas a proteção os faz desaparecer;
– Uma batalha na floresta foi incluída, bem como as aranhas.
– A batalha dos sequestradores acontece na floresta e se desenrola até uma ponte. Neville luta contra Scabior. A ponte desmorona e Scabior morre.
– Aberforth cria uma onda imensa de luz branca, repelindo um enxame de dementadores.
– O campo de Quadribol pega fogo e é destruído.
– As batalhas acontecem na ponte do viaduto, no pátio de entrada, no Salão Principal, nas escadarias e nas torres circundantes.
– A morte de Fred não foi vista, mas ele é desarmado por um Comensal da Morte, o que nos leva a imaginar o que pode vir a acontecer com ele.
– O trio visita a Sala Precisa. Draco, Blásio e Goyle os seguem. Eles encontram o Diadema, são perseguidos pelo Fogomaldito e Goyle morre.
– A Batalha de Hogwarts é intercalada pela procura das Horcruxes pelo trio e pelos pontos de vista da batalha de outros personagens.
– Harry tem uma visão de Voldemort procurando por Snape em um ancoradouro e eles se dirigem para o local. No caminho, eles tomam partido na gigantesca batalha.

8.A HISTÓRIA DO PRINCÍPE

– A morte de Snape acontece no ancoradouro. Vemos os assassinato pelo ponto de vista do trio. Não há menção de uma Casa de Cristal, mas, de qualquer forma, os depoimentos não foram esclarecedores. Voldemort corta a garganta de Snape com Magia, e então Nagini ataca Snape, o morde e o come, algo assim. É uma cena macabra e arrepiante, bastante chocante e inclui sangue jorrando. Os efeitos visuais não estavam finalizados, então tudo aconteceu diante de telas verdes.
– O monólogo de Voldemort é ouvido e ele manda que Harry se entregue em uma hora.

– O trio, então, se dirige ao Grande Salão, depois de ter coletado as memórias de Snape (não foi explicado como). Eles vão ao Grande Salão, onde os sobreviventes reuniram todos os corpos das vítimas. Trelawney, Pompfrey e os outros professores ajudam. Nós vemos os Weasleys e a Ordem chorando sobre o corpo de Fred. Rony perde as forças. Tonks e Lupin também estão mortos e há uma menção ao bebê recém nascido. Membros da Armada Dumbledore tentam confortar as famílias levando uma bebida de coca a eles.

– Confirmadas as cenas que mostram os danos causados ao castelo e aos terrenos da escola. Também vemos muitos corpos espalhados e empoçados em sangue por volta do castelo. Muita carnificina e destruição.

– Harry vai ao Escritório de Dumbledore e usa a Penseira. A História do Príncipe provavelmente será a melhor parte do filme, de acordo com os depoimentos. Ela mostra Lílian, Snape e Petúnia em um campo, onde Petúnia chama a irmã de ‘aberração’. Vemos Lílian e Snape conversando à beira de um lago e, depois, transformando flores em borboletas. Vemos a cerimônia do Chapéu Seletor no Grande Salão, cenas com Snape mirando Lílian de longe, Tiago se comportando mal. O casamento de Tiago e Lílian foi incluído, eles dançam. Snape vai ao escritório de Dumbledore chorando e pedindo que ele salve Lílian depois de ter entreouvido a profecia. A morte dos Potter acontece. Snape vai até Godric’s Hollow e toma o corpo de Lílian em seus braços, chorando bastante. O bebê Harry chora ao longe nos destroços da casa. Snape vai à Dumbledore chorando e decidido a dedicar sua vida à Lílian. Snape conta a Dumbledore que Harry é tão arrogante quanto Tiago, no primeiro ano de Harry na escola. Vemos lampejos de Snape tentando reparar, com Magia, a mão morta de Dumbledore, discussão sobre as Horcruxes, a conversa no topo da Torre de Astronomia em sua versão completa. Então, eles conversam sobre o assassinato de Dumbledore. Vemos, também, Snape conjurando a Corça-Patrono na Floresta do Deão e Snape conversando com Dumbledore, admitindo seu sacrifício por Lílian mais uma vez.

9.O SACRIFÍCIO DE HARRY

A sequência segue. Harry indo para a floresta é, de acordo com os depoimentos, uma das cenas mais emocionalmente poderosas. Harry caminha pelos lugares destruídos e diz adeus a Rony e Hermione. Antes disso, vemos Hermione confortando Rony nas escadas próximas ao Grande Salão. Hermione abraça Harry, enquanto Rony apenas diz adeus. Harry caminha pelos terrenos de Hogwarts, vai à floresta, usa a Pedra da Ressureição. Os fantasmas de Lupin, Sirius, James e Lílian o seguem. O diálogo inteiro do livro foi colocado no filme.

