Artigos

Dumbledore: O Maior bruxo de todos os tempos ou um Velho Gagá?

Nossa nova colunista, porém já conhecida por vocês, Helena Alves, estreiará nossa nova área de Sátiras, escrevendo sobre o intrigantes personagem Alvo Dumbledore.

Aos Fanáticos pelo personagem, recomenda-se a não leitura desse texto.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

Dumbledore: O Maior bruxo de todos os tempos ou um Velho Gagá?
Por Helena Alves

Você já parou para pensar quantas vezes nesses seis livros publicados Dumbledore já cometeu inúmeros erros? Será que seus acertos superam a proporção e conseqüência das falhas cometidas?
Nessa coluna irei analisar e comentar os atos de Alvo Dumbledore, ou apenas Dumbie paras os íntimos. De início já deixo bem claro que todos os itens serão para reflexão de cada leitor. Espero que leia com atenção e não me crucifiquem, boa leitura!

● Logo no início do primeiro livro, J.K Rowling já vem nos mostrando Dumbledore como um bruxo inatingível e que toma decisões sem a consulta de outras pessoas. Será essa a falha de Dumbledore? Percebam que Minerva alerta Dumbledore sobre o erro de deixar Harry Potter com os Dursleys, mas Dumbledore se mostra convencido e apenas sorri ironicamente, indo em frente com sua decisão. Sim, é fato que mais tarde na série saberemos o real motivo por Harry ter ficado com os Dursleys e toda a história da magia pelo sangue da família. Mas se Harry soubesse da história verdadeira de seus pais, do assassino de seus pais e tivesse familiarizado com o mundo bruxo como um todo, não seria mais fácil se preparar para enfrentar o que o esperava? De certo essa magia tem protegido Harry durante todos esses anos, mas creio que há outras maneiras de proteger o menino e deixá-lo a salvo. Tantos bruxos ótimos poderiam ter ficado com ele, sem contar que Harry chega a sentir dó de Voldemort por encontrar semelhanças de abandono nos dois e chegando a entender o assassino de seus pais.

● O que diabos Dumbledore tinha na cabeça para colocar o “Quirrel-duas-cabeças” como professor de DCAT? A porcaria da legilimência dele não está servindo para nada, ou ele está com uma super preguiça de usá-la? Como é que ele deixa alguém ser professor de Hogwarts sem analisar a sua real intenção. Incrível como as coisas passam por debaixo do nariz dele e isso quase deixa Voldemort voltar ao poder. E aqui temos uma dúvida: Se Snape realmente estava tentando impedir Quirrel de resgatar a pedra filosofal, ele não teria contado a Dumbledore o que andava acontecendo? Eu creio que sim, e aí as coisas pioram para o lado de Dumbledore, isso sem contar a saída triunfal para o Ministério da Magia deixando o caminho totalmente livre para a Pedra Filosofal.

● Alguém me diz porque diabos no fim do primeiro livro, Dumbledore já não esclarece as coisas para Harry e deixa de fazer seu papel de sábio enigmático? Ao ler a história toda eu chego a sentir pena do Harry. Fez de tudo para salvar a todos e a escola, conseguiu provar que era mais do que todos esperavam dele, se provou digno de confiança e Dumbledore ainda o acha uma criança idiotinha e boba. E mesmo que fosse a criança idiotinha e boba das fantasias de Dumbledore, e daí? O tal menino é a salvação do mundo bruxo, Voldemort ao escutar a profecia e tentar matá-lo fez com que o destino de Harry Potter seja matá-lo para conseguir viver em paz. Eu sinceramente não sei o que Dumbledore anda pensando da vida, ou ele acha que simplesmente de última hora ele dá umas aulinhas sobre o ponto fraco do bruxo mais temido de todos os tempos e o Harry vai lá e mata ele tão fácil como tirar doce de criança? É a típica comparação de você estudar no dia anterior para uma prova semestral da faculdade. Se você viesse estudando e se aprofundando há algum tempo, não teria uma chance maior de êxito?

● Outro “errinho” para a escolha de professor de DCAT, Lockhart era uma farsa e nunca havia feito nada do que dizia ter feito. A legilimência de Dumbledore não funcionou mais uma vez e ai eu fico pensando: não tem nenhum teste para um professor ocupar um cargo em Hogwarts? Ou talvez até tenha e Lockhart tenha executado seus famosos feitiços de memória em Dumbledore. Eu suponho que isso seja vergonhoso…

● O que Dumbledore fez para tentar descobrir onde ficava a Câmara Secreta? É fato que ele sabia que a “Murta-que-geme” tinha sido morta pelo monstro da câmara e que a mesma continuava no banheiro. Será que nunca passou pela cabeça dele ir questionar a dona Murta sobre o acontecido? Pelo amor de Deus!

● No segundo livro, Lucio Malfoy entrega pessoalmente a carta com as doze assinaturas dos conselheiros, para que Dumbledore se afaste do cargo de Diretor de Hogwarts devido aos acontecimentos recentes. Tá, até aí tudo bem. Mas quem disse que ele precisava se afastar dos terrenos de Hogwarts? Se ele é tão sábio como dizem, ele mais do que ninguém saberia que sua ausência traria grandes problemas para a escola. No quinto ano, quando Sibila é demitida, ele a deixa permanecer em Hogwarts e o mesmo ele deveria ter feito no segundo ano. O que ele pensou? Que ia provar a todos que ele era essencial em Hogwarts se afastando e deixando todo mundo se virar? Grande provação, quase fez uma aluna morrer e Voldemort voltar novamente.

● Os bichos de estimação não deveriam ser inspecionados em Hogwarts? Sendo assim, qualquer animago teria acesso livre a escola. Assim como Pedro Pettigrew, Rita Skeeter e Sirius Black fizeram. Eu não duvido nada que Voldemort e até Comensais possam ser animagos, se alunos de Hogwarts conseguiram isso clandestinamente… e mais uma vez, Dumbledore não pensou nisso.

