Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Rifa
Ish Hallows

Vagas Abertas

Conteúdo
-Sobre os Livros
Beedle, o Bardo
Enciclopédia
-Sobre os Filmes
Filme 6
Filme 7
-Sobre o elenco
-Sobre JKR
-JKRowling.com
-EmmaWatsonOfficial
-Parque Temático
-HP: A Exposição
-Entrevistas JKR
[...Mais]

Madame Pince.com
-Fan Arts
-Quizzes
-Linhas do Tempo
-Personagens
-Criaturas
-Feitiços
-Lugares
-Quadribol
-Poções
[...Mais]

Galeria de Vídeos
-JK Rowling
-Livros
-Filmes
-Elenco
-Equipe Técnica
-Fandom
-Legendados
[...Mais]

 
 

 
Calendário
June 2009
S M T W T F S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930EC
 

 
 
 

Recriações de mundos: Os Parques Temáticos e o Mundo Mágico de Harry Potter [ler]

 

“História da Magia” e Novos Colunistas [ler]

 

O Guardião das Chaves [ler]

 

Seja um Colunista do Potterish.com! [ler]

 

 
 
 
my twitter
orkut
google
my yahoo
fotolog.com
del.icio.us
Yahoo Grupos
live.com

 

Ish Brasil English Ish


«   »

Rowling é acusada por plágio em “Cálice de Fogo”
//Por Daniel Mahlmann - Monday, 15 de June de 2009 às 16:08

Segundo o Examiner, uma ação foi arquivada no Supremo Tribunal da Inglaterra acusando a autora JK Rowling de plagiar e violar os direitos autorais de um livro publicado em 1987 pelo falecido autor Adrian Jacobs.
Paul Allen, o administrador da herança do autor, afirma que Jo retirou uma série de detalhes e idéias do livro “As Aventuras de Willy, o Bruxo: No. 1 Terreno Lívido” e os utilizou no volume Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Adrian Jacobs não viveu o suficiente para ver o enorme sucesso dos livros e filmes de Harry Potter. Se tivesse, ele teria procurado o reconhecimento apropriado de sua contribuição à essa história bem sucedida. Ele não pode lutar essa batalha pessoalmente, então o seu herdeiro está trazendo esta ação para assegurar que a sua voz seja ouvida. A ação, se for aprovada, vai garantir os direitos dos autores em todos os lugares, mesmo postumamente.

A ação apresenta algumas semelhanças entre os dois livros, incluindo que ambos descrevem um garoto bruxo como personagem principal, que entra em um concurso e eventualmente vence. Ambos incluem uma cena específica na qual o bruxo descobre em um banheiro, com ajuda de pistas dadas por ajudantes, como salvar pessoas mantidas reféns por criaturas semi-fantásticas.

Atualizado: A tradução do artigo já se encontra em notícia completa!

JK ROWLING
J.K. Rowling atingida com processo de plágio por Cálice de Fogo

Examiner ~ Michelle Kerns
15 de junho de 2009
Tradução: Daniel Mählmann

A especialista de Harry Potter, JK Rowling, e a sua editora britânica, Bloomsbury, foram acusadas pelo herdeiro do falecido autor britânico infantil, Adrian Jacobs, em um processo de vioação de direitos autorais.

De acordo com o herdeiro do Sr. Jacobs, a Sra. Rowling reuniu uma série de informações e idéias do livro do Sr. Jacobs, The Adventures of Willy the Wizard: No 1 Livid Land de 1987, e os utilizou no volume Harry Potter e o Cálice de Fogo. Além disso, a ação sustenta que, por vender os livros, a editora Bloomsbury também violou os direitos autorais do Sr. Jacobs.

O processo que o herdeiro do Sr. Jacobs arquivou no Supremo Tribunal da Inglaterra apresenta algumas semelhanças entre os dois livros, incluindo que ambos descrevem um garoto bruxo como personagem principal, que entra em um concurso e eventualmente vence, e que ambos incluem uma cena específica na qual o bruxo descobre em um banheiro, com ajuda de pistas dadas por ajudantes (à lá Murta-Que-Geme, Cedrico Diggory, também conhecido por Edward Cullen), como salvar pessoas mantidas reféns por meio-humanos, criaturas semi-fantásticas (os sereianos em Cálice de Fogo. A ação também lista outras semelhanças mais genéricas, incluindo a idéia de bruxos viajarem em trens.

