Artigos

Dossiê Dumbledore

Em sua nova coluna, Rodrigo Salvador quer gerar polêmica e discutir os fatos envolvendo o grande Dumbledore. Muito bem escrita e bem completa, você confere a primeira parte dessa coluna logo abaixo.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

Dossiê Dumbledore
Por Rodrigo Salvador

Welcome Again, bom nesta nova coluna irei lhes escrever sobre nosso querido, e provável falecido, Alvo Dumbledore.
Como sempre me manterei fiel aos aspectos apresentados no livro, fugindo o minímo possivel dos fatos nao citados no mesmo, e a didática será implantada novamente, pois a coluna será bastante extensa. E um adendo, os filmes serão totalmente desconsiderados de qualquer análise, a não ser para exemplos.
Peço que me desculpem aqueles que ainda não estão familiarizados com os livros, pois serei específico e nao tratarei de pormenores.

-Começarei com uma breve introdução sobre algumas realizações e feitos de nosso Diretor, partirei depois para os fatos de sua “morte” e encerrarei com considerações finais. Sendo que a primeira parte da coluna abordará o primeiro tema, e a segunda, o segundo e terceiro tema.


Porque Dumbledore não poderia morrer. Fatos

J.K.Rowling – “(…)De uma certa maneira, sim você está correta.
Porém tenho que ser mais específica e afirmar que Dumbledore ESTÁ Morto.”

1-) Desde o primeiro livro, mostra-se presente a interferência de Dumbledore na vida estudantil de Harry Potter. Além do que se houve falar sobre Alvo ter derrotado magos poderosos e realizado feitos inacreditáveis, temos o principio de que ele é, e supera muito as espectativas em torno de sua figura. Essa analise nao será profunda pois o foco principal caberá a segunda parte da coluna, portanto me perdôem caso eu nao cite ou esqueça de algo importante.

a) No 1º Livro, percebemos a intenção do diretor em instruir os alunos a tomarem o caminho certo, aparecendo nas horas certas e não interfirindo em momentos em que ele próprio poderia ter resolvido com facilidade é sem dúvida uma marca de Dumbledore. Ele deu a Harry, através de explicações subentendidas, a chave do seu brilhantismo em esconder a pedra, e na hora certa intervir em prol de seu aluno. Assombroso seria a palavra mais correta para a visão que nosso querido diretor tem quando se trata das coisas, suas previsões e palpites quase sempre se tornam fatos reais e concretos, portanto nunca deve se desprezar os poderes de Dumbledore, e nesse primeiro livro o próprio afirma ser capaz de ficar invisivel sem possuir uma capa de invisibilidade. Literalmente assustador.

b) No 2º Livro, novamente sua figura é uma motivação de paz interior, mesmo muitos não entendendo o motivo. Quando é afastado de seu cargo por Lucio, as palavras de Hagrid se fazem valer “(…) -Se afastar Dumbledore, os nascidos troxas não terão a menor chance.” Dumbledore infelizmente, não é um ofidioglota, tampouco precisaria, porém por isso não localizou a Câmara Secreta, mas sabia desde que Tom Riddle estivera em Hogwarts que ela existia e estava conciente de que era necessário algo para impedir. Sua provisão nesse caso, foi provada também por Harry, que obteve uma Fênix e uma espada lendária para enfrentar o perigo. Novamente se faz presente de alguma forma, mesmo não sendo fisicamente.

c) 3º Livro – Na minha opinião ele realmente faz algo surpreendentemente sábio, acreditando em uma história contada por 3 “crianças”, sendo que isto nunca seria levado a sério por qualquer outra pessoa,indo mais além, providenciou meios para que diversos problemas fossem “consertados”, mais uma prova de sua visão profundamente sábia. Nesse livro, Dumbledore mostra também ser um grande mago, temido pelos seus inimigos, inclusive por dementadores, que são repreendidos de maneira enérgica pelo diretor após o mesmo salvar Harry Potter de uma queda que provavelmente o machucaria gravemente.