● Ficamos sabendo no último livro a tamanha preocupação de Dumbledore em descobrir mais sobre o passado de Voldemort, e até uma visitinha a Azkaban ele fez. Porque não teve essa preocupação com a morte dos Potter e os envolvidos também? Seria tão útil visitar Sirius Black na prisão e saber a história verdadeira.

● Como ele pode simplesmente “deixar rolar” quando Harry foi escolhido para o Torneio Tribruxo? Bartô Crouch não era o homem de decisões naquela hora, Crouch era somente o responsável pela realização e organização do Torneio, não tem decisão nenhuma sobre quem participa ou não dele. Os fatos são: houve uma fraude no cálice, Harry não se inscreveu (ele deveria saber disso devido à tamanha legilimência, ou não?) e Harry não poderia competir devido à idade, ele simplesmente não deixava e ponto final. Evitava complicações e ninguém seria contra Harry não participar e todos seriam felizes para sempre.

● Ops, mais um erro para o cargo de DCAT! E lá vem Crouch Jr. com sua jarrinha de poção polissuco e fica 1 ano…UM ANO enganando o gagá do Dumbledore. Mais uma vez a famosa legilimência não funcionou tendo convivido com a mesma pessoa durante vários dias. Claro, ele se tocou do que estava acontecendo depois da terceira tarefa. Ohhhh, já não era sem tempo! Finalmente! Quase que Harry Potter morre debaixo das fuças dele por um professor que enganou Dumbledore durante um ano. Definitivamente ficaria muito feio ele explicar isso ao ministério.

● Dumbledore não pensou em nenhum momento reunir o Wizengamot para denunciar o que ocorria na escola no quinto ano? Sim, ele estava totalmente desacreditado por apoiar Harry, mas que conselho ignoraria o testemunho de vários professores, pais e até alunos sobre as barbaridades que Umbridge estava submetendo a escola? Não custava nada tentar melhorar as coisas apelando para a corte. Eu só fico imaginando que se Dumbledore se submete tão facilmente a alguém de fora que o Ministério mandou, Lucio Malfoy que era tão amiguinho de Fudge podia ser diretor rapidamente, e ele de fato adoraria isso. Tantos problemas poderiam ser evitados… mas Dumbledore não pensou nisso…

● Mais uma vez pela incompetência de Dumbledore em não contar a verdade para Harry, o menino acaba interpretando seu “sonho” como algo que realmente estava acontecendo e corre para o Ministério, colocando sua vida, a vida de seus amigos e mais tarde de adultos também, na qual Sirius Black vem a morrer. Se Arthur Weasley tinha sido gravemente ferido por Nagini ao tomar conta da sala de mistérios, fica muito óbvio que Voldemort queria entrar lá e Dumbledore no mínimo desconfiava disso, porque diabos ninguém da Ordem estava tomando conta da sala no dia do ocorrido? Estariam todos tomando chá com Dumbledore?

● No sexto livro também temos um enfoque grande sobre mais um possível defeito de Dumbledore: confiar demais nas pessoas. Pra mim sábio que é sábio não acredita no melhor de cada um que aparece na sua frente. Esse dom é muito bonitinho né? Que meiguice do caduco do Dumbledore. Ah, pelo amor de Deus! Vá acreditar no melhor das pessoas na casa da bisavó dele. Em plena época de retorno de Voldemort e crendo eu que ele sabia que era um empecilho, como é que ele ainda se deixa confiar assim nas pessoas?

● E pra finalizar meus argumentos sobre a desconfiança da grandeza e superioridade de Dumbledore, chegamos ao sexto livro e ainda percebemos que Dumbledore continua escondendo coisas de Harry, talvez porque esteja querendo protegê-lo… mas por Deus, ele ainda não aprendeu que o menino é a salvação do mundo bruxo e que já passou da hora de ficar escondendo coisas para a criança? Se já estava claro para Dumbledore que ele iria morrer e que Harry continuaria a seguir sozinho (e por isso as aulas particulares) tudo não deveria ser contado de uma vez? Ou Dumbledore espera que magicamente Harry saiba onde achar os outros Horcruxes , sonhe como destruí-los e sonhe como destruir Voldemort também? Francamente, que diretor mais problemático.

Pensando em todos esses fatos ao longo dos seis livros, eu chego a conclusão de que são muitos erros, falhas e coisas despercebidas passando por debaixo do nariz do que chamam de “o maior bruxo do século” até o comparando em grandiosidade com Lord Voldemort. Não duvido nada que Voldemort tenha percebido todas essas falhas dele e já soubesse que Dumbledore se sacrificaria por Draco e Snape… nem era preciso um plano tão brilhante para isso. A cada falha de Dumbledore, poderiam ter acontecido grandes conseqüências, e nem tudo aconteceu graças à vontade de autoprovação de Harry Potter, ou seja, podemos perceber que o menino sempre “consertou” de certa forma as burradas do velho ingênuo e gagá.
Maior bruxo de todos os tempos? Eu não acredito que idade avançada possa ser relacionada à sabedoria, talvez experiência de vida… mas já percebi que Dumbledore não aprende nem com seus próprios erros. Não nego que ele tem em seu currículos grandes feitos, mas nenhum deles no momento encobre ou justifica tanta mancada em tão pouco tempo. Espero de verdade que J.K Rowling me faça mudar de idéia no sétimo e último livro nos contando algo brilhante e surpreendente que o velho gagá tenha deixado e que no mínimo ajudar em alguma coisa, porque francamente…até o Neville fez algo decente para ajudar Harry e nem isso Dumbledore conseguiu.