Então, por que o Sr. Jacobs não pediu este processo antes? Embora “As Aventuras de Willy, o Bruxo” fossem publicadas por Bachman and Turner em 1987, o Sr. Jacobs perdeu quase todo o seu dinheiro em um mercado acionário falido e morreu, pobre, em um hospital londrino em 1997. De acordo com o ganhador de sua herança, Paul Allen:

“Adrian Jacobs não viveu o suficiente para ver o enorme sucesso dos livros e filmes de Harry Potter. Se tivesse, ele teria procurado o reconhecimento apropriado de sua contribuição a essa história bem sucedida. Ele não pode lutar essa batalha pessoalmente, então o seu herdeiro está trazendo esta ação para assegurar que a sua voz seja ouvida. A ação, se for aprovada, vai garantir os direitos dos autores em todos os lugares, mesmo postumamente.”

Poucos meses atrás, eu ponderei a delicada questão de plágio em “The plagiarism paradox and 10 famous authors accused of plagiarism” (O paradoxo do plágio e 10 autores famosos acusados de plágio). Como você deve recordar, a Sra. Rowling e todo o fanatismo Harry Potter tem sido alvo de processos plágio antes, embora tenha enfraquecido desde que se revelou que o réu tinha um pouco de evidência – fabricando bolos. E, no entanto, há outros livros – mais contundentemente “O Segredo da Plataforma 13″ de Eva Ibbotson – que estou convencido de que a Sra. Rowling DEVE ter lido e sido influenciada por ele quando estava escrevendo a série Harry Potter. Estou chamando-a de plagiadora? De forma nenhuma. Como a Sra. Ibbotson disse quando perguntada se ela sentia que a Sra. Rowling havia plagiado seu trabalho,

“Acho que todos nós, como escritores, tomamos emprestado uns dos outros.”

Mas onde está o limite entre “influenciado por” e “vergonhosamente roubado”? E como os autores, que estão escrevendo cada vez mais em um mundo no qual praticamente não existem idéias não abordadas, nenhum literário pedra sobre pedra, nenhuma angústia ou felicidade ou pensamentos secretos não expostos, piscando, na dura luz da página, podem supostamente estar certos de que seus pensamentos não já foram escritos por outro autor que vai, um dia, encontrá-los e atingi-los com um processo de plágio?

| Voltar |
Categorias: JK Rowling, Outras notícias
Nota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5 (5 votos, média: 5.00 de 5)
Loading ... Loading ...




Comentários
Ao postar, não use xingamentos e palavrões.

Salem | Monday, 15 de June de 2009

Que ela é plagiadora isso eu sei a muito tempo… só não sei porque o povo não processou antes,,,


potter | Monday, 15 de June de 2009

Será que a JK plagiou o cara?


Marininha Potter | Monday, 15 de June de 2009

Meldels, será que a JK faria isso?! Mas também, pensem, CdF foi lançado há anos! Porque fazer toda essa polêmica só AGORA?


Thiago | Monday, 15 de June de 2009

Sinceramente nada nesse mundo se cria, tudo se copia, é óbvio que ela teve ideias em várias obras, filmes, musicais, livros para escrever Harry Potter. Até esse Adrian deve ter tido a ideia de outra obra. kkkkkkkkkkk


KwNath | Monday, 15 de June de 2009

Com a grana que a JK tem, ela pode pagar uma indenização se o plágio for considerado verdadeiro, mas, sinceramente, concordo cm o Thiago, nada mais nesse mundo é totalmente original. Tudo acaba sendo meio cópia de alguma outra coisa, livros, músicas, filmes, pinturas, então..por que toda essa polêmica?


victor:) | Monday, 15 de June de 2009

aposto que esse ‘herdeiro’ esta sem dinheiro e esta aproveitando a oportunidade de tentar arrancar dinheiro da Jo.._.’