d) 4º Livro – A trama torna-se mais sombria, e perde com certeza o tom infantil que muitos alegavam sobre Harry Potter. Além de seu caráter de não auxiliar Harry, mesmo sabendo dos perigos e de sua inscrição equivocada no torneio tribruxo, mostra porque é considerado o maior mago do mundo moderno, discernindo que Barto Crouch Jr.(Moody, no caso), nunca deixaria Harry Potter longe de sua visão e tudo isso em meio ao desespero e lamento sobre o corpo
estatelado de Cedrico Diggory. Vemos pela primeira vez uma amostra real do poder do diretor em arrombar a porta já nocauteando seu adversário, em enviar Sirius a seu gabinete,reconvocar a Ordem da Fênix, e interrogar Crouch. Tudo isso prevendo acontecimentos futuros e preparando a todos para mais uma época sombria.

e) 5º Livro – A Ordem da Fênix é mais uma vez reconvocada para lutar contra o inimigo já conhecido. Melhor preparada e organizada, liderada sempre por Dumbledore.
Fica evidente nesse livro que Dumbledore é um mago tão poderoso, que todos confiam nele, suas decisões são acatadas (mesmo que com contrariedade, Sirius que o diga) porém sua palavra funciona quase como uma sentença. O brilhantismo de não ter contato com Harry todo o livro até descobrir exatamente de que modo Voldemort estava interfirindo na cabeça de seu pupilo, entendo que foi uma de suas idéias mais geniais. E nesse livro se faz valer o nome que o consagrou.
Assim que chega no ministério, a fala de um comensal fala por si própria “(…) DUMBLEDOREEEEE. E os comensais correram na direção contrária, procurando escalar os degraus e se afastar do diretor.” Novamente frente a frente, Voldemort prova que não pode vencer Dumbledore, escolhendo se apossar de Harry Potter para forçar sua morte, perante sua falha ele se ve obrigado a deixar o ministério.

f) 6º Livro – O contato entre o Diretor e Harry é o ponto forte, em que Dumbledore dá a Harry todo o conhecimento que ele possue, para Harry compreender o que o aguarda.
A profecia não está longe de ser cumprida, e Dumbledore sabe disso, por isso os encontros são constantes. Dumbledore chega enfim aos segredos de Voldemort, destruindo uma Horcrux e chegando a ter em mãos outra delas. O fato é que novamente ele prova sua sabedoria, confiando a Harry a missão de seguir em frente. Porém nesse enigmático livro, muitos assuntos são mal explicados, de fato não sendo claro se ocultos ou realmente mal explicados.

2-) No decorrer dos livros, muitas falas e citações são feitas em relação a Dumbledore, e também dele próprio. ALgumas são significativas, como no caso em que ele afirma que não precisa de capa para se tornar invisivel(1º Livro), revela diversas vezes, inclusive em confronto com Voldemort que a morte é apenas a próxima aventura seguinte para aqueles que tem uma mente bem estruturada(5º livro). Revela também que pode errar, e seus erros incluem infelizmente falhar com questões que levam a morte de companheiros,poucas pessoas tem o poder de assumir tal responsabilidade, reconhecer o erro, e mesmo assim continuar em frente, sua sabedoria chega ao extremo, pois após “morrer” com certeza a sua visão já lhe proporcionou como deviam ter sido providenciadas as coisas antes de sua “partida”.

3-) Snape com certeza é uma das peças chaves nesse emaranhado de teorias e idéias do diretor, acredito fielmente, que Dumbledore estando morto, vivo, terrivelmente enfermo deixou o caminho necessário para a derradeira batalha que se aproxima. Dumbledore, se deixando enganar, sendo enganado ou tendo a colaboração de Snape, deixou tudo que podia a seu pupilo e com isso cumpriu seu papel, sendo um dos maiores Bruxos que o mundo já pôde presenciar. E sem dúvida, sua capacidade de Legimens e Oclumente não foram totalmente reveladas. Mais algumas características ocultas do diretor.

Considerações Finais: Um ser dotado de poder como ele não poderia ter morrido e deixado a guerra no seu momento mais importante, mesmo que ele não saiba que não pode matar Voldemort, sua presença se fazia necessária. Portanto mesmo o fato da autora dizer que ele está morto, me faz acreditar que sua presença ainda é necessária, de um modo ou de outro.
Ele estar vivo ou não, somente o último livro nos dirá.