Voldemort discursa longamente para os Comensais da Morte na floresta. É assustador e inquietante. Harry eventualmente chega e se entrega.

A cena corta para a sequência em King’s Cross. Tudo é branco e luminoso, bastante etéreo. Dumbledore está lá, assim como o feto moribundo (a alma de Voldemort). A discussão é similar à que lemos no livro e ambos estão caminhando pela plataforma branca.

10.SEGUNDO MOMENTO DA BATALHA DE HOGWARTS

Narcissa averigua se Harry está vivo, mas a verdade não é revelada. Hagrid carrega Harry pela ponte do viaduto, em direção ao castelo. Os sobreviventes ficam chocados, Gina chora. Neville faz um pequeno monólogo que fez o cinema vibrar. A batalha recomeça no pátio e vai em direção ao interior do castelo, especialmente ao Grande Salão. Belatriz é morta por Molly, que diz a famosa frase ‘minha filha não, sua vaca’. Belatriz aparentemente se desintegra ao morrer. Nagini persegue Rony e Hermione no Salão de Entrada, se enrosca em Neville, que eventualmente a mata com a espada de Gryffindor que aparece de dentro do Chapéu Seletor. Mais combates foram incluídos na sequência, mas não há detalhes. Lembrem-se de que a maioria das sequências de batalha não foram finalizadas ainda.
O duelo de Harry e Voldemort foi expandido. Não há muito diálogo e eles aparentemente cortaram a cena em que Voldemort pergunta ‘Porque você está vivo?’ Eles lutam nas escadarias e em várias partes de castelo, terminando no topo de uma torre, e caindo por um precipício, voando e lutando. Ambos se utilizam da aparatação em forma de fumaça! Eles terminam a luta no pátio de entrada, onde Voldemort, então, é morto.

11.RESULTADOS E EPÍLOGO

A cena final traz alívio. Lúcio e Narcissa encontram Draco e eles deixam Hogwarts como covardes. Harry abraça Hagrid. Há uma cena em que Harry, Rony e Hermione caminham pela ponte do viaduto olhando para o castelo destruído. Harry quebra a Varinha das Varinhas e joga seus restos em um lago sob a ponte.

O epílogo dura entre dois e três minutos, é agridoce e de arrancar lágrimas dos olhos. A cena ocorre como no livro. Draco não está lá, aparentemente. Ele pode ser colocado em uma edição final. O filme encerra com o trio assistindo seus filhos indo embora no Expresso de Hogwarts.

O que foi cortado e modificado:

– A história de Dumbledore foi reduzida à informações básicas;
– As cenas no Chalé das Conchas são muito mais curtas do que no livro;
– Rabicho não aparece;
– A cena de Aleto e Amico contra Harry na Torre da Corvinal não foi colocada;
– Aberforth apenas salva o trio em Hogsmeade. Fica claro que os Comensais da Morte os perseguiram e falharam em capturá-los;
– Tonks e Lupin não são vistos lutando em Hogwarts.
– A morte de Fred não é mostrada;
– Harry conta a Rony e Hermione que vai se entregar a Voldemort e dá adeus a ambos;
– Narcissa fala que Harry está vivo e seu comportamento é claramente suspeito, mas nada é revelado. Quando Harry se mostra vivo, os Malfoys apanham Draco e fogem do castelo;
– A batalha entre Voldemort e Harry é notavelmente longa e eles estão sozinhos;
– Não há nenhuma visita ao escritório de Dumbledore após a queda de Voldemort;
– O epílogo foi encurtado.

Ainda há algo que poderia ser acrescentado em uma edição final?

– Houve muitas reclamações sobre a primeira parte do filme ser muito rápida, enquanto o meio e o final do filme estavam perfeitos. Isso significa que os produtores podem adicionar algumas cenas para manter um ritmo mais sólido.
– Eles podem adicionar mais cenas da Batalha de Hogwarts no filme.
– A cena em que Voldemort pergunta ‘Poque você ainda está vivo?’ foi cortada, mas pode aparecer posteriomente.
– Heyman disse que eles podem acrescentar uma cena em que explicam a sucessão da Varinha das Varinhas de uma maneira muito melhor. Não sabem se será um lampejo ou uma memória na História do Príncipe. Será que uma animação como a d’O Conto dos Três Irmãos’?