E acho ridiculo isso de ficarem ligarndo o Cedric com o Edward! :evil:


Luiza; | Monday, 15 de June de 2009

Lá vamos nós de novo..


Paty M. | Monday, 15 de June de 2009

Esse é o suposto plágio número…? :roll: são tantos, o engraçado é que ninguém consegue provar, o mais estranho é que eles só apareceram depois que Jo ficou rica e famosa. 8)

Não estou dizendo que ela é uma santa (apesar de não achar que ela precise disso) mas certas ideias são tão genéricas, como alguém que colocou um bruxo em seu livro pode ser acusado de plágio? existem tantos, eu já passei por uma experiência de pensar uma coisa, uma ideia, e vê-la realizada por outra pessoa, duas pessoas podem ter ideias parecidas sim, e em casos grandes, alguma delas vai ser acusada de plágio.

Se for provado que J.K. usou esse material, tenho certeza que ela tem muito dinheiro para pagar e isso não mudará em nada o fato de que HP é muito bem escrito, influenciado por muitas coisas sim mas nunca um plágio.

Agora esse estilo “herdeiro honrado” não me convence, para mim é mais um interesseiro, aparecem aos montes, os parentes de Tolkien ganham tanto em cima de suas obras….
Quero mesmo é ver ele provar. ;)

O Salem, só aparece nessas horas, interessante… :roll:


Mahh | Monday, 15 de June de 2009

ahh, esse “herdeiro” no minimo ta desempregado e não conseguiu pensar em outra coisa se não querer arranjar um dinheiro facil. que povo cansativo!
kasopaksopaopskoskapksaopksk


Mahh | Monday, 15 de June de 2009

e o que o tal do Cullen tem a ver com a historia também? as pessoas tem que enfiar esse povo de twilight em tudo que é lugar também ¬¬


*Luci* | Monday, 15 de June de 2009

Gostei dessa Sra. Ibbotson :D
“Acho que todos nós, como escritores, tomamos emprestado uns dos outros.”

Ah, mas é sempre assim, desde o começo dos tempos. Toda idéia pode ser remodelada, adaptada, colocada em outro contexto….imagina se cada ser que colocou “bruxo” em seus respectivos livrinhos acusa-se a JK de plagiadora?
O “cerne” da idéia pode ser o mesmo, inclusive da mesma fonte…a diferença é que a JK fez dar certo e ele não 8)

E, além disso, são detalhes meio desconexos….se fosse uma reescritura descarada…


Matheus R. | Monday, 15 de June de 2009

Paty M. [2]

O Salem, só aparece nessas horas, interessante… [2] No Pipoca Combo é a mesma coisa. Só aparece quando é pra falar mal de HP ou quando falam mal de Nárnia.


Rildo | Monday, 15 de June de 2009

Aff, mas é claro que a J. K. não plagiou, ela é um gênio e eu confio nela… Só que o povo que está acusando tá com inveja porque ela está famosa e a obra dela deu certo, só isso…


Paracelsus | Monday, 15 de June de 2009

Se ela ganhasse flores a cada vez que fosse processada por plágio.

Acho que só perderia em questão de processos pro Michael Jackson…


May | Monday, 15 de June de 2009

Todos os livros do mundo tem alguma semelhança! Se fosse assim, todos os autores processariam uns aos outros por aí!


