Artigos

Cobrindo o mistério

Nosso colunista, Eduardo Andrade, continua nossa área de Crônicas, com uma análise aprofundada sobre todas as versões das capas de Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Afinal, há muito o que ler nas entrelinhas de cada uma das imagens divulgadas pelas editoras para as capas dos livros.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a coluna em nosso Fórum.

Cobrindo o mistério

Por Eduardo Andrade

Logo quando foi anunciado o título para o sétimo e último livro da série Harry Potter, seguido de perto pelo comunicado da data de lançamento, os fãs da autora J.K. Rowling já sabiam o quê esperar a seguir: as capas dos livros.

Poucas são as pessoas que lêem o livro antes de sua estréia, já que o interesse da mídia sobre o desfecho, Harry Potter e as Relíquias da Morte, é gigantesco. Mas a ilustradora estadunidense Mary GrandPré e o ilustrador britânico Jason Cockcroft estão entre o grupo seleto de pessoas que têm esse privilégio antecipado.

É isso que deixa os fãs em polvorosa: as capas, contracapas, orelhas e edições especiais desenhadas pelos dois são, pura e simplesmente, cenas do livro. Por causa disso, fóruns de discussão e sites da Internet especializados se debruçam avidamente sobre cada traço das ilustrações. Existem duas versões estadunidenses (normal, que sai também no Brasil, e a especial) e duas britânicas (infantil e adulta), ambas analisadas até a exaustão.

-CAPA NORMAL ESTADUNIDENSE (Editora Scholastic)
A capa que sai na edição brasileira forma um desenho único com a contracapa, e mostra Harry e Voldemort cara-a-cara (Harry na capa, Voldemort na contracapa), no que é provavelmente o já tão comentado e esperado “duelo final”. Harry não parece estar com uniforme de Hogwarts, e usa um medalhão no pescoço (que deve ser a falsa Horcrux que ele decidiu usar como um lembrete). Os dois estão com as mãos levantadas para o céu, e nenhum deles segura uma varinha. Harry pode estar convocando algo e Voldemort repelindo, mas isso não é confirmado. A suposta luta está ocorrendo em uma espécie de coliseu, e está sendo assistida por vultos de pessoas. Existe madeira quebrada e talvez queimada na altura da cintura de Harry, e uma declaração recente de GrandPré elimina a teoria de que as cortinas dar orelhas seriam o Véu da Morte: são apenas um elemento artístico resgatado do primeiro livro.

-CAPA ESPECIAL ESTADUNIDENSE (Editora Scholastic)
Harry, Rony e Hermione, com roupas rasgadas, voam montados em um dragão. Harry usa, possivelmente, a mesma roupa da capa normal, parece estar no controle do dragão, e tem um ar determinado. Rony e Hermione estão com capas pretas (uniformes?) e parecem surpresos. O dragão, motivo de muita especulação entre fãs, tem asas rasgadas e um ar satisfeito. Os únicos dragões que já apareceram na série antes, Norberto (espécie: Dorso-Cristado Norueguês) e o do Torneio Tribruxo (espécie: Rabo-Córneo Húngaro) não se encaixam nem na descrição física das espécies e nem na história: Norberto tem apenas seis anos de idade, e o Rabo-Córneo não teve, digamos, um relacionamento amigável com Harry. O dragão pode ser da espécie Olho-de-Opala (não tem pupila), mas suas feições são caracteristicamente orientais (existe uma espécie, o Meteoro-Chinês). J.K. Rowling já declarou que dragões não são domesticáveis (entrevista com a Raincoast Books em março de 2001), o que torna a imagem muito estranha. A cidade embaixo tem um rio, e até onde se sabe, Hogsmeade não tem, então a cidade pode ser Godric’s Hollow, antiga moradia dos pais de Harry que ele já declarou ter intenções de visitar. A cena ocorre ao pôr-do-sol com nuvens alaranjadas, assim como na capa normal.

-CAPA INFANTIL BRITÂNICA (Editora Bloomsbury)
A única capa de todas as edições do Reino Unido (e também das capas padrões dos Estados Unidos) a mostrar o trio principal de personagens. Eles estão com roupas que não são uniformes (Rony de vestes verdes, Harry de camiseta preta e Hermione de vestes roxas), esboçam expressões diferentes (Rony com medo, Harry sério e Hermione surpresa) e nenhum está segurando uma varinha. A manga do braço esquerdo de Harry está rasgada e é possível ver cortes (Hermione também tem machucados no braço), e seus óculos refletem fogo. Uma criatura (elfo-doméstico?) está apoiada nas costas de Harry, segurando uma espada com rubis (espada de Godrico Gryffindor?). O trio está cercado de moedas de muito ouro, moedas, jóias, rubis e armaduras. A contracapa mostra um castelo prateado que, na nova versão do site da editora Bloomsbury, ao ser clicado, trás informações sobre Hogwarts. Galhos secos e fumaça contrastam com a Hogwarts prateada, e podem ser do Salgueiro Lutador arrancado. A cena ocorre de noite, e as luzes de Hogwarts estão acessas e convidativas. A orelha esquerda mostra um cervo prateado (Patrono do Harry) e a orelha direita mostra um orbe de vidro ou cristal com uma cobra enroscada dentro. A lombada do livro tem no topo um símbolo de um triângulo com um anel dentro, riscado verticalmente para dividir o triângulo em duas metades iguais. Esse símbolo apareceu também no site de J.K. Rowling.

-CAPA ADULTA BRITÂNICA (Editora Bloomsbury)
Mostra um medalhão dourado decorado com esmeraldas formando a letra “S”. É a descrição do medalhão de Salazar Slytherin, uma das Horcruxes de Voldemort. Como todas as capas anteriores da edição adulta faziam alusão ao título, essa capa aparentemente confirma que as Relíquias da Morte são as Horcruxes.

Eduardo Andrade faz parte da equipe Potterish.com

Nota do autor: Sei que disse, há muito tempo atrás, que a próxima coluna seria sobre a Batalha Final, mas, virando editor-chefe do MadamePince.com, não tive tempo nenhum para completar essa coluna. Além disso, com a divulgação da capa da edição estadunidense normal, nós já temos uma certa noção do local onde a luta acontece e de que há pessoas em volta assistindo (dois aspectos que eu ia discutir). O texto dessa coluna foi escrito originalmente para a Revista Istoé, na matéria de capa na qual o Potterish é citado, mas não foi publicado, por isso vai sair aqui.