Anonymous | Monday, 15 de June de 2009

aff que ridiculo concordo com muitas opinioes mas pra falar a verdade gostaria de acresentar que o mundo bruxo de harry potter criado por Jo se encaixa facilmente e diversas outras historias famosas (senhor dos aneis, o rei arthur etc..)isso nao quer dizer que ela tenha plagiado esses livros alias todos nós desde criança sabemos coisas de bruxos e bruxas pelo fato desses seres aparecerem em uma porçao de fabulas populares, sendo assim ninguem pode processar a Jo ou qualquer outro autor pelo fato de que nenhum desses escritores inventou os BRUXOS apenas adaptaram e caracterizaram como queriam e como já forá dito, pessoas tem ideias parecidas e influenciadas a partir das experiencias vividas de cada autor e autora.
OBS: se alguem for parente dos irmaos Grimm essa pessoa vai ficar bilhonaria podendo processar desde a Jo até o Walt Disney e Shakespeare


Archie | Monday, 15 de June de 2009

Outro que quer dinheisro às custas dela. Absurdo, depois vou ler ¬¬


Flávio Jr. | Monday, 15 de June de 2009

Concordo INTEIRAMENTE com Paty! (assustado 8O)

E, gente, esse vai ser que nem aqueles outros “supostos” plágios que no fim das contas não é plágio nenhum? ‘¬¬ Povo querendo fazer sucesso em cima do sucesso dos outros é muito, muito triste.

Quero ver provar! [2]


Jéssica | Monday, 15 de June de 2009

Plágio não, inspiração!É o que eu acho.
Para mim esse povo quer mais é arrancar dinheiro dela, até eu queria!
Já q virou moda…deixa eu seguir a tendência:
Vou processá-la pq o segundo nome do meu pai é Jorge. Ela plagiou pq um dos irmãos do Rony tem esse nome!

rs


Lilian T. | Tuesday, 16 de June de 2009

Paty M. [3]
Anônimo [2]

Como disse a Sra. Ibbotson : “Acho que todos nós, como escritores, tomamos emprestado uns dos outros.” :D

E é isso aí, plagio mesmo só aparece qdo um “hedeiro Honrado” para arrancar dinheiro… digo, “exigir seu direitos”. É claro, só aparece depois q o autor ficou rico… qta coincidência. :?

O Salem só aparece quando é pra falar mal de HP ou quando falam mal de Nárnia. :roll: rsrsrs


Mik | Tuesday, 16 de June de 2009

Só eu que nunca tinha visto esse Salem antes? :roll:

E é, né, curioso o herdeiro vir cobrar satisfações quase 10 anos depois da publicação do livro! Porque assim que o livro saiu em 2000 ele já não foi atrás dos supostos direitos dele?

E queria ver se fosse a JK que caísse matando em cima dos milhares de plágios de HP que surgiram só nessa década… :?


Paty M. | Tuesday, 16 de June de 2009

Ah, a família dele estava sem nada, o pai não morreu um grande escritor por conta de sua obra então só agora ele teve tempo para “exigir seus direitos”, como disse a Lílian.

“E queria ver se fosse a JK que caísse matando em cima dos milhares de plágios de HP que surgiram só nessa década… :? ” [2]
> Pois é…Eragon, por exemplo, alguém já processou o cara por plágio ?, por que ali sim, quase tudo tem “influência descarada” de alguma outra série famosa rsrs

Ah, Mik, você deve ter esbarrado com o Salem por aqui sim, ele sempre aparece para dizer como os fãs de HP são burros, iludidos, como a Jo é uma péssima autora, como Nárnia é melhor que tudo no mundo, como a Feiticeira Branca é muito mais aterrorizante que o Voldemort e por aí vai…
Está todo mundo acostumado já, pelo que vejo. :D


Krys | Tuesday, 16 de June de 2009

Eu concordo com o pessoal. Nenhum autor inventou os bruxos, então não podemos dar como plágio de ninguém.

Ideias parecidas acontecem o tempo todo.

Exemplo: Na escola da minha irmã houve um concurso pra escolha de um nome para um jornal. Um garoto da turma dela ganhou. O nome que ele escolheu foi o mesmo que uma professora também escolheu, mas era um nome bem criativo, não muito óbvio.

Foi pura coincidencia.

Comigo já aconteceu também.

Anos atrás (muitos anos) eu gostava de criar histórias, numas delas, havia um trem que passava “do nada” numa rua e nesse trem embarcavam algumas crianças. O trem passava de noite e ninguem, a não ser as crianças o viam. O trem era um pouco incomum, com uma decoração não tradicional.

Uns 2 ou 3 anos depois surgiu um filme chamado: “O expresso Polar”. No qual havia um trem que passava numa rua, no meio das cidades, pegava algumas crianças e ia para o Polo Norte. Ninguem a não ser as crianças via o trem.

Não teve como eu não relacionar com a minha história.

Nessa minha história (a mesma que a do trem) tinha um navio (tipo um navio pirata). Ele levava as crianças para uma viagem fantástica. E o navio voava.

Mais ou menos na mesma época que saiu o filme do Expresso Polar, surgiu um filme chamado: Planeta do Tesouro (que foi baseado no livro: Ilha do Tesouro, livro qual eu não tinha lido naquela época).

Nesse filme o navio voava e levava a tripulação para uma viagem fantástica pelo universo.

Nem tem como eu não lembrar da minha história, afinal navios que voam e trem fantásticos em meio as ruas, não é algo que vemos tado o dia.

Mas não houve plágio, pq eu simplismente nunca publiquei essa história, foi uma coincidencia.

Essa não foi a primeira vez que isso aconteceu.

O cara deve estar numa pior e quer tirar dinheiro da JK.

*Com licença que eu acho que vou processar a Disney e a Warner por plagiar a minha história*
hehehehehehehe


Luan | Tuesday, 16 de June de 2009

Há gente que faz de tudo.


Tiago D. M. de Almeida | Friday, 31 de July de 2009

Eu também nunca vi esse tal de Salem! :roll:
E tem mais: escreva “EU” quem é que já ouviu falar deste tal livro “As Aventuras de Willy, o Bruxo: No. 1 Terreno Lívido”.
E mais uma coisa: Willy é um nome meio rídiculo para um bruxo


Tiago D. M. de Almeida | Friday, 31 de July de 2009

E tem mais: antes de eu conhecer Harry Potter, eu já tinha inventado um bruxo que ia para uma escola de magia e enfrentava um vilão bruxo malvado!

Como eu ia saber? Eu nem conhecia a maravilhosa saga HP! Dai-me força!


Tiago D. M. de Almeida | Friday, 31 de July de 2009

Rápido! Quem ler isto rápido coloquem no canal People + Arts! Tá falando sobre a J.K!


Tiago D. M. de Almeida | Friday, 31 de July de 2009

Em qual site o Salem escreve?


Tiago D. M. de Almeida | Friday, 31 de July de 2009

Lembrei de mais uma coisa:
Em 2008 escrevi uma história em vários capítulo onde 22 participantes se inscreviam em um Reality Show para competir no programa “Acampamento Desafiador”.

Este ano mesmo, surgiu aqui no Brasil o desenho “Ilha dos Desafios”, que é muito parecido!

Se funcionasse assim, vou agora mesmo processar o Cartoon Network! :roll:

Me poupe!


Anonymous | Friday, 19 de February de 2010

Pouco me importa se o autor da notícia é fã de crepusculo, mas por favor não ligue Edward Cullen com Cedric Diggory de novo. Até por que a notícia é relativa aos livros e não aos filmes e swe fosse assim deviam colcoar que o Harry potter também é conhecido como David Copperfield.

Sobre a cusação de plágio eles deviam se processar entre si então. A escritora do Larry Potter and His Best Friend Lilly devia processar o neil gaiman também já que o garoto dos livros da magai se parece com o persoangem dela. E o próprio neil gaiman já disse que a JK Rowling nem deve ter lido os livros da magia.



Nome:
(opcional)
E-mail:
(opcional)
Website:
(opcional)
Mensagem:
Add Avatar?
   
 
 

Ainda não sabemos quando o parque temático será lançado, mas há rumores de que seja entre maio e junho de 2010. Quando você acha melhor que façamos a nossa viagem?






Loading ... Loading ...
 
Resultados Anteriores
 
 
HP Topsite
Ish Brasil English Ish
Aliança:
Parceiros:
 
 
Doe para a ABEM
Servidor:
5% – Data limite: 10/08
Saiba como Ajudar!


 
 
 
Powered by